filmeu

Disciplina Treino Personalizado (Opção I - ramo Exercício e Bem Estar)

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular opção Treino Personalizado pretende dar continuidade a um conjunto de Unidades Curriculares que visam dotar os alunos de ferramentas próprias para a prática profissional futura. O conhecimento teórico-prático inerente a esta Unidade Curricular permitirá aos alunos, em contexto profissional futuro prescrever programas de treino para indivíduos aparentemente saudáveis, populações especiais e fases especiais da vida em contexto  de  sala de exercício e estúdio, assim como no meio exterior.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Analise das tendências de mercado 
    2. Enquadramento do Treino Personalizado no Fitness
      1. Modelos de negócios
    3. Metodologia do treino    
      1. Aplicação do conceitos integrados no desenvolvimento das capacidades físicas

      2. Aplicação dos conceitos de treino linear e 3D

    4. Metodologia do Treino Cardiorrespiratório  

    5. Metodologia do Treino de Resistência Manual

    6. Metodologia do Treino Sistémico do Toque
    7. Planeamento e prescrição do Treino Personalizado no contexto de indoor e outdoor
    8. Equipamentos Treino Funcional
    9. Metodologia dos diferentes equipamentos aplicados no treino personalizado 
    10. Capacidades de Liderança
    11. CLASS R
    12. Processo de venda
      1. Identificação das varias etapas do processo 
    13. Coaching
    14. PNL
    15. DISC
     
  • Objetivos

    Objetivos

    - O aluno deverá descrever e relacionar os diferentes tipos de exercícios aplicados de acordo 

    com o respetivo objetivo e a população em causa.

    - O aluno deverá ser capaz de realizar prescrição do treino, dentro de um continuum

    integrado, visando o desenvolvimento todas capacidades físicas

    - O aluno deverá ser capaz de adotar as progressões em integração mais adequadas ao

    contexto.

    - O aluno deverá ser capaz de adotar um espírito critico sobre as novas tendências e valida-

    las com base em critérios científicos.

    - O aluno deverá dominar o processo de comunicação e de liderança inerente a um 

    profissional de excelência 

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    São aplicadas metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem, nomeadamente o estudo-caso e a compomentente horizontal de aprendizagem com o estágio

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ACSM (2022). Guidelines for exercise testing and prescription (11th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.

    ACSM (2014). Resource manual for guidelines for exercise testing and prescription (7th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.

    Clark, M., Lucett, S., McGill, E., Montel, I., Sutton, B. (2018) NASM Essentials of Personal Fitness Training (6th Edition).Chandler. Jones & Bartlett Learning. Burlington

    Clark, M., Lucett, S., Sutton, B. (2014) NASM Essentials of Corrective Exercise Training (1st Edition Revised).Chandler. Jones & Bartlett Learning. Burlington.

    Leal,L, Martinez,D., Sieso,E., (2012) Fundamentos de la Mecanánica del Ejercicio. Barcelona. Resistance Institute

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios