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Disciplina Bioquímica

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Bioquímica tem como objetivo definir o conceito de reação bioquímica, apresentar aos alunos os diferentes atores da Bioquímica, água e biomoléculas, e introduzir as grandes funções bioquímicas como o funcionamento das enzimas, a bioenergética, a informação biológica, adequando os conceitos à atividade física e exercício.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução. (I.1. Objetivos. I.2. A célula).   A água. (II.1. Propriedades. II.2. Ácidos, bases e tampões. III.3. Hidratação e Desidratação. III.4. Equilíbrio hidro-electrolitico).     Sistema Endócrino (III.1. Componentes. III.2. Hormonas. III.3. Linhas de ação).   Proteínas. (IV.1. Aminoácidos. IV.2. Ligação peptídica. IV.3. Estrutura proteínas. IV.4. Centros catalíticos e de regulação. IV.5.Enzimas.). Lípidos. (V.1. Definição. V.2. Constituintes. V.3. Função. V.4. Fosfolípidos e membranas biológicas.) VI. Glícidos. (VI.1. Definição. VI.2.Classificação). DNA e RNA. (VII.1. Ácidos nucleicos. VII.2. Replicação. VII.3. Transcrição. VII.4. Tradução).   Metabolismo aeróbio. (VIII.1. Visão geral. VIII.2. A glicólise. VIII.3. Glicogenogénese, glicogenólise e gluconeogénese. VIII.4. O ciclo do ácido cítrico. VIII.5. A fosforilação oxidativa).   Outras noções importantes sobre o metabolismo. (IX.1. Metabolismo dos lípidos. IX.2. Metabolismo dos aminoácidos.)
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreensão e identificação dos conceitos implicados na organização estrutural e funcional da celula animal.   Identificar, diferenciar e relacionar os componentes da vida, nomeadamente ao nível da água e das biomoléculas e seus componentes (glúcidos, lipídios, proteínas, e ácidos nucleicos, assim como os seus componentes enzimáticos ehormonais).   Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de obtenção energética ao nível corporal, mais especificamente ao nivel muscular, no que se refere ao metabolismo aeróbio e anaeróbio   Interpretação e escolha das possíveis vias metabólicas associadas a cada tipo de metabolismo (aeróbio e anaeróbio) aplicadas em contexto desportivo, dominando quer as vias catabólicas quer as vias anabólicas do metabolismo energético. Transmissão e aplicação dos conceitos teóricos a realidades praticas (transferência de conhecimento para as UC de Fisiologia eNutrição do Exercicio)    
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aproveitamento final:  Avaliação continua compreende 3 momentos de avaliação: 1-  2 mini testes com questões de reflexão – 40% 2- Frequência englobando toda a matéria– 40% 3- Apresentação de Trabalho-20% Avaliação contínua: média ponderada igual ou superior a 9,5 valores; nota mínima em momentos de avaliação 9,5 valores, possibilidade de recuperação para 9,5 valores em momentos com nota inferior a 9,5 valores e média ponderada de 9,5 valores. No caso de momentos de avaliação em aula, com excepção de testes formais de avaliação, poderá existir a possibilidade de uma média, de vários momentos, de 9,5 valores (por exemplo questões aula; fichas de aula; pequenas tarefas de avaliação; ...) A ausência em algum dos momentos de avaliação deverá ser justificada oficialmente, via secretaria virtual e email enviado aos docentes da UC, até cinco dias úteis após a ocorrência (DESPACHO REITORAL Nº 24/2023).  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Laires, M.J. (2008). Bioquímica, Faculdade de Motricidade Humana
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