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Disciplina Psicofisiologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Psicofisiologia é a ciência que estuda as estruturas biológicas que regulam o comportamento. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área proporcionam bases para a intervenção do profissional de Educação Física, Treino Desportivo ou Exercício e Bem-Estar, especificamente ao nível da compreensão e modificação do comportamento motor.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A complexidade dos movimentos Introdução às abordagens cognitiva e dinâmica da aprendizagem motora Tónus muscular e actividade postural Receptores Aparelho vestibular e outros proprioceptores Locomoção Introdução à aprendizagem motora baseada nos constrangimentos O modelo de Schmidt Controlo motor e aprendizagem motora com base na informação de retorno Cerebelo e Núcleos Cinzentos da Base Os conselheiros do movimento Movimentos mono-articulares Movimentos multi-articulares A visão Aplicação da aprendizagem motora baseada nos constrangimentos
  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno conhece os elementos base na neuroanatomia associada ao comportamento motor;  O aluno conhece as principais teorias de funcionamento do sistema motor associadas ao comportamento motor; O aluno adquire a capacidade e competência de apresentação e discussão da neuroanatomia base e teorias de funcionamento associadas ao comportamento motor.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    In continuous evaluation, theoretical and theoretical-practice classes (where the experience learning will be applied, with the placement of problems and group work) and the b-learning system will be used, where materials of support for each of the classes (slides and supporting texts), as well as a discussion forum. The supporting materials include peer-reviewed papers and new dissemination materials such as microblogging and TED talks
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Latash, M. (2009). Neurophysiological Basis of Movement (2nd Edition). Champaign, IL: Human Kinetics Kandel, E., Schwartz, J., Jessel, T., Siegelbaum, S., Hudspeth, A. (2013). Principles of Neural Science (5th Ed.). New York: McGraw-Hill Schmidt, R.A., & Wrisberg, C.A. (2008). Motor Learning and Performance (4th Edition). Champaign, IL:Human Kinetics Materiais de apoio disponibilizados no moodle (slides e textos da sebenta)
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Frequência

    12.ª Semana 60%

    Trabalho de Grupo - 1ª apresentação

    6.ª e 7.ª Semanas  

    Trabalho de Grupo - 2ª apresentação

    13.ª e 14.ª Semanas

    40% (33% da primeira + 66% da final )

    A classificação final é apurada por:

    0.60x Frequência+0.40x Apresentações. Todos os momentos de avaliação terão de ser iguais ou superiores a 9,5 valores. Haverá a possibilidade de fazer a recuperação, para 9,5 valores, em momentos com nota inferior a 9,5 valores mas com média ponderada de 9,5 valores.

    Nas apresentações, a nota será calculada com 33% da primeira + 66 % da final.

     

    Recomendações para a elaboração dos trabalhos de grupo: Psicofisiologia, 2025-2026

    (Este documento deve ser complementado com as informações disponibilizadas na aula de apresentação e na ficha de unidade curricular) 

    Quantos trabalhos de grupo tenho de fazer? 

    Cada grupo realiza 1 trabalho de grupo apresentado em 2 etapas. 

    Quantos elementos devem compor o grupo? 

    Depende da dimensão da turma. Precisamos de 6 grupos, caso a turma seja grande os grupos terão mais elementos, caso seja pequena os grupos terão menos elementos. Dito isto, tipicamente os grupos têm 3-4 elementos. 

    Quais são as características do trabalho?  

    Os professores prepararam 3 perguntas sobre temas da psicofisiologia aplicada à nossa área. Os grupos escolhem uma dessas perguntas elaborando o trabalho para a responder. 

    Os professores disponibilizam 1 artigo científico e 1 outra fonte de informação (e.g., podcast, youtube...) sobre cada uma das perguntas. Os alunos devem apoiar-se inicialmente nestes apoios e encontrar outros artigos e outras fontes de informação para dar resposta às perguntas. 

    As aulas práticas terão, na sua maioria, tempo dedicado à preparação dos trabalhos. É, assim, fundamental que os grupos vão desenvolvendo o trabalho ao longo do semestre, colocando as suas dúvidas aos professores nesses momentos das aulas. 

    Como é que os trabalhos são avaliados? 

    O trabalho é apresentado em 2 momentos, de forma que os comentários da primeira apresentação sejam integrados na versão final. A classificação da primeira apresentação vale 33.33%; a apresentação final vale 66.66% da classificação do trabalho sobre o tema proposto. As notas individuais podem ser diferentes dentro do mesmo grupo, de acordo com o processo de construção do trabalho e a qualidade da apresentação. 

    A avaliação centra-se em três factores: 

    1. Ligação à matéria  

    1. Ligação à prática 

    1. Ligação à ciência 

    Os seguintes critérios são aplicados durante a classificação dos trabalhos: 

    • Objectivo mínimo - trabalharem para além do que lhes damos mais 1 artigo científico e mais 1 outra fonte de informação (texto da aula, TEDs, youtube...) - nota máxima 12 valores 

    • Objectivo intermédio - + 2 artigos e 2 outras fontes de informação - nota máxima 15 valores  

    • Objectivo avançado - pelo menos + 3 artigos e 3 fontes de informação - nota máxima 20 valores   

    Qual o formato das apresentações?  

    A primeira apresentação tem a duração de 20 minutos (é obrigatório todos os elementos do grupo apresentarem uma parte do trabalho). A apresentação final também tem a duração de 20 minutos (é obrigatório todos os elementos do grupo apresentarem uma parte do trabalho).  

    A apresentação final terá de ser colocada no moodle, para que os professores possam aceder à mesma e a avaliação possa ser concluída. De uma forma resumida, as apresentações deverão centrar-se nos seguintes aspectos: 

    • Pertine¿ncia 

    • Conceitos chave (quais sa¿o as varia¿veis da vossa pergunta?)  

    • Ha¿ alguma teoria que relacione estes conceitos? 

    • Como se tem estudado este problema (instrumentos?, amostra?...) 

    • Sumário de evidências  

    • Aplicações práticas 

    # Materiais de apoio para os Temas 

     

    ## EBE 

    ### O factor “feel-good” do exercício. Quais os factores psicofisiológicos que explicam este fenómeno? 

    Artigo base  

    Saanijoki, T., Tuominen, L., Tuulari, J. J., Nummenmaa, L., Arponen, E., Kalliokoski, K., & Hirvonen, J. (2018). Opioid Release after High-Intensity Interval Training in Healthy Human Subjects. Neuropsychopharmacology, 43(2), 246–254. https://doi.org/10.1038/npp.2017.148 

     

    Outras fontes 

    http://www.brainfacts.org/thinking-sensing-and-behaving/diet-and-lifestyle/2018/runners-high-091018 

     

    ### Da incompetência consciente à competência subconsciente? Qual a explicação que a psicofisiologia avança para este fenómeno?  

    Artigo base  

    Bernardi, G., Ricciardi, E., Sani, L., Gaglianese, A., Papasogli, A., Ceccarelli, R., Franzoni, F., Galetta, F., Santoro, G., Goebel, R., & Pietrini, P. (2013). How skill expertise shapes the brain functional architecture: An fMRI study of visuo-spatial and motor processing in professional racing-car and naive drivers. PLoS ONE, 8(10), e77764. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0077764 

     

    Outras fontes 

    https://perceptionaction.com/313/ 

     

    ### Como é que o exercício pode tratar doenças neurodegenerativas? Qual a explicação psicofisiológica para o tratamento? 

    Artigo base (ver referência no final deste texto) 

    Morris, J. K., Vidoni, E. D., Johnson, D. K., Van Sciver, A., Mahnken, J. D., Honea, R. A., Wilkins, H. M., Brooks, W. M., Billinger, S. A., Swerdlow, R. H., & Burns, J. M. (2017). Aerobic exercise for Alzheimer’s disease: A randomized controlled pilot trial. PLOS ONE, 12(2), e0170547. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0170547 

     

    Outras fontes 

    https://www.pbrc.edu/news/video/?VideoID=113 

     

     

     

     

     

    # Materiais de apoio para os Temas 

     

    ## Treino 

     

    ### Da incompetência consciente à competência subconsciente? Qual a explicação que a psicofisiologia avança para este fenómeno?  

    Artigo base  

    Bernardi, G., Ricciardi, E., Sani, L., Gaglianese, A., Papasogli, A., Ceccarelli, R., Franzoni, F., Galetta, F., Santoro, G., Goebel, R., & Pietrini, P. (2013). How skill expertise shapes the brain functional architecture: An fMRI study of visuo-spatial and motor processing in professional racing-car and naive drivers. PLoS ONE, 8(10), e77764. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0077764 

     

    Outras fontes 

    https://perceptionaction.com/313/ 

     

    ### Qual o melhor feedback para melhorar o desempenho numa tarefa motora? Qual a explicação que a psicofisiologia apresenta para a definição do melhor feedback. 

     

    Artigo base (ver referência no final deste texto) 

    Rauter, G., Sigrist, R., Riener, R., & Wolf, P. (2015). Learning of Temporal and Spatial Movement Aspects: A Comparison of Four Types of Haptic Control and Concurrent Visual Feedback. IEEE Transactions on Haptics, 8(4), 421–433. https://doi.org/10.1109/TOH.2015.2431686 

     

    Outras fontes 

    https://perceptionaction.com/155-2/ 

     

    ### Qual a melhor abordagem para resolver um erro de execução? Qual a explicação que psicofisiologia apresenta para a definição da melhor abordagem. 

    Artigo base  

    Milanese, C., Cavedon, V., Corte, S., & Agostini, T. (2017). The effects of two different correction strategies on the snatch technique in weightlifting. Journal of Sports Sciences, 35(5), 476–483. https://doi.org/10.1080/02640414.2016.1172727 

     

    Outras fontes 

    https://perceptionaction.com/139-2/ 

     

     

     

     

    # Materiais de apoio para os Temas 

     

    ## EFD 

     

    ### Qual o melhor feedback para melhorar o desempenho numa tarefa motora? Qual a explicação que a psicofisiologia apresenta para a definição do melhor feedback. 

    Artigo base (ver referência no final deste texto) 

    Rauter, G., Sigrist, R., Riener, R., & Wolf, P. (2015). Learning of Temporal and Spatial Movement Aspects: A Comparison of Four Types of Haptic Control and Concurrent Visual Feedback. IEEE Transactions on Haptics, 8(4), 421–433. https://doi.org/10.1109/TOH.2015.2431686 

     

    Outras fontes 

    https://perceptionaction.com/155-2/ 

     

    ### Qual a melhor abordagem para resolver um erro de execução? Qual a explicação que psicofisiologia apresenta para a definição da melhor abordagem. 

    Artigo base 

    Milanese, C., Cavedon, V., Corte, S., & Agostini, T. (2017). The effects of two different correction strategies on the snatch technique in weightlifting. Journal of Sports Sciences, 35(5), 476–483. https://doi.org/10.1080/02640414.2016.1172727 

     

    Outras fontes https://perceptionaction.com/139-2/ 

     

    ### Da incompetência consciente à competência subconsciente? Qual a explicação que a psicofisiologia avança para este fenómeno?  

    Artigo base  

    Bernardi, G., Ricciardi, E., Sani, L., Gaglianese, A., Papasogli, A., Ceccarelli, R., Franzoni, F., Galetta, F., Santoro, G., Goebel, R., & Pietrini, P. (2013). How skill expertise shapes the brain functional architecture: An fMRI study of visuo-spatial and motor processing in professional racing-car and naive drivers. PLoS ONE, 8(10), e77764. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0077764 

     

    Outras fontes 

    https://perceptionaction.com/313/ 

     

     

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