-
Apresentação
Apresentação
A Direção Técnica e Desportiva de Modalidades e Clubes, e outras instituições e Associações, Federações Desportivas, pressupõe um domínio abrangente de matérias, cuja compilação e enquadramento não se encontram facilitados na bibliografia técnica, e menos ainda no domínio científico. Deseja-se, deste modo, suprir algumas das dificuldades referidas, através de uma abordagem sistematizada e integrada das matérias nucleares para o desempenho deste tipo de funções.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-2-21801
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Os conteúdos programáticos objetivam o conhecimento e domínio de matérias que permitem uma operacionalização competente de funções de direção técnica e desportiva. Assim, será importante distinguir as matérias em função da especificidade de cada modalidade desportiva a nível nacional, bem como o seu posicionamento em termos internacionais. Passa-se à apresentação dos conteúdos programáticos: Lei de Bases do Sistema Desportivo IPDJ e COP Federações; Associações e Clubes Missão Planos Estratégicos Organização funcional Infraestruturas Materiais O Diretor Técnico/Desportivo Em Clubes Em Associações Em Federações Operacionalização Definição de quadro técnico Planos de desenvolvimento Modelos de Preparação do Atleta a Longo Prazo Quadros Competitivos Gestão de Equipas Formação de Treinadores Regime de Alto Rendimento Organizações Desportivas Internacionais
-
Objetivos
Objetivos
O estudante adquire conhecimentos, no âmbito da sua modalidade, para: Elaborar Planos de Desenvolvimento (Técnicos e Desportivos); Criar um Modelo de Preparação do Atleta a Longo Prazo e respetivos Quadros Competitivos; Colaborar na elaboração do Plano Anual de Atividades; Definir a Equipa Técnica (Critérios); Definir Critérios de Seleção de Atletas; Organizar Cursos e Ações de Formação; Liderar Equipas (de Clubes ou Seleções Regionais e Nacionais).
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Chelladurai, P. (2014). Managing organizations for sport and physical activity: A systems perspective. Taylor & Francis. Arizona, USA. Filipe, M. J. (2010). Organizational Design of Portuguese National Sport Federations. Faculté des Sciences du Sport, Université de Poitiers, France. Sancho, J., Piqueres, J., & Manzano, M. (2002). La gestión deportiva: clubes y federaciones (Vol. 607). Inde Pub. Barcelona, Espanha. Slack, T., Byers, T., & Thurston, A. (Eds.). (2020). Understanding Sport Organizations: Applications for Sport Managers.Human Kinetics Publishers. Valentín, A. (2017). Dirección deportiva de un club de fútbol profesional. Fútbol de Libro. Espanha.
-
Avaliação
Avaliação
-
Avaliação contínua: média ponderada igual ou superior a 9,5 valores; nota mínima em momentos de avaliação 9,5 valores, possibilidade de recuperação para 9,5 valores em momentos com nota inferior a 9,5 valores e média ponderada de 9,5 valores. No caso de momentos de avaliação em aula, com excepção de testes formais de avaliação, poderá existir a possibilidade de uma média, de vários momentos, de 9,5 valores (por exemplo questões aula; fichas de aula; pequenas tarefas de avaliação; ...)
Avaliação exame: nota mínima de acesso a oral, obrigatória, de 9,5 valores
Todas as informações gerais, normas e critérios para a realização dos trabalhos; referências bibliográficas, websites úteis; e indicações para a realização das avaliações serão disponibilizados no Moodle.
- AS REAPRECIAÇÕES DO CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS MÍNIMOS SERÃO REALIZADAS DE MODO INDIVIDUAL, EM FUNÇÃO DO PROCESSO DE CADA ESTUDANTE.
Descrição
Data limite
Ponderação
Uma Frequência
Fevereiro 2026
40%
UM Trabalho Grupo: Entrevista DT/DD - Apresentação e discussão.
11 Fevereiro a 20 Maio
30%
UM Trabalho Indívidual: Projeto de uma modalidade (ou clube) no âmbito da Direção Técnica ou Desportiva:
- Resumo do projeto realizado em aula – Em forma de escrita
- Entrega do Trabalho Indivísual - Papel
20 Maio 2026
28 Maio 2026
15%
15%
Recomendações para a elaboração do trabalho individual:
- Pré-Projecto:
- Definição da instituição
- Cargo a desempenhar
- Objetivos
- Medidas a implementar
- Bibliografia
- Projeto (Trabalho final)
- Concretização do Pré-projecto
Recomendações para a elaboração do trabalho de grupo:
- OBJETIVO: Conhecimento de um quadro operacional, no âmbito da DTD.
- Meio de recolha: Entrevista.
- Grupos de 2 elementos, em caso de nº ímpar de estudantes na turma, o trabalho será individual.
- Cada trabalho deverá ser ANTECIPADAMENTE dado a conhecer ao docente.
- Todas as entrevistas/trabalho deverão ser submetido no Moodle, PowerPoint (pdf), no dia a combinar com o professor, todos os grupos entregam na mesma data, a ordem das apresentações será sorteada.
- O não cumprimento do ponto anterior inviabiliza a apresentação do trabalho,
- A apresentação terá a duração máxima de 15 minutos - A apresentação será realizada com o apoio audiovisual escolhido pelos alunos, em função dos meios existentes. A anteceder o início da apresentação será sorteado o elemento do grupo que apresentará o trabalho, ficando o outro responsável pelo debate.
- A classificação de cada trabalho será realizada do seguinte modo: 50% para produção + 50% para apresentação e debate.
- O debate terá a duração de 15 min e será realizado com a turma e o professor.
-
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




