-
Apresentação
Apresentação
Conhecimento teórico relativo ao domínio técnico-tático desta modalidade. Preparação de profissionais na área da Educação Física e Desporto Escolar potenciando a capacidade de planear, executar, avaliar e ajustar a sua intervenção à área profissional de especialização, aplicando procedimentos e tarefas em contexto real.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 12
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-2-22503
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conhecimento das técnicas básicas apropriadas para jogadores jovens Capacidade para trocar bolas com o jovem jogador, de demonstrar as técnicas básicas e de fornecer apropriadamente bolas Conhecimento e demonstração das táticas básicas apropriadas para jogadores jovens Compreender como os jovens aprendem, conduzir uma sessão de treino, utilizar os estilos de ensino básicos e materiais de ajuda Utilização correta das demostrações e progressões de ensino Etapas do jogo adaptado (Play and Stay: vermelho, verde e laranja) Planear, organizar e conduzir uma unidade didática de ténis, sessão de treino ou competições, em ambiente de segurança para jovens jogadores Conhecimento da história, regras e regulamentos do ténis e do desporto escolar Conhecimento das capacidades motoras básicas e a sua relação com os jovens jogadores Técnicas motivacionais, ¿Feedback¿ positivo, desafio ótimo e desempenho versus resultado
-
Objetivos
Objetivos
Dominar os elementos técnicos e táticos do jogo Desenvolver conhecimentos e competências metodológicas relacionadas com o ensino da modalidade em contexto de iniciação e escolar Conhecer a história e as regras da modalidade, sua organização e desenvolvimento no panorama nacional, bem como os principais sistemas de competição Preparar profissionais com competências na elaboração, implementação, desenvolvimento e avaliação de projectos de Desporto Escolar
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de meios tecnológicos como o Vert, Gps, Kinovia e Telemóvel.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Coutinho, C (2016). Inside Out ¿ Análise técnica da base ao topo. César Coutinho Tennis. Goppel, J., & DiNubile, N. (2009). Tennis: For the health of it! The Physician and Sportsmedicine, 2(37), 40-50. ITF (2002). Coaches Manual. International Tennis Federation. ITF, London. Píffero, C., Valentini, N. (2010). Habilidades especializadas do tênis: um estudo de intervenção na iniciação esportiva com crianças escolares. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, S. Paulo, 42(2), 149-163. Pluim, B. (2007). Health benefits of Tennis. ITF Coaching & Sport Science Review, 42, 9. Pluim, B., Staal, J.B., Marks, B., Miller, S. & Miley, D. (2007). Health Benefits of Tennis. British Journal of Sports Medecine, 41,(11), 760-768. Turner, M.S., Pluim, B. (2007). Anyone for Tennis? British Journal of Sports Medicine, 41, 701-702. Unierzsky, P. & Crespo, M. (2007). Review of modern teaching methods for Tennis. Revista Internacional de Ciencias del Deporte. 7(3), 1-10.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não