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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Educação Física e Desportiva nas Crianças , visa reforçar a formação dos futuros licenciados de Educação Física e Desporto e profissionais de Exercício, no contato e trabalho a desenvolver com os mais jovens, perspetivando abordagens desde os três aos dez anos de idade (pré-escolar e 1º ciclo, ou escalões de formação geral desportiva).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT495-2-23579
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Desenvolvimento na fase da infância
- Desenvolvimento, maturação, crescimento e aprendizagem
- Dimensões de análise do desenvolvimento humano
- Caraterização geral da fase da infância do desenvolvimento humano
- A pirâmide do desenvolvimento motor com foco na fase da infância
- Períodos sensíveis e períodos críticos do desenvolvimento
- Aquisição Motora,
- Aprendizagem e performance e memória
- Aquisição, retenção e transfer
- Curvas de aprendizagem
- Variabilidade vs. Estabilidade da prática
- Pedagogia das atividades físicas e desportivas para a infância
- Objetivos da iniciação desportiva
- Padrões motores básicos (ABC motor)
- Fatores que facilitam a aprendizagem físico-motora e a motivação para aprender ¿
- Estilos de ensino
- Estratégias e jogos de iniciação desportiva
- a importância do jogar e brincar
- Exemplos de sessões práticas
- Simulação de sessões práticas ( simulation-based learning )
- Desenvolvimento na fase da infância
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Objetivos
Objetivos
Diferenciar do trabalho com adultos e adolescentes, em relação às idades e fases alvo, destacando o caráter lúdico e formativo nestas idades; Apresentar, analisar e discutir, planos de: exercícios e sessões de atividade física e, ou desportiva; Implementar as atividades, primeiramente junto dos pares e, posteriormente se possível, junto dos alvos da formação, seguido de balanço, análise e discussão do trabalho realizado; Adequar o trabalho a desenvolver às caraterísticas dos praticantes e suas fases de desenvolvimento.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Toda a UC está suportada na utilização de metodologias inovadoras, com aulas teóricas baseadas em pedagogias Scaffolding e com o aluno como agente ativo na procura do seu conhecimento, aulas práticas no contexto real de trabalho com tutoria de professores especializados e aulas teórico-práticas de auto e hétero avaliação, com suporte a video das práticas quando necessário, para acrescentar uma noção de autorregulação ao processo. No segundo momento de avaliação mais individual, seguimos uma metodologia de conferência científica, com apresentação e defesa de posters. Processos de avaliação baseados em rubricas de avaliação.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Balyi, I., Cardinal, C., Higgs, C., Norris, S., & Way, R. (2005). Long-term athlete development-Canadian Sport for life. Canadian Sport Centres.
Barreiros, J, Cordovil, R., Carvalheiro, S. (2007). Desenvolvimento Motor da Criança. Lisboa: Edições FMH.
Barreiros, J. (2016). Desenvolvimento motor e aprendizagem. INSTITUTO PORTUGUÊS DO DESPORTO E JUVENTUDE. Manual do Curso de Treinamentos de Desporto. Lisboa: IPDJ . 4368f80d-79f4-c807-5018-fd8e13375ea8 (ipdj.gov.pt).
Coelho, O. (2004). Pedagogia do desporto. INSTITUTO PORTUGUÊS DO DESPORTO E JUVENTUDE. Manual do Curso de Treinador de Desporto - Grau I. Lisboa: IPDJ . http://www.fpam.pt/docs/00/00/04/00000422.PDF.
Renshaw, I., Davids, K., Newcombe, D., & Roberts, W. (2019). The constraints-led approach: Principles for sports coaching and practice design . Routledge.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não