filmeu

Disciplina Atletismo (Modalidade de Opção I - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    O Atletismo é uma modalidade desportiva fundamental no processo da formação desportiva. O Atletismo diferencia-se como uma modalidade multidisciplinar, que desenvolve habilidades motoras básicas como o correr, lançar e saltar e desenvolve capacidades condicionais como a velocidade, força e resistência. Os conhecimentos, competências e aptidões adquiridas proporcionam bases para intervenção do profissional de Educação Física e do Treinador Desportivo.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Apresentação da Modalidade As diferentes disciplinas do Atletismo; Aspetos regulamentares das provas de Atletismo; Escalões etários; Quadros competitivos. Organização da carreira desportiva no Atletismo Princípios básicos da organização da carreira desportiva; Definição de conteúdos e objetivos da Etapa de Iniciação; Etapa de Aprendizagem; Etapa de Formação; Etapa de Especialização; Etapa de Rendimento. A Importância das Provas Combinadas nos Jovens Princípio da multilateralidade e os perigos da especialização precoce; Benefícios da formação multidisciplinar no Atletismo. Controlo e Avaliação do Treino com Jovens Definição das capacidades condicionais a avaliar; Construção de uma bateria de testes; Definição dos momentos de avaliação; Realização da bateria de testes. Planeamento do Treino com Jovens Caracterização e avaliação dos atletas; Definição de objetivos e estratégias; Planeamento anual do treino.
  • Objetivos

    Objetivos

    Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional fundamentada no conhecimento; Início da especialização no ensino e treino do Atletismo; Aplicação, em contexto real, dos procedimentos e tarefas inerentes ao desempenho das funções de especialistas em Atletismo; Pretende-se que o estudante adquira a competência de organizar, planear, executar e avaliar programas de treino adequados à realidade, aplicando criticamente e de modo integrado saberes da sua especialidade e conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinares.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Federação Portuguesa de Atletismo. (2012). Dossier do Professor - Os Fundamentos: correr, saltar, lançar. FPA. Lisboa. IAAF, Kids Athletics. (2000). Um evento em equipa para crianças. Proença, J. (1982). A Observação e Intervenção do Professor. Ludens, Vol. 7, n.º 1, Out./Dez. Real Federación Española de Atletismo. (2004). Jugando al atletismo. Pinto, P. (2011). Apontamentos da Cadeira de Atletismo. ULHT. Rius Sant, Joan. (2008). Metodología y Técnicas de Atletismo. Ed. Paidotribo.
  • Avaliação

    Avaliação

    Avaliação contínua: média ponderada igual ou superior a 9,5 valores; nota mínima em momentos de avaliação 9,5 valores, possibilidade de recuperação para 9,5 valores em momentos com nota inferior a 9,5 valores e média ponderada de 9,5 valores. No caso de momentos de avaliação em aula, com excepção de testes formais de avaliação, poderá existir a possibilidade de uma média, de vários momentos, de 9,5 valores (por exemplo questões aula; fichas de aula; pequenas tarefas de avaliação; ...)

    Avaliação contínua em UCs práticas (Atletismo): na componente prática nota mínima igual ou superior a 9,5 valores

    - Avaliação exame: nota mínima de acesso a oral, obrigatória, de 9,5 valores

    Todas as informações gerais, normas e critérios para a realização dos trabalhos; referências bibliográficas, websites úteis; e indicações para a realização das avaliações serão disponibilizados no Moodle.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria