-
Apresentação
Apresentação
Conhecimento histórico e organizativo desta modalidade. Aprendizagem da metodologia de ensino-aprendizagem e do treino no âmbito da Iniciação ao ténis, assim como de várias técnicas bases do ténis. Aquisição de conhecimento e competências sobre planeamento, organização, condução e avaliação de atividades competitivas para jovens jogadores.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 9
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-15874
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Aspetos históricos e antropológicos da modalidade. 2. Estrutura organizativa do ténis a nível nacional e internacional. 3. Aquisição e domínio de razoáveis níveis de execução segundo os modelos técnicos e táticos atuais, em situação de prática formal. 4. O Processo ensino-aprendizagem e aspetos didático-metodológicos.. 4.1 Etapas do jogo adaptado (Play and Stay: vermelho, verde e laranja) 4.2 Progressões de jogo 5. Planeamento do treino de jovens jogadores. 6. Organização do treino de jovens jogadores. 7. Condução do treino de jovens jogadores. 8. Avaliação do treino de jovens jogadores. 9. Organização competitiva para jovens jogadores
-
Objetivos
Objetivos
Conhecer a modalidade do ponto de vista histórico e organizativo, a nível nacional e internacional. Dominar a metodologia de ensino-aprendizagem e treino no âmbito da Iniciação ao ténis. Descrever e executar, em exercício individual, as várias técnicas base do ténis. Aquisição das competências e conhecimentos básicos para planear, organizar, conduzir e avaliar programas e sessões de treino para jovens jogadores.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de meios tecnológicos como o Vert, Gps, Kinovia e Telemóvel.Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Crespo, M.; Granitto, G.; Miley, D. (2005). Developing Young Tennis Players. ITF London.7. Crespo, M., & Reid, M. (2009). Coaching beginner and intermediate tennis players. London: The International Tennis Federation, ITF Ltd. ITF (2002). Coaches Manual. International Tennis Federation. ITF, London. Pluim, B., Staal, J.B., Marks, B., Miller, S. & Miley, D. (2007). Health Benefits of Tennis. British Journal of Sports Medecine, 41,(11), 760-768. Tennant, M. (2009). Play Tennis manual. ITF, London. Unierzsky, P. & Crespo, M. (2007). Review of modern teaching methods for Tennis. Revista Internacional de Ciencias del Deporte. 7(3), 1-10.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não