-
Apresentação
Apresentação
A opção futebol, no âmbito da Modalidade Opção II, pretende dotar os seus estudantes de competências essenciais para a:
1. Compreensão dos diferentes subsistemas em interação essenciais à interpretação da dinâmica organizativa do jogo;
2. Análise dos comportamentos das equipas de futebol nas suas diversas escalas de organização;
3. Prescrição e avaliação do processo de treino de futebol.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-15877
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Organização dinâmica do jogo:
1.1) Subsistema cultural
1.2) Subsistema estrutural
1.3) Subsistema metodológico
1.4) Subsistema relacional
1.5) Subsistema procedimental
1.6) Subsistema tático-estratégico
2. Observação e análise do jogo de Futebol
2.1) Concetualização do modelo de análise do jogo de Futebol
2.2) Descrição das variáveis e critérios de observação
3. O exercício de treino
3.1) Os exercícios específicos de preparação geral
3.1.1) Exercícios descontextualizados
3.1.2) Exercícios para a manutenção da posse da bola
3.1.3) Exercícios organizados em circuito
3.1.4) Exercícios lúdico-recreativos
3.2) Exercícios específicos de preparação
3.2.1) Exercícios para a concretização do objetivo do jogo
3.2.2) Exercícios metaespecializados
3.2.3) Exercícios padronizados
3.2.4) Exercícios para setores de jogo
3.2.5) Exercícios para as situações fixas de jogo
3.2.6) Exercícios de treino competitivos
-
Objetivos
Objetivos
A opção futebol, no âmbito modalidade Opção II, tem os seguintes objetivos:
1. Entender a influência da história do clube no seu modelo de organização;
2. Conhecer os diversos agentes em interação numa equipa de Futebol, e as suas funções;
3. Identificar métodos de organização do processo ofensivo e defensivo;
4. Estabelecer princípios de comportamento decisional em função da colocação dos jogadores no terreno de jogo;
5. Identificar comportamentos específicos do jogo de Futebol de natureza individual e coletiva;
6. Identificar padrões de jogo das equipas de Futebol com recurso à utilização de ferramentas auxiliares que facilitem uma análise sistematizada;
7. Ser capaz de comunicar a informação resultante do processo de análise de uma forma precisa e clara para a equipa técnica ou jogadores;
8. Utilizar o Exercício e a Sessão de Treino como elementos de base para a construção de programas de treino capazes de elevar o rendimento desportivo dos jogadores e das equipas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas a ser lecionadas terão cariz teórico-prático e prático, e pretenderão aliar as experiências práticas, em contexto de sala ou campo, com os conteúdos teóricos, potenciando a capacidade de análise, criação e reflexão dos alunos e dotando-os das competências a adquirir na UC. De forma inovadora, poderão ser usadas aplicações informáticas de interação com a audiência, que permitem uma maior dinâmica de envolvimento dos alunos e potenciam o debate, reflexão e questionamento dos conteúdos da UC.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Castelo, J. (2009). Futebol – A Organização Dinâmica do Jogo. (3ª ed.) Edições Universitárias Lusófonas. Lisboa.
Castelo, J. & Matos, L. (2013). Futebol – Concepção e Organização de 1100 Exercícios Específicos de Treino. 3.ª Edição. Visão e Contextos. Lisboa.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não