filmeu

Disciplina Surf (Modalidade de Opção I - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    (texto completo FUC pdf)

     

    Primeiro ano da especialização como treinador de SURF, com ênfase na prática pedagógica e nas etapas iniciais de desenvolvimento desportivo do praticante. Consolidar no aluno conhecimentos sobre o mar, sobre os equipamentos e conhecimentos gerais e específicos sobre técnica do surf nos níveis iniciais de desenvolvimento do praticante. As aprendizagens desenvolvidas ao longo do ano deverão resultar numa intervenção (fora e dentro da água) autónoma e transversal aos várias targets de praticantes - diferentes faixas etárias, língua estrangeira, diferentes níveis técnicos (recreativo e formação/treino) e casos com diferentes curvas de evolução. Pretende-se também desenvolver no aluno competências para a gestão global da escola de surf (equipamentos, espaços, organização, sinaléticas), bem como conhecimentos gerais sobre a regulamentação, os licenciamentos e a organização do sistema desportivo da modalidade. 

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Teórico

    Aspectos Históricos e Evolução do Surf

    Material Básico

    Conhecimento do Mar e Locais de Prática

    Procedimentos Gerais de Segurança

    Segurança na Praia e Prevenção (Instituto de Socorro a Náufragos)

    Estrutura Federativa, Regulamentação e Organização do Surf

    Estrutura e Funcionamento da Escola de Surf

     

    Teórico-Prático

    Técnicas de Aquecimento no Surf

    Metodologia de Ensino na Iniciação ao Surf (aprendizagens sequenciais)

    Prática Pedagógica e Segurança (diferentes condições de mar e diferentes targets de alunos)

    Processo de Desenvolvimento do Praticante ¿waterman¿ (didática específica em modalidades paralelas: bodyboard, longboard, stand up paddle)

    Prática com Populações Especiais e Surf Adaptado

    Segurança na Praia e Técnicas Surf Salva

    Introdução ao Treino Funcional específico para o Surf (condição física)

  • Objetivos

    Objetivos

    (texto completo FUC pdf)

     

    Criar condições para o aluno, inicialmente supervisionado (1ºsem) e posteriormente com alguma  autonomia (2ºsem), conseguir desenvolver as seguintes aprendizagens: conhecer e utilizar correctamente o material (fatos, pranchas, acessórios), optando pelas melhores soluções no que diz respeito ao adequado tamanho e dimensão das pranchas utilizadas em função das necessidades do praticante; conhecer e intervir no processo de ensino-aprendizagem do surf, nas técnicas de aquecimento e na gestão teórico-prática da aula de surf adoptando os posicionamentos mais adequados dentro e fora da água com praticantes de diferentes níveis de aprendizagem; conseguir fornecer as melhores instruções e orientações aos praticantes nos vários momentos da aprendizagem, considerando características físicas e psicológicas no contacto com o mar, diferentes faixas etárias e diferentes condições do mar e tamanho das ondas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Borte, J. (2013). The Kook's Guide to Surfing: The Ultimate Instruction Manual: How to Ride Waves with Skill, Style, and Etiquette. Skyhorse Publishing. New York, USA.

     

    Lanagan, D. (2003). Dropping in: Surfing, Identity, Community and Commodity. Em J. Skinner, K. Gilbert, A. Edwards (Eds), Some Like it Hot - The Beach as a Cultural Dimension (pp.169-184). Oxford (UK): Meyer and Meyer Sport Lda.

     

    Macedo, J. (2004). Livro 7 - Como ser Surfista. Lisboa. Prime Books.

     

    Maximiliano, S. (2013). O Surf na Sociedade Contemporânea. Gymnasium-Revista de Educação Física, Desporto e Saúde da Universidade Lusófona, v.4, n.1, pp.91-119. Lisboa.

     

    Rearwin, D. (2014). Surf Better - Complete Surfing Program. Amazon Australia Services, Inc.

     

    Yoan, P. (2014). Manuel du Surf, nouvelle édition 2014. Les Editions Gascogne. France.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios