-
Apresentação
Apresentação
O futsal sendo um jogo desportivo coletivo que visa a cooperação entre os elementos constituintes da equipa com o objetivo de alcançar a vitória no final do jogo. Para existir uma melhor cooperação, o líder elabora um conjunto de procedimentos que levam à obtenção do objetivo. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área enriquecem as bases de intervenção do profissional do Treino Desportivo, especificamente ao nível da compreensão do treino e na liderança de grupos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 9
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-16389
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Técnico-Tático do futsal 1. História do jogo de futsal 2. O futsal como desporto coletivo 3. Princípios e fundamentos do futsal 4. Ações do jogo 5. O ensino do jogo de futsal 6. Posturas de prontidão desportiva do guarda-redes Metodologia do treino em futsal 1. Rendimento desportivo 2. Capacidades motoras; 3. O treino com jovens 4. Organização e planificação do treino 5. Microciclo de treino 6. Sessão de treino 7. Exercício de treino Psicologia aplicada ao futsal 1. Motivação e filosofia do treinador 2. Relação treinador-jogador 3. Reflexão pessoal do treinador Arbitragem e leis de jogo 1. Arbitragem 2. A arbitragem no seio da AF 3. Leis de jogo Gestão e Organização do futsal 1. Função Social de um clube de futsal 2. Raízes do futsal 3. Organização de atividades e procedimentos administrativos
-
Objetivos
Objetivos
1. Identificar momentos históricos do processo de desenvolvimento do jogo de futsal; 2. Identificar os diversos momentos do jogo bem como os seus princípios e fundamentos. 3. Planificar em função das necessidades especificas da equipa e da fase de desenvolvimento 4. Reconhece as caraterísticas das diferentes ações do jogo e efetua exercícios para o seu desenvolvimento; 5. Identifica as ações mais relevantes para o treino do guarda-redes; 6. Identifica e elabora exercícios adequados ao desenvolvimentos das capacidades motoras; 7. Conceber um plano de formação a longo prazo, descrevendo os seus aspetos fundamentais; 8. Identificar e adotar estratégias de comunicação e motivacionais; 9. Identificar a área de intervenção do órgão de arbitragem; 10. Reconhecer as diferentes Leis de Jogo; 11. Assinala os constrangimentos para a organização, planeamento e realização de atividades;
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Braz, J., Mendes, J., Palas, P. (2015). Etapas de formação do jogador de futsal – FPF. Braz et al (2021) - Futsal - Os Fundamentos do jogo – FPF. Infinito Particular, Lisboa. Braz et al (2021) - Futsal – Guarda-redes, um posto específico – FPF. Infinito Particular, Lisboa. Cunha, P. (2016). Teoria e metodologia de treino – coletivos. Plano nacional de formação de treinadores. Manuais de formação Grau I. FIFA (2022-2023) - Leis de jogo de Futsal. FPF (2025-2026) – Regulamento de arbitragem. FPF (2025-2026) – Regulamentos das provas. FPF (2025). Regulamento de certificação de clubes. Hierro, J. (2017). UEFA Futsal Coaching Manual. UEFA. Serpa, S. Psicologia do desporto. Plano nacional de formação de treinadores. Manuais de formação Grau I.
-
Avaliação
Avaliação
Serão lecionadas aulas teóricas, teóricas-práticas e aulas de ensino prático/trabalho de campo. Utilizar-se-á o sistema b-learning (moodle) com suporte para a disponibilização de material didático e para fórum de discussão. Na avaliação continua os alunos terão de concretizar duas frequências e duas avaliações práticas. A classificação final é obtida por:
0.2*Frequência+0.5*Avaliação prática+0.3*Discussões.
- Avaliação contínua: média ponderada igual ou superior a 9,5 valores; nota mínima em momentos de avaliação 9,5 valores, possibilidade de recuperação para 9,5 valores em momentos com nota inferior a 9,5 valores e média ponderada de 9,5 valores. No caso de momentos de avaliação em aula, com excepção de testes formais de avaliação, poderá existir a possibilidade de uma média, de vários momentos, de 9,5 valores (por exemplo questões aula; fichas de aula; pequenas tarefas de avaliação; etc)
- Avaliação contínua em UCs práticas: na componente prática nota mínima igual ou superior a 9,5 valores
- Avaliação exame: nota mínima de acesso a oral, obrigatória, de 9,5 valores
A avaliação da UC inclui dois testes individuais escritos, com a duração de 2 horas cada, no dia 2025/11/26 e 2026/04/29 e que valem 30% da classificação final. O teste suplementar, se for necessário aplicar, realizar-se-á nos dias 2025/12/10 e 2026/05/13.
Componente avaliação prática individual. A avaliação da UC Inclui duas avaliações práticas individuais com apresentação de 10 minutos e 5m de discussão. A avaliação individual tem uma ponderação de 50%. A apresentação tem uma ponderação de 35% da nota e a discussão de 15%. Terá lugar nos dias 2025/12/03 e 2026/05/06.
Descrição
Data limite
Ponderação
Ficha de avaliação 1
13ª Semana
15%
Ficha de avaliação 2
27ª semana
15%
Avaliação Prática
14ª Semana
35%
Avaliação Prática
28º Semana
35%
Conhecimento em aula
10%
Interesse e assiduidade
10%
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





