-
Apresentação
Apresentação
A Estatística é o ramo da Matemática que se ocupa da recolha, análise e interpretação de dados, através de uma metodologia e procedimentos adequados. A Estatística é transversal a todas as ciências, e também no Desporto. Para académicos e profissionais nas diversas áreas ligadas à Educação Física e Desporto, sem excepção, a Estatística é uma ferramenta indispensável na sua prática, e.g., no controlo da aprendizagem dos alunos na escola, na monitorização do desenvolvimento dos atletas, na avaliação do treino no ginásio. Assim, os conhecimentos e competências desenvolvidas nesta UC são fundamentais na formação académica dos alunos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-194
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos fundamentais da Estatística -Fases do método estatístico. A importância do planeamento. -População alvo. Constituição de uma amostra. Representatividade de uma amostra. -Variáveis de interesse. Tipos de variáveis. -Instrumentos de recolha de dados. -Organização dos dados. Base de dados no Excel. 2. Análise de dados -Análise descritiva: Média e Desvio-padrão. Tabela de frequências. Descrição de uma amostra. -Análise inferencial: Hipótese nula, nível de significância e p-value. Regra de decisão. Testes para comparação de médias (Teste T para amostras independentes, Teste T para amostras dependentes e Análise de variância). Teste de correlação. Coeficiente de correlação. Gráfico de dispersão. Matriz de correlações. Teste de associação. Tabelas de contingência. Interpretação, apresentação e discussão de resultados.
-
Objetivos
Objetivos
1.Entender a Estatística como uma ferramenta essencial na resolução de problemas, Descrever as várias fases do método estatístico, exemplificando cada uma delas. 2.Distinguir análise descritiva e análise inferencial, Descrever uma amostra, Indicar os procedimentos inferenciais adequados, Interpretar, relatar e discutir resultados descritivos e inferenciais. 3.Planear e executar autonomamente o método estatístico, desde a constituição da amostra à análise de dados, de acordo com um problema/objetivos/hipóteses.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem pensadas: Aprendizagem ativa e criativa (os alunos pensam em problemas de investigação de acordo com a sua experiência, o seu interesse, podem trabalhar-se problemas não só no desporto uma vez que os objetivos da UC são transversais a qualquer área); Aprendizagem baseada e projetos, problemas e trabalho em equipa (sempre que possível, os alunos vão trabalhar em grupo); Ensino híbrido (os alunos e os professores podem assumir dinâmicas diferentes em cada aula, de acordo com os objetivos definidos
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Miguel Patricío, Miguel; Loureiro, Marisa & Caramelo, Francisco (2017) Bioestatística com SPSS. Plátano Editora, S.A., Lisboa. Laureano, Raul (2013) Testes de hipóteses com o SPSS. 2ª Edição, Edições Sílabo, Lisboa. Maroco, João & Bispo, Regina (2005) Estatística aplicada às ciências sociais e humanas. 2ª Edição, Climepsi Editores, Lisboa
-
Avaliação
Avaliação
Instrumento de avaliação Data Ponderação
Ficha escrita 1 semana 6 40%
Ficha escrita 2 semana 14 60%Os instrumentos de avaliação são classificados numa escala de 0 a 20 valores.
Na avaliação contínua, o aluno deverá ter uma classificação final de pelo menos 9,5 valores para ficar Aprovado. Uma
classificação final abaixo deste valor implica reprovação à UC e indicação para Exame de Recurso. Nesta UC não há prova
de recuperação uma vez que os conteúdos avaliados na ficha 1 são reavaliados na ficha 2. Assim, a recuperação está
implícita na ficha 2 onde o aluno deve demonstrar domínio dos conteúdos lecionados. O aluno pode ser convocado para
uma avaliação oral se no seu processo de avaliação for identificada alguma incoerência na demonstração dos
conhecimentos adquiridos, em particular, se tiver uma nota excelente na ficha 1 e uma nota muito mais baixa na ficha 2).
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




