filmeu

Disciplina Direção Técnica e Desportiva de Modalidades e Clubes (Opção I)

  • Apresentação

    Apresentação

    A Direção Técnica e Desportiva de Modalidades e Clubes, e outras instituições e Associações, Federações Desportivas, pressupõe um domínio abrangente de matérias, cuja compilação e enquadramento não se encontram facilitados na bibliografia técnica, e menos ainda no domínio científico. Deseja-se, deste modo, suprir algumas das dificuldades referidas, através de uma abordagem sistematizada e integrada das matérias nucleares para o desempenho deste tipo de funções.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos objetivam o conhecimento e domínio de matérias que permitem uma operacionalização competente de funções de direção técnica e desportiva. Assim, será importante distinguir as matérias em função da especificidade de cada modalidade desportiva a nível nacional, bem como o seu posicionamento em termos internacionais. Passa-se à apresentação dos conteúdos programáticos: Lei de Bases do Sistema Desportivo IPDJ e COP Federações; Associações e Clubes Missão Planos Estratégicos Organização funcional Infraestruturas Materiais O Diretor Técnico/Desportivo Em Clubes Em Associações Em Federações Operacionalização Definição de quadro técnico Planos de desenvolvimento Modelos de Preparação do Atleta a Longo Prazo Quadros Competitivos Gestão de Equipas Formação de Treinadores Regime de Alto Rendimento Organizações Desportivas Internacionais
  • Objetivos

    Objetivos

    O estudante adquire conhecimentos, no âmbito da sua modalidade, para: Elaborar Planos de Desenvolvimento (Técnicos e Desportivos); Criar um Modelo de Preparação do Atleta a Longo Prazo e respetivos Quadros Competitivos; Colaborar na elaboração do Plano Anual de Atividades; Definir a Equipa Técnica (Critérios); Definir Critérios de Seleção de Atletas; Organizar Cursos e Ações de Formação; Liderar Equipas (de Clubes ou Seleções Regionais e Nacionais).
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Chelladurai, P. (2014). Managing organizations for sport and physical activity: A systems perspective. Taylor & Francis. Arizona, USA. Filipe, M. J. (2010). Organizational Design of Portuguese National Sport Federations. Faculté des Sciences du Sport, Université de Poitiers, France. Sancho, J., Piqueres, J., & Manzano, M. (2002). La gestión deportiva: clubes y federaciones (Vol. 607). Inde Pub. Barcelona, Espanha. Slack, T., Byers, T., & Thurston, A. (Eds.). (2020). Understanding Sport Organizations: Applications for Sport Managers.Human Kinetics Publishers. Valentín, A. (2017). Dirección deportiva de un club de fútbol profesional. Fútbol de Libro. Espanha.
  • Avaliação

    Avaliação

    1. Avaliação contínua: média ponderada igual ou superior a 9,5 valores; nota mínima em momentos de avaliação 9,5 valores, possibilidade de recuperação para 9,5 valores em momentos com nota inferior a 9,5 valores e média ponderada de 9,5 valores. No caso de momentos de avaliação em aula, com excepção de testes formais de avaliação, poderá existir a possibilidade de uma média, de vários momentos, de 9,5 valores (por exemplo questões aula; fichas de aula; pequenas tarefas de avaliação; ...)

      Avaliação exame: nota mínima de acesso a oral, obrigatória, de 9,5 valores

      Todas as informações gerais, normas e critérios para a realização dos trabalhos; referências bibliográficas, websites úteis; e indicações para a realização das avaliações serão disponibilizados no Moodle.

    2. AS REAPRECIAÇÕES DO CUMPRIMENTO DOS OBJETIVOS MÍNIMOS SERÃO REALIZADAS DE MODO INDIVIDUAL, EM FUNÇÃO DO PROCESSO DE CADA ESTUDANTE.

     

     

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Uma Frequência

     Fevereiro 2025

    40%

    UM Trabalho Grupo: Entrevista DT/DD - Apresentação e discussão

    11 Fevereiro a 20 de Maio 

    30%

    UM Trabalho Indívidual: Projeto de uma modalidade (ou clube) no âmbito

    da Direção Técnica ou Desportiva:

    • Resumo do projeto realizado em aula ? Em forma de escrita
    • Entrega do Trabalho Indivísual - Papel

      20 de Maio de 2026

     28 de Maio de 2026

     

    15%

    15%

     

     

    Recomendações para a elaboração do trabalho individual:

    1. Pré-Projecto:
    • Definição da instituição
    • Cargo a desempenhar
    • Objetivos
    • Medidas a implementar
    • Bibliografia
    1. Projeto (Trabalho final)
    • Concretização do Pré-projecto

     

    Recomendações para a elaboração do trabalho de grupo:

    • OBJETIVO: Conhecimento de um quadro operacional, no âmbito da DTD.
    • Meio de recolha: Entrevista.
    • Grupos de 2 elementos, em caso de nº ímpar de estudantes na turma, o trabalho será individual.
    • Cada trabalho deverá ser ANTECIPADAMENTE dado a conhecer ao docente.
    • Todas as entrevistas/trabalho deverão ser submetido no Moodle, PowerPoint (pdf), no dia a combinar com o professor. Todos os grupos entregam na mesma data, a ordem de apresentação será sorteada.
    • O não cumprimento do ponto anterior inviabiliza a apresentação do trabalho,
    • A apresentação terá a duração máxima de 15 minutos - A apresentação será realizada com o apoio audiovisual escolhido pelos alunos, em função dos meios existentes. A anteceder o início da apresentação será sorteado o elemento do grupo que apresentará o trabalho, ficando o outro responsável pelo debate.
    • A classificação de cada trabalho será realizada do seguinte modo: 50% para produção + 50% para apresentação e debate.
    • debate terá a duração de 15 min e será realizado com a turma e o professor.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios