-
Apresentação
Apresentação
A UC Dança enquadra-se no percurso formativo do estudante no 1º ciclo em Educação Física e Desporto, área científica Educação Física e Desporto. Tem como objetivo a aquisição de conteúdos práticos e teóricos de dança (abrangidos pelos três níveis de especificação do PNEF), referentes às formas de dança indicadas na Área de Atividades Rítmicas Expressivas e respetivas didáticas, de forma a demonstrar saberes e competências de modo a proporcionar bases para a intervenção do profissional no contexto da Educação Física e Desporto. Disponibiliza competências essenciais de base e transversais ao desempenho profissional, tendo como áreas de atuação e domínios de intervenção conhecimento de diferentes estilos/modalidades de Dança, progressões metodológicas de ensino com incidência na improvisação e construção coreográfica, através do desenvolvimento do seu potencial criativo com intervenção nos domínios do Conhecimento, Descrição, Interpretação, Aplicação e Execução com correção.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-8644
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Módulo de Corpo e Movimento 1.1. Fatores do movimento (corpo, tempo, espaço e dinâmica) e as diferentes relações entre eles; 1.2. Improvisar e compor sequência de movimento - Criação coreográfica; 1.3. Movimento dançado - registo vídeo e escrito 2. Bloco de Dança Popular - Folk 2.1. Identificar e reproduzir o repertório selecionado - PNEF; 2.2. Noções, conceitos e terminologias básicas específicas inerentes às danças tradicionais; 2.3. Registo Etnocoreográfica (fichas de descrição e registo de dança tradicional); 2.4. Criação coreográfica: recriar o tradicional; 3. Bloco de Danças Sociais - salão 3.1. Os dois grandes grupos das danças de salão: modernas e latino-americanas; 3.2. As danças constantes nos programas nacionais em função dos fatores: Corpo, Espaço e Ritmo; 3.3. Noções, conceitos e terminologias básicas específicas inerentes às danças constantes nos PNEF 3.4. Realizar, individualmente e aos pares, os encadeamentos coreográficos aprendidos.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências que permitam planear, orientar, avaliar e controlar o processo de ensino-aprendizagem da Dança nas suas diversas variantes: 1. Dominar, noções, conceitos e terminologias básicas específicas inerentes às danças constantes nos PNEF; 2. Adquirir competências relativas a cada nível de especificação, assim como as progressões desenvolvidas nas aulas - para dança de pares ou individual; 3. Identificar, compreender e dominar os fatores do movimento (corpo, tempo, espaço e dinâmica); 4. Improvisar e compor sequências de movimento. 5. Identificar, compreender e elaborar fichas de registo de movimento dançado. Competências: O aluno deverá dominar os conteúdos e noções/ conceitos básicos abrangidos pelos três níveis de especificação dos PNEF, referentes às formas de dança indicadas na Área de Atividades Rítmicas Expressivas e suas didáticas.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Serão lecionadas aulas teóricas e teórico-práticas (aprendizagem experiencial) e utilizado o sistema de b-learning (moodle), onde se disponibilizarão materiais de apoio para cada uma das aulas (vídeos de danças, músicas, descrições de técnicas e fichas de apoio). As aulas serão na sua maioria teórico-práticas (onde se aplicará a aprendizagem experiencial, trabalho de grupo e individual sobre aprendizagem de conteúdos de dança. A classificação final resulta da prestação teórico-prática (70% referente à avaliação prática e 30% referente à avaliação teórica dos conteúdos desenvolvidos em cada Bloco). Avaliação contínua: os alunos terão de participar efetivamente em 70% das aulas e realizar todos os momentos de avaliação com classificação igual ou superior a 9,5 e nunca inferior 7,5. Alunos que obtenham classificação entre 7,5 e 9,4 serão submetidos a uma tarefa extra específica para a parte da matéria em défice.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bom, L., Carvalho, L., Mira, J., Pedreira, M., Carreiro da Costa, F., Cruz, S., Jacinto, J., & Rocha, L. (1989). Programas Nacionais de Educação Física, 1.º – 12.º ano. Projecto de Programas de EF para os Ensinos Básico e Secundário instituído pelo Decreto-Lei n.º 286/89, de 29 de agosto. Edição: DGBS-Ministério da Edução Jacinto, J., Mira, J., Carvalho, L., & Comédias, J. (2001). Revisão e Atualização dos Programas Nacionais de Educação Física 3º ciclo. Lisboa: Ministério da Educação Laban, R. (2018). Domínio do Movimento (1ª edição 1971). São Paulo – Brasil: Summus editorial Ribas, Tomaz (1982). Danças populares portuguesas. Lisboa: Instituto de cultura e língua portuguesa, ministério da educação Rosado, M. C. (1998). As Danças Sociais no contexto escolar e não escolar: Detecção de erros na fase de aprendizagem – Tese de Mestrado não publicada. Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa
-
Avaliação
Avaliação
A Avaliação Final (continua) da UC dança resulta da média aritmética das avaliações dos três blocos de matéria (Corpo e Movimento, Danças Populares e Danças Sociais).
A classificação final de cada um dos blocos não poderá ser inferior a 9,5 valores. Alunos com classificações inferiores a 9,4 valores a um dos blocos de matéria, poderão ser sujeitos a uma tarefa suplementar para recuperação da matéria em falta.
Descrição
Data limite
Ponderação
componente teórica: teste 25% + fichas 5%
durante as aulas
30%
componente prática:
Conteúdos (DP 20% + DS 20% + CM 20%)
Colaboração em aula (10%)
durante as aulas
70%
A definição final das datas de todos os momentos de avaliação será divulgada após consulta com alunos e articulação com as avaliações das outras UC.
Desistências da avaliação continua podem realizar de exame (recurso).
A Avaliação por Exame (Recurso ou Época Especial):
O Exame de Recurso ou de época Especial é composto por:
- 1º momento: para ter acesso, deverá estar inscrito e entregar (até 48h antes da data da época de exame que pretende realizar) trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre que não são possíveis de replicar em exame ex: criação coreográfica - (deve contactar professor).
- 2º momento: teste escrito (deverá obter nota igual ou superior a 7,5 valores para ter acesso ao 3º momento)
- 3º momento: teste prático (avaliação prática dos conteúdos abordados na UC dança e deverá obter nota igual ou superior a 9,5 valores).
Descrição
Ponderação
2º momento: componente teórica (teste escrito toda a matéria)
1º e 3º momento: componente prática (prova Oral avaliação da componente prática constante no programa UC dança)
30%
70%
Nota: Na Avaliação por exame, os alunos que tenham frequentado avaliação continua podem optar por ficar com as avaliações já obtidas desde que sejam de bolcos de matéria totalmente concluídos e com nota superior a 9,5 valores, obtendo-se a classificação final fazendo a média ponderada dos restantes momentos de avaliação em falta.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





