filmeu

Disciplina TPD I - Ténis/ Badminton/ Ténis Mesa

  • Apresentação

    Apresentação

    1. Procura-se proporcionar aos estudantes uma sólida formação que permita a aquisição das
    competências fundamentais ao bom desempenho profissional
    2. Dominar os elementos técnicos e táticos básicos do jogo.
    3. Desenvolver conhecimentos e competências metodológicas relacionadas com o ensino da
    modalidade em contexto escolar.
    4. Conhecer a história e as regras da modalidade, sua organização e desenvolvimento no panorama
    nacional e internacional, bem como os principais sistemas de competição.
    5. Preparar profissionais com competências na elaboração, implementação, desenvolvimento e
    avaliação de projetos em contexto de clube.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A disciplina é composta por três modalidades: Ténis ou Padel, Badminton e Ténis de Mesa

    Desenvolver conhecimentos e competências metodológicas relacionadas com o ensino das modalidades.

     

    1. História e Organização das Modalidades

    1. Origens, organização, desporto escolar

    2. Regras e Regulamentos

    1. Campo
    2. Raquete, bola
    3. Singulares, pares
    4. Competição

    3. Modelos Técnicos de Base

    1. Fases dos batimentos
      1. Posição de espera
      2. Preparação/rotação
      3. Ajuste
      4. Impacto
      5. Terminação
    2. Batimentos
      1. Pega
      2. Serviço
      3. Resposta
      4. Direita
      5. Esquerda
      6. Batimentos à rede
      7. Remate
      8. Efeitos da bola
      9. Técnicas específicas 
    3. Deslocamento Específico
      1. Passo lateral
      2. Passo cruzado
      3. "split-step"

    4. Noções Gerais de Tática

    1. Jogo de fundo
    2. Jogo de rede
    3. Transições
    4. Especificidade da modalidade

    5. Progressões Metodológicas de Ensino

    1. Objetivos a atingir
    2. Observação
    3. Erros comuns e correção

    6. Organização da Aula

    1. Apresentação
    2. Demostração
    3. Descrição
    4. Progressões
    5. Exercícios
    6. Finalização

    7. Construção do exercício

    1. Parâmetros a considerar e avaliação
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Conhecer a história, evolução, características, regulamentos e regras, e organização das
    modalidades;
    2. Domínio das ações técnicas e técnicas-táticas fundamentais em cada modalidade;
    3. Descrever e Identificar as componentes críticas dos gestos técnicos, conhecer as diferentes
    progressões pedagógicas de ensino, específicas de cada modalidade, para o desenvolvimento
    das técnicas base;
    4. Analisar e interpretar diferentes níveis de prática e desempenho;
    Integrar, selecionar, organizar e apresentar os conteúdos para o desenvolvimento futuro de uma
    prática profissional de sucesso.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos realizam atividades nas aulas, de acordo com os conteúdos, e focadas na aprendizagem das
    técnicas fundamentais, regras e aspetos táticos essenciais para o conhecimento destas modalidades.
    São formados grupos para tarefas de observação e são aplicados os conhecimentos em dois momentos
    distintos. Os alunos são questionados para avaliação. O docente utiliza a metodologia do trabalho em
    circuito, progressões de ensino e o apoio individualizado aos alunos. É utilizada a plataforma moodle
    como complemento do ensino.
    A classificação final da avaliação é calculada pela média ponderada de cada momento, que estão
    descritos no ponto 27.
    Quando a classificação em algum momento de avaliação for inferior a 7.5 valores, o aluno deverá
    realizar uma prova suplementar de avaliação, sempre que a média das classificações parcelares for
    igual ou superior a 9,5 valores. (*)
    (*) - sujeito a aprovação no CP da Faculdade.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Federação Portuguesa de Badminton. (n.d.). LeisDeJogo.pdf. Retirado a 06/01/2020 de
    http://www.fpbadminton.pt/LeisDeJogo.pdf
    Federação Portuguesa de Padel. (2012). Regulamento de Jogo do Padel. Retirado a 06/01/2020 de
    https://www.fppadel.pt/regulamentos/999/fpp-anexo-i-regulamento-do-jogo-do-padel-.pdf
    Gomes da Costa, D., Malheiro, F., Simões, M., Couto, P. (2013). O Ténis de Mesa vai à Escola.
    Federação Portuguesa de Ténis de Mesa, Porto Editora.
    Ministério da Educação (2001). Programa Nacional de Educação Física do Ensino Secundário. Lisboa:
    Ministério da Educação.
    Sanches, P. (2018). Programa de Desenvolvimento do Padel Escolar ¿ Guia Prático do Professor.
    EPAL, Empresa Portuguesa das Águas Livres S.A.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios