-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Ginástica II, enquadra-se no 2º ano da formação inicial do 1º Ciclo de estudos no âmbito da Educação Física e Desporto Escolar. Visa a apropriação pelos alunos de conhecimentos pedagógico-profissionais, habilidades, hábitos e capacidades, necessários à condução do processo ensino-aprendizagem, no seio do sistema educativo, na matéria cultural referente - Ginástica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-8670
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1- Aparelhos Gímnicos: Características, Manuseamento, Medidas de Segurança 2- Solo ( Rolamentos, AFI, Roda, Rondada, Salto de mãos, Mortais; Saltos (Salto de entre-mãos engrupado, Salto de eixo);Barra - Fixa e Paralelas Assimétricas (Subida de frente para apoio facial, Volta de apoio, facial à retaguarda, Balanços em apoio, Saídas de balanço em apoio à retaguarda, Ligação de vários elementos);Trave (Deslocamentos, Elementos gímnicos, Saltos, Equilíbrios, Pivots, Rolamento à frente, Roda, Entradas, Saídas, Ligação de vários elementos);Mini - Trampolim Saltos ( extensão; engrupado; carpa, Pirueta vertical, Mortal à frente engrupado, Mortal à retaguarda engrupado); G. Acrobática: ( Pares, Trios, coreografia musicada); 3 - Estrutura organizativa de uma aula. Segurança e redução dos riscos na intervenção: Organização e funcionamento de uma aula
-
Objetivos
Objetivos
1) Conhecer, interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos nas atividades de base da ginástica, com recurso a linguagem e terminologia adequadas. 2) Adquirir e aplicar conhecimentos referentes às progressões metodológicas, incluindo conhecimentos de preparação física geral e específica, inerentes à execução correta dos elementos gímnicos abordados na didática da unidade curricular; 3) Conhecer, interpretar e aplicar corretamente as formas de intervenção do professor nos vários elementos e sequências gímnicas nos diversos aparelhos e Ginástica Acrobática 4) Ter noções básicas de segurança na prática e utilização correta das formas de intervenção do professor
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática, Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem, Resolução de casos práticos, Atividades em pequeno grupo, Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Araújo, C. (2002). Manual de ajudas em ginástica. Porto: Porto Editora Russell, K. (2010). Basicgym. Fundamentos da Ginástica e literacia motora. 1ª Edição, Federação de Ginástica de Portugal.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
Final semestre
30% (nota mínima 9.5 valores; recuperação entre 7.5 e 9.4 valores)
Avaliação prática (Aparelhos; Acrobática; Intervenção manual, pré-requisitos, descrição da técnica, progressões pedagógicas, erros comuns)
Trabalho (em dois momentos do semestre, entrega escrita e apresentações)
Final semestre
Ao longo do semestre
30% (nota mínima 9.5 valores)
40% (nota mínima 9.5 valores)
A avaliação é contínua e levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona (consultar o documento disponível no moodle). Diferentes instrumentos de avaliação serão utilizados: prova escrita teórica, prova prática individual, trabalho de grupo. As datas dos momentos de avaliação são comunicadas no início do semestre (a informação é também colocada no moodle).
Prova escrita teórica: frequência escrita que inclui toda a matéria prática e teórica abordada ao longo do semestre.
Prova prática individual: realização de elementos e sequências nos vários aparelhos, bem como figuras de G. Acrobática. Realização da intervenção manual nos aparelhos e G. Acrobática.
Trabalho de grupo: trabalho realizado em pequeno grupo com um momento de avaliação. O trabalho é submetido no moodle e os alunos realizam uma apresentação oral e prática. Os docentes podem solicitar aos alunos uma reunião presencial para justificarem/defenderem algum conteúdo do trabalho.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





