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Apresentação
Apresentação
A UC foca-se nas características e conteúdos dos PNEF no que respeita à modalidade de Ginástica. tem como objetivos fundamentais transmitir conhecimentos acerca do PNEF e conhecimentos técnico-pedagógicos para o ensino dos elementos gímnicos incluídos nos PNEF. A UC permitirá que os alunos possam intervir no processo de ensino-aprendizagem das técnicas gímnicas nos vários aparelhos e Ginástica Acrobática.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT495-3-8670
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Terminologia gímnica, os programas Nacionais de Educação Física (características, objetivos, disciplinas gímnicas, metas e composição curricular
2. Aparelhos Gímnicos e espaço de prática: Características, Manuseamento, Medidas de Segurança;
3. Didácticas práticas:
Os elementos técnicos/figuras das didácticas práticas são abordados segundo os seguintes parâmetros: descrição do elemento/figura, pré-requisitos, progressões pedagógicas, erros característicos, intervenção manual.
3.1. Saltos de Cavalo (Cavalos transversal e longitudinal): Salto entre-mãos e salto ao eixo
3.2. Barra – Fixa: subida de frente para apoio facial, olta de apoio facial à retaguarda, Balanços em apoio facial, saídas de balanço em apoio à retaguarda
3.3. Trave: deslocamentos, Saltos, Equilíbrios, Pivots, Entradas, Saídas
3.4. Mini – Trampolim: Saltos em extensão, engrupado, carpa pernas afat«stadas e juntas, ½ Pirueta e pirueta, Mortal à frente engrupado
3.5. Acrobática: Exercícios em Pares e trios
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Objetivos
Objetivos
A leccionação da unidade curricular tem por objectivos a apropriação pelos discentes de conhecimentos pedagógico-profissionais, habilidades, hábitos e capacidades, necessários à condução do processo ensino-aprendizagem, no contexto da Educação Física e Treino Desportivo.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nas horas de contacto, é preferida uma metodologia teórico-prática, em que o conhecimento teórico é explorado e analisado com exercícios práticos. Os alunos dispõem de material auxiliar (PNEF, powerpoints, vídeos, sebenta). As aulas são calendarizadas por forma a que seja dado um acompanhamento presencial no desenvolvimento de trabalhos no decorrer das aulas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Programas Nacionais de Educação Física (facultado aos alunos)
Sebenta da disciplina
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não