filmeu

Disciplina TPD II - Ginástica II

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Ginástica II, enquadra-se no 2º ano da formação inicial do 1º Ciclo de estudos no âmbito da Educação Física e Desporto Escolar. Visa a apropriação pelos alunos de conhecimentos pedagógico-profissionais, habilidades, hábitos e capacidades, necessários à condução do processo ensino-aprendizagem, no seio do sistema educativo, na matéria cultural referente - Ginástica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1- Aparelhos Gímnicos: Características, Manuseamento, Medidas de Segurança 2- Solo ( Rolamentos, AFI, Roda, Rondada, Salto de mãos, Mortais; Saltos (Salto de entre-mãos engrupado, Salto de eixo);Barra - Fixa e Paralelas Assimétricas (Subida de frente para apoio facial, Volta de apoio, facial à retaguarda, Balanços em apoio, Saídas de balanço em apoio à retaguarda, Ligação de vários elementos);Trave (Deslocamentos, Elementos gímnicos, Saltos, Equilíbrios, Pivots, Rolamento à frente, Roda, Entradas, Saídas, Ligação de vários elementos);Mini - Trampolim Saltos ( extensão; engrupado; carpa, Pirueta vertical, Mortal à frente engrupado, Mortal à retaguarda engrupado); G. Acrobática: ( Pares, Trios, coreografia musicada);  3 - Estrutura organizativa de uma aula. Segurança e redução dos riscos na intervenção: Organização e funcionamento de uma aula
  • Objetivos

    Objetivos

    1) Conhecer, interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos nas atividades de base da ginástica, com recurso a linguagem e terminologia adequadas. 2) Adquirir e aplicar conhecimentos referentes às progressões metodológicas, incluindo conhecimentos de preparação física geral e específica, inerentes à execução correta dos elementos gímnicos abordados na didática da unidade curricular; 3) Conhecer, interpretar e aplicar corretamente as formas de intervenção do professor nos vários elementos e sequências gímnicas nos diversos aparelhos e Ginástica Acrobática 4) Ter noções básicas de segurança na prática e utilização correta das formas de intervenção do professor
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Diferentes metodologias de ensino serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática, Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem, Resolução de casos práticos, Atividades em pequeno grupo, Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Araújo, C. (2002). Manual de ajudas em ginástica. Porto: Porto Editora Russell, K. (2010). Basicgym. Fundamentos da Ginástica e literacia motora. 1ª Edição,    Federação de Ginástica de Portugal.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação

    Final semestre

    30% (nota mínima 9.5 valores; recuperação entre 7.5 e 9.4 valores)

    Avaliação prática (Aparelhos; Acrobática; Intervenção manual, pré-requisitos, descrição da técnica, progressões pedagógicas, erros comuns)

    Trabalho (em dois momentos do semestre, entrega escrita e apresentações)

    Final semestre

     

    Ao longo do semestre

    30% (nota mínima 9.5 valores)

     

    40% (nota mínima 9.5 valores)

     

    A avaliação é contínua e levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona (consultar o documento disponível no moodle). Diferentes instrumentos de avaliação serão utilizados: prova escrita teórica, prova prática individual, trabalho de grupo. As datas dos momentos de avaliação são comunicadas no início do semestre (a informação é também colocada no moodle). 

    Prova escrita teórica: frequência escrita que inclui toda a matéria prática e teórica abordada ao longo do semestre.

    Prova prática individual: realização de elementos e sequências nos vários aparelhos, bem como figuras de G. Acrobática. Realização da intervenção manual nos aparelhos e G. Acrobática. 

    Trabalho de grupo: trabalho realizado em pequeno grupo com um momento de avaliação. O trabalho é submetido no moodle e os alunos realizam uma apresentação oral e prática. Os docentes podem solicitar aos alunos uma reunião presencial para justificarem/defenderem algum conteúdo do trabalho.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria