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Disciplina TPD IV - Judo/ Luta/ Jogo do Pau

  • Apresentação

    Apresentação

    Os "Jogos de Luta" com regras, onde a integridade física do companheiro/adversário é "regra de ouro", passaram a ser vistos de outra forma. Está em causa o seu potencial educativo e formativo, não apenas pelas capacidades físicas e habilidades motoras específicas que desenvolvem, mas também pelos valores que transmitem. É neste contexto que esta UC promove uma formação mais eclética dos estudantes, apetrechando-os com recursos de elevada valência pedagógica, os quais concorrem para que possam ser melhores profissionais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I. Aspetos histórico-antropológicos dos desportos de combate

    • 1. Aspetos filosóficos e sócioculturais inerentes ao aparecimento e evolução histórica do Judo

    II. Aspetos terminológicos e metodológicos do ataque e da defesa

    • 1. Consolidação dos princípios, formas, fatores e fases do combate e sua interligação

    III. Fundamentos técnicos e tático-técnicos elementares dos desportos de combate

    IV. As regras oficiais do Judo e da Luta

    • 1. Normas das respetivas organizações (e.g. federações nacionais e internacionais)

    V. A etiqueta: saudações, regras de segurança

  • Objetivos

    Objetivos

    A presente UC pretende fornecer conhecimentos de base atualizados e competências relativas ao ensino do Judo e Luta em diferentes contextos, a saber:

    1) Conhecer os aspetos históricos e dimensão sociocultural dos Desportos de Combate e a sua evolução; 2) Dominar os aspetos terminológicos de base que permitam interpretar, compreender e analisar as características das técnicas fundamentais dos Desportos de Combate; 3) Compreender e dominar os gestos técnicos fundamentais e os princípios tático-técnicos específicos dos Desportos de Combate; 4) Dominar os aspetos regulamentares básicos específicos dos Desportos de Combate; 5) Saber caracterizar e distinguir os diferentes Desportos de Combate; 6) Cumprir as regras da segurança, respeitando a integridade física dos colegas (¿regra de ouro¿).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aulas de natureza teórica e de prática laboratorial, com 1h20 + 1h00 de contacto, que incluem uma breve fundamentação teórica e concetual e a concretização prática das habilidades motoras e respetivas progressões metodológicas de ensino.

    Tipo de avaliação:

    1. Avaliação contínua a realizar durante o período letivo. Cálculo da classificação final: avaliação prática contínua (60%), realização de prova de conhecimentos (40%). A classificação final terá que ser igual ou superior a 9,5 valores.

    2. Os estudantes que não obtenham aprovação em avaliação contínua ou que pretendam melhoria da classificação poderão submeter-se a exame em época de recurso, que incidirá sobre a totalidade dos conteúdos programáticos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Casado, G. (1990). 1000 ejercicios y actividades de lucha. Barcelona: Editorial Paidotribo.
    • Deval, V., & Palla, E. (2010). Judo - Del descubrimiento a la formación. Vigo: Federación Gallega de Judo.
    • Martins, P. (2010). Luta olímpica: O conhecimento pedagógico. Oeiras: FMH Edições.
    • Veloso, R., Cachada, J., & Aranha, Á. (2010). Uma abordagem didáctica do judo: Ideias e sugestões de trabalho. Vila Real Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

     

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

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