filmeu

Disciplina Biomecânica do Desporto

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Biomecânica do Desporto enquadra-se no 1º ciclo em Educação Física e Desporto. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base e atualizados referentes às principais questões da Biomecânica aplicada ao exercício/atividade física. Pretende-se que os estudantes conheçam as implicações biomecânicas subjacentes à prática de diversos tipos de exercício/atividade física. Estes conhecimentos são determinantes para o desempenho na orientação para o alto rendimento desportivo (melhoria na técnica desportiva) e na prevenção de lesões. Adicionalmente, é expectável que os alunos tenham conhecimentos ba¿sicos acerca das leis meca¿nicas que governam o movimento humano e através da compreensão e interpretação de diferentes métodos experimentais possam identificar estratégias para aumentar o desempenho desportivo e minimizar o risco de lesões.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdo Programático (CP) CP1. Perspetiva Histórica da Biomecânica do Desporto CP2. Conceitos Cinemáticos e Cinéticos para Análise de Movimento CP3. Adaptações Biomecânicas do Sistema Músculo-Esquelético CP4. Cinemática Linear e Angular do Movimento CP5. Cinética Linear e Angular do Movimento CP6. Mecânica dos Fluídos CP7. Métodos de Avaliação Experimental em Biomecânica
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências que permitam identificar, caracterizar, avaliar e aplicar os princípios fundamentais biomecânicos determinantes no contexto desportivo. Definindo os objetivos de aprendizagem (OA), pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC: OA1) adquiram conhecimentos básicos da História da Biomecânica Desportiva; OA2) compreendam as caraterísticas biomecânicas e neuromusculares do sistema músculo-esquelético e sua adaptação ao treino; OA3) adquiram e interpretem os fundamentos da mecânica em estudos de caso com dados reais de diferentes movimentos desportivos; OA4) Conhecer, interpretar e aplicar os diferentes métodos experimentais utilizados em biomecânica;
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7).    
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    HALL, S. J. (2016). Biomecânica Básica. (7ª edição), Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, RJ. McGINNIS, P. M. (2015). Biomecânica do esporte e do exercício. (3º edição), Artmed Editora, Porto Alegre, PA. BURKETT, B. (2010). Sport mechanics for coaches. (2nd edition), Human Kinetics, Champaign, Illinois.    
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona

    A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos dois momentos de avaliação:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste de avaliação 1

    31-10-2025

    50%

    Teste de avaliação 2

    19-12-2025

    50%

         

    Para a aprovação a classificação final terá que ser > ou = a 9.5 valores.

    Os estudantes que não obtenham aprovação poderão submeter-se a exame na época de recurso. O exame de recurso (prova escrita) incidirá sobre a totalidade dos CP.

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios