filmeu

Disciplina Técnicas e Estratégias de Ensino

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Técnicas e Estratégias de Ensino enquadra-se no 1º ciclo do curso de Educação Física e Desporto. Tem como objetivo transmitir conhecimentos e trabalhar competências na área da didática do desporto e das atividades físicas. Pretende-se que os estudantes aprendam diferentes modelos, estilos e técnicas de ensino do desporto e da Educação Física. O desenvolvimento de competências básicas para a planificação, realização e avaliação do ensino de uma atividade física e desportiva, será determinante para o desempenho profissional enquanto futuros professores e treinadores desportivos, tanto ao nível do planeamento como ao nível da ação. Ao longo desta UC pretende-se também que os alunos identifiquem diferentes dimensões didáticas e estratégias de ação que possam ser aplicadas em diferentes contextos profissionais na área do desporto.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP 1. A aula:

    1. O modelo de estrutura do conhecimento.

    2. Organização da aula (plano de aula).

    CP 2. Estilos de Ensino DE MOSSTON

    1. O espectro dos estilos de ensino de Mosston.

    2. Anatomia de estilo de ensino.

    3. Caracterização e estudo dos 11 estilos de ensino de Mosston.

    CP 3.  Modelos de Instrução de METZLER

    1. Áreas do conhecimento subjacentes aos modelos de instrução.

    2. Componentes e dimensões dos modelos de instrução.

    3. Caracterização e estudo de 8 modelos de instrução.

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos e competências que permitam compreender a importância da dimensão pedagógica em diversos contextos do desporto através do estudo de boas práticas pedagógicas e de diversas estratégias educativas referenciadas na bibliografia atual.

    Definindo os objetivos de aprendizagem (OA), pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC:

    OA1) Desenvolvam competências básicas para a planificação, realização e avaliação do ensino de uma atividade física e desportiva.

    OA2) Saibam selecionar diferentes estilos de ensino conforme contextos e objetivos educativos.

    OA3) Adquiram conhecimentos e competências relativas à aplicação de diferentes modelos de instrução em EF.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1), Resolução de casos práticos (ME2), Sala de aula invertida (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Atividades baseadas no jogo (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7), Construção de projetos (ME8).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Metzler, M. (2011). Instructional Models for Physical Education. London: Allyn and Bacon.

     

    Mosston, M & Ashworth, S. (2001). Teaching Physical Education (5th ed.). New York: Mamillan.

    http://www.spectrumofteachingstyles.org/

     

    Rink, J. (2003). Effective Instruction in Physical Education. In, S. Silverman & C. Ennis (eds.), Student Learning in Physical Education (pp. 171-198). Champaign: Human Kinetics.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios