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Disciplina Pedagogia do Desporto

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Pedagogia do Desporto enquadra-se no 1º ciclo em Educação Física e Desporto. Tem como objetivo transmitir conhecimentos e trabalhar competências na área da pedagogia do desporto. Pretende-se que os estudantes compreendam o valor da dimensão pedagógica do desporto na educação e formação do ser humano em distintos contextos de prática. O conhecimento de boas práticas na área da pedagogia do desporto será determinante para o desempenho profissional enquanto futuros professores e treinadores desportivos, tanto ao nível do planeamento como ao nível da ação. Ao longo desta UC pretende-se também que os alunos identifiquem formas de educar nos valores, diferentes modelos de educação para a saúde e a importância e educar na e para a equidade, de forma que adquiram competências pedagógicas abrangentes que possam ser aplicadas em diferentes contextos profissionais na área do desporto.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Conceitos básicos da Pedagogia do Desporto.

    CP2. Habilidades para o desenvolvimento do ensino.

    2.1 Reflexão.

    2.2 Definição objetivos de aprendizagem.

    2.3 Comunicação da tarefa.

    2.4 Feedback pedagógico.

    2.5 Questionamento.

    2.6 Tarefas de instrução.

    CP3 A competência do professor de desporto no processo de ensino aprendizagem.

    CP4. O jogo como ferramenta pedagógica.

    CP5. Desporto e educação para os valores.

    CP6. Desporto e educação para a saúde.

    CP7. Desporto e género. Modelo de escola co-educativo.

  • Objetivos

    Objetivos

    a importância da dimensão pedagógica em diversos contextos do desporto através do estudo de boas práticas pedagógicas e de diversas estratégias educativas.

    Definindo os objetivos de aprendizagem (OA), pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC:

    OA1) adquiram conhecimentos dos conceitos básicos da Pedagogia do Desporto e das Atividades Físicas;

    OA2) conheçam e desenvolvam habilidades para o desenvolvimento do ensino;

    OA3) reconheçam o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem;

    OA4) adquiram e interpretem os fundamentos de boas práticas pedagógicas ao nível do planeamento e da ação.

    OA5) conheçam e desenvolvam habilidades para o desenvolvimento do jogo enquanto ferramenta pedagógica

    OA6) identifiquem diversos modelos de educação co-educativa, para os valores e para a saúde;

    OA7) adquiram conhecimentos e competências relativas à igualdade de género no ensino do Desporto.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1), Resolução de casos práticos (ME2), Sala de aula invertida (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Atividades baseadas no jogo (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7), Construção de projetos (ME8).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Metzler, M. (2011). Instructional models for physical education. 3 rd Edition. Routledge, NY.

    Siedentop, D. (2006). Introduction to Physical Education, Fitness and Sport. 6 th Ed. McGraw-Hill Higher

    Education.

    Tinning, R. (2010). Pedagogy and Human Movement. Theory, practice research. New York. Routledge.

     

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