-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular tem como principal campo de acção o domínio da Psicologia do Desporto, procurando introduzir os estudantes relativamente a uma abordagem alargada sobre esta área do conhecimento, considerando igualmente a aplicação e intervenção práticas nos contextos onde irão desenvolver a sua atividade profissional.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1267-204
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à Psicologia do Desporto 2. Metodologias de investigação e avaliação psicológica em contextos desportivos 3. Processos motivacionais e emocionais 4. Processos cognitivos 5. Processos psicossociais 6. Treino das competências psicológicas
-
Objetivos
Objetivos
Promover o conhecimento acerca da importância da componente psicológica (antecedente e consequente) nos processos de treino desportivo e competição; de ensino e de aprendizagem e de actividade física (AF). Identificar e explicar as variáveis psicológicas envolvidas e a desenvolver em contextos desportivos, de ensino e de AF, mobilizando para tal constructos provenientes dos principais paradigmas teóricos. Reflectir e treinar as questões ligadas à avaliação dos constructos psicológicos identificados e ao desenvolvimento de estratégias de intervenção.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME1), Atividades em pequeno grupo (ME2), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME3).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cruz, J. (Ed.) (1996). Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO. Serpa, S. (2017). Mente, Desporto e Performance. O fator Psi. Visão e Contextos. Tenenbaum, G., Eklund, R. C., & Kamata, A. (Eds.). (2012). Measurement in sport and exercise psychology. Human Kinetics. https://doi.org/10.5040/9781492596332 Weinberg, R. & Gould, D. (2023). Foundations of Sport and Exercise Psychology. Human Kinetics.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona. Diferentes instrumentos de avaliação serão utilizados: 1) dois testes teóricos; 2) trabalho individual e trabalho de grupo; 3) apresentação e defesa oral de trabalho (individual e de grupo).
A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos momentos de avaliação. Para a aprovação a classificação final terá que ser > ou = a 9.5 valores.
Os estudantes que não obtenham aprovação poderão submeter-se a exame na época de recurso. O exame de recurso incidirá sobre a totalidade dos CP.
Descrição
Ponderação
Avaliação teórica
50% (25% + 25%)
Apresentação oral de análise crítica de artigo científico (individual)
10%
Relatório de investigação com apresentação oral (grupo)
30%
Assiduidade e participação 10%
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




