-
Apresentação
Apresentação
Esta UC do 1.º ciclo, e da área científica, de Educação Física e Desporto, proporciona uma abordagem alargada e compreensiva da problemática da aprendizagem motora ao longo da vida. O estudo destes fenómenos, centra-se na interdependência entre o processo de desenvolvimento motor e os diversos domínios do desenvolvimento (i.e., motor, cognitivo, afetivo e social), considerando os processos internos associados com a prática ou com a experiência que conduzem a um ganho na capacidade de prestação motora. O estudo da transformação voluntária e controlada do comportamento será abordado numa perspetiva ecológica, considerando-a como o produto da interação do indivíduo com o meio envolvente. Esta interação deverá pautar-se por princípios de formação humana e científica, de forma a que as questões da aprendizagem motora sejam abordadas através de um ato pedagógico eficiente e adequado, num enquadramento de formação corporal de base, lazer e recreação ou de desporto de rendimento.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1267-22925
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. INTRODUÇÃO À PERFORMANCE HUMANA E À APRENDIZAGEM MOTORA 1. Definição de conceitos fundamentais: aprendizagem, aprendizagem motora, aprendizagem latente, controlo motor, comportamento motor, ação, movimento, performance. II. HABILIDADES MOTORAS. 1. Análise da tarefa e sistemas de classificação; caraterísticas principais, aspetos determinantes e componentes envolvidos na sua execução. 2. Fases da aprendizagem das habilidades motoras. 3. Os processos de aquisição, os mecanismos de retenção e as determinantes da transferência. III. FATORES DE APRENDIZAGEM 1. Motivação, instrução e demonstração 2. Organização da prática 3. Informação de retorno
-
Objetivos
Objetivos
A presente UC tem como objetivos disponibilizar conhecimentos teóricos e práticos de base e atualizados na área da Aprendizagem e Adaptação Motora. Neste sentido, pretende-se que os estudantes que frequentam esta UC sejam, no final da mesma, capazes de demonstrar as seguintes competências: 1) Conhecer e interpretar os referenciais explicativos da adaptação e aprendizagem motora; 2) Conhecer os processos, operações, os mecanismos essenciais da prestação motora e distinguir as teorias que enquadram o conhecimento; 3) Conhecer a evolução típica dos indivíduos em aprendizagem e os processos inerentes; 4) Identificar e enquadrar teoricamente os fatores influenciadores da adaptação e aprendizagem motora.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Aplicação Prática de instrumentos de avaliação da própria aprendizagem (ME7), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME8).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Barreiros, J. (2016). Desenvolvimento Motor e Aprendizagem. Manual de Curso de Treinadores de Desporto. IPDJ. - Godinho, M., Mendes, R., Melo, F., Matos, R., Barreiros, J. (2015). Controlo motor e aprendizagem. Trabalhos práticos. Edições FMH: Lisboa. - Godinho, M., Barreiros, J, Melo, F. e Mendes, R.(2007). Controlo Motor e Aprendizagem. Fundamentos e Aplicações, (2ª ed.), FMH Edições: Lisboa. - Haibach-Beach, P. S., Perreault, M., Brian, A., & Collier, D. H. (2023). Motor learning and development. Human kinetics. - Hamel, R., Dallaire-Jean, L., De La Fontaine, É., Lepage, J. F., & Bernier, P. M. (2021). Learning the same motor task twice impairs its retention in a time- and dose-dependent manner. Proceedings. Biological sciences, 288(1942), 20202556. https://doi.org/10.1098/rspb.2020.2556
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona. A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética simples das classificações obtidas nos momentos de avaliação:
Descrição
Data limite
Ponderação
2 Testes de avaliação (30% cada)
05/11/25
03/12/25
60%
1 Trabalho de grupo teórico-prático com elaboração, apresentação e defesa
10/12/25
20%
Participação Ativa nas Aulas 20% Relativamente à participação nas aulas considerar-se-ão os seguintes critérios:
- Ausência na aula: 0 valores
- Presença na aula, mas sem participação ativa na mesma: 5-10 valores
- Participação na aula, mas sem cumprir as atividades propostas: 5-10 valores
- Participação ativa na aula, cumprindo parte das atividades propostas: 11-15
- Participação ativa na aula, cumprindo todas as atividades propostas: 15-18
- Participação ativa na aula, cumprindo de forma excecional as atividades propostas: 18-20.
A classificação final tem que ser > ou = a 9.5 valores.
Os estudantes que não obtenham aprovação poderão submeter-se a exame na época de recurso. O exame de recurso incidirá sobre a totalidade dos CP.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




