filmeu

Disciplina Atletismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC enquadra-se no 1º ciclo, e na área científica de Educação Física e Desporto, e segue as orientações dos Referenciais de Formação de Atletismo, da Federação Portuguesa de Atletismo, inseridos no Programa Nacional de Formação de Treinadores, do Instituto Português do Desporto e Juventude. A UC aborda os fundamentos teóricos e práticos de Atletismo, permitindo que os estudantes adquiram conhecimentos e competências fundamentais, que garantam a capacidade de conhecer, executar, e corrigir erros técnicos específicos. Desenvolvam a capacidade de compreensão dos diferentes modelos de ensino, e da transmissão de competências elementares para a criação e orientação de exercícios específicos que permitam trabalhar os principais problemas didáticos colocados no ensino do Atletismo. A capacidade de execução técnica e o entendimento das progressões metodológicas de ensino, são determinantes para o sucesso no planeamento e domínio do processo de ensino/aprendizagem desta modalidade.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos a abordar são: História e Evolução do Atletismo Enquadramento e Caracterização da Modalidade A Formação de Jovens Atletas Introdução ao Kids Athletics Organização de um Evento Programação Anual do treino infanto-juvenil O Desenvolvimento da Condição Física no Escalões de Formação Força Resistência Avaliação e Controlo de Treino Treino da Velocidade e Estafetas Treino Técnico de Base com Jovens Atletas Modelo Técnico da Corrida de Velocidade Treino de Velocidade e Estafetas Treino da Marcha Atlética Iniciação à Marcha Atlética Treino de Meio Fundo e Fundo Treino para as Provas de Meio Fundo e Fundo Treino das Barreiras Iniciação às Barreiras Treino dos Saltos Iniciação ao Salto em Altura Iniciação ao Salto em Comprimento Treino dos Lançamentos Iniciação ao Lançamento do Peso Iniciação ao Lançamento do Dardo Iniciação aos Lançamentos em Rotação
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos de aprendizagem (OA) são adquirir: 1.Conhecimentos e competências específicas para o ensino e treino, e respetivas metodologias; 2.Conhecimentos para o ensino de jogos preparatórios e adaptados; 3.Capacidade para executar e corrigir elementos técnico-táticos, individuais e coletivos, fundamentais nas diferentes disciplinas, sabendo fazer as principais técnicas das disciplinas abordadas, e respeitando os princípios inerentes à progressão no ensino, no treino e na competição; 4.Competências inerentes ao ensino e treino do atletismo em contexto escolar e desportivo, nomeadamente ao nível: do estabelecimento de objetivos e conteúdos; do uso de diferentes tipos e métodos de demonstração; da utilização de palavras-chave e feedbacks adequados para os diferentes níveis/escalões. 5.Capacidade para conceber planos de aula/treino adequados aos diferentes contextos e caraterísticas dos alunos, dos tempos de aula, dos materiais/infraestruturas disponíveis, e dos objetivos a atingir.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    As metodologias de ensino (ME) são: Aulas expositivas (ME1);Resolução de casos práticos (ME2);Visualização e discussão de vídeos (ME3);Pesquisa e análise de artigos científicos (ME4);Atividades em pequeno grupo (ME5); Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME6);Supervisão e análise em contexto real (ME7)
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Struder, H. K., Jonath, U., & Scholz, K. (2023). Track & Field: Training & Movement Science - Theory and Practice for All Disciplines. Meyer & Meyer Sport. Triani, F., & Telles, S. (2022). Guia prático de ensino do Atletismo: para escolas, centros de treinamento, projetos sociais e universidades. Autografia. Rius Sant, Joan. (2014) Metodología y Técnicas de Atletismo, Ed. Paidotribo. Federação Portuguesa de Atletismo (2012). Dossier do professor: fundamentos correr, saltar, lançar. Federação Portuguesa de Atletismo. Lisboa.
  • Avaliação

    Avaliação

    De acordo com o Artigo 20.º Especificidades aplicáveis a provas de exame de unidades curriculares com componente prática e teórica com independência na avaliação do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona, a unidade curricular possui distinção entre aulas teóricas e aulas práticas laboratoriais, com avaliação distinta em cada uma destas componentes. A ponderação da componente teórica é de 50% e da componente prática 50% na classificação final (estas percentagens podem estar somente na tabela).

    A aprovação à unidade curricular está condicionada ao cumprimento da condição de aprovação (nota superior a 9,5 valores ) a cada uma das componentes  (Artigo 31.º Classificação de unidades curriculares com componente prática e teórica). 

    Para efeitos de prova de exame, os estudantes podem condicionalmente aprovar a uma das componentes, prática laboratorial e/ou teórica, sendo-lhes exigido apenas que realizem a prova de exame correspondente à componente em que reprovaram em avaliação contínua.

    Diferentes instrumentos de avaliação serão utilizados: 1) provas escrita; 2) provas práticas; 3) Dossiers e tarefas de grupo ou individuais; 4) Assiduidade e participação nas aulas

    A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos momentos de avaliação. Para a aprovação a classificação final terá que ser > ou = a 9.5 valores.

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Teste escrito

    Assiduidade e participação na aula

    Consultar Moodle

    Consultar Moodle

    20%

    10%

    Prova de avaliação prática

    Consultar Moodle

    40%

    Dossier e Tarefas - Prova de avaliação teórica

    Consultar Moodle

    30%

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios