-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular (UC) preenche um importante espaço no âmbito das Atividades Físicas e Desportivas incluídas no currículo do 1.º Ciclo de Estudos. As "Lutas" sempre fizeram parte da vida e da cultura dos povos. O processo de transição para a via desportiva e a natural expansão de alguns Desportos de Combate (Luta e Judo) vieram dar-lhes acrescida importância. Os "Jogos de Luta" com regras, onde a integridade física do companheiro/adversário é "regra de ouro", passaram a ser vistos de outra forma. Está em causa o seu potencial educativo e formativo, não apenas pelas capacidades físicas e habilidades motoras específicas que desenvolvem, mas também pelos valores que transmitem. É neste contexto que esta UC promove uma formação mais eclética dos estudantes, apetrechando-os com recursos de elevada valência pedagógica, os quais concorrem para que possam ser melhores profissionais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1267-22933
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Aspetos histórico-antropológicos dos desportos de combate 1. Aspetos filosóficos e sócioculturais inerentes ao aparecimento e evolução histórica do Judo 2.Caracterização Fisiológica do Esforço dos desportos de combate II. Aspetos terminológicos e metodológicos do ataque e da defesa 1. Consolidação dos princípios, formas, fatores e fases do combate e sua interligação III. Fundamentos técnicos e tático-técnicos elementares dos desportos de combate IV. As regras oficiais do Judo e da Luta 1. Normas das respetivas organizações (e.g. federações nacionais e internacionais) V. A etiqueta: saudações, regras de segurança
-
Objetivos
Objetivos
A presente UC pretende fornecer conhecimentos de base atualizados e competências relativas ao ensino do Judo e Luta em diferentes contextos, a saber: 1) Conhecer os aspetos históricos e dimensão sociocultural dos Desportos de Combate e a sua evolução; 2) Dominar os aspetos terminológicos de base que permitam interpretar, compreender e analisar as características das técnicas fundamentais dos Desportos de Combate; 3) Compreender e dominar os gestos técnicos fundamentais e os princípios tático-técnicos específicos dos Desportos de Combate; 4) Dominar os aspetos regulamentares básicos específicos dos Desportos de Combate; 5) Saber caracterizar e distinguir os diferentes Desportos de Combate; 6) Cumprir as regras da segurança, respeitando a integridade física dos colegas (“regra de ouro”).
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME5).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Casado, G. (1990). 1000 ejercicios y actividades de lucha. Barcelona: Editorial Paidotribo. Kobaiashi, K (2014). Judo ilustrado - Kyu e Dan (2a ed.). Coimbra: ADJC/MinervaCoimbra Martins, P. (2010). Luta olímpica: O conhecimento pedagógico. Oeiras: FMH Edições. Veloso, R., Cachada, J., & Aranha, Á. (2010). Uma abordagem didáctica do judo: Ideias e sugestões de trabalho. Vila Real Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona. Diferentes instrumentos de avaliação serão utilizados: 1) provas escritas; 2) provas práticas;
A classificação final é determinada arredondando às unidades o valor da média aritmética ponderada das classificações obtidas nos momentos de avaliação. De acordo com o Artigo 20.º Especificidades aplicáveis a provas de exame de unidades curriculares com componente prática e teórica com independência na avaliação do Regulamento Geral de Avaliação da Universidade Lusófona, a unidade curricular possui distinção entre aulas teóricas e aulas práticas laboratoriais, com avaliação distinta em cada uma destas componentes.
A aprovação à unidade curricular está condicionada ao cumprimento da condição de aprovação a cada uma das componentes (Artigo 31.º Classificação de unidades curriculares com componente prática e teórica). Para a aprovação a classificação final terá que ser ≥ a 9.5 valores em todos os momentos de avaliação.
Os estudantes que não obtenham aprovação poderão submeter-se a exame na época de recurso. Para efeitos de prova de exame, os estudantes podem condicionalmente aprovar a uma das componentes, prática laboratorial e/ou teórica, sendo-lhes exigido apenas que realizem a prova de exame correspondente à componente em que reprovaram em avaliação contínua.
Descrição
Ponderação
Componente Teórica: Teste de avaliação (escrito)
40%
Componente Prática Laboratorial: Avaliação contínua - Judo e Luta
60%
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




