filmeu

Disciplina Ginástica

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Ginástica, enquadra-se no 1º ano da formação inicial do 1º Ciclo de estudos no âmbito da Educação Física e Desporto Escolar, área científica Educação Física e Desporto. Disponibiliza competências essenciais de base e transversais ao desempenho profissional, tendo como áreas de atuação e domínios de intervenção, do conhecimento, descrição, interpretação, aplicação e execução, no seio do sistema educativo, na matéria cultural referente - Ginástica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1 Bases e Fundamentos da Ginástica: elementos gímnicos de menor complexidade de abrangência nas diferentes disciplinas da Ginástica (Artística; Rítmica; Trampolim; Acrobática; Aeróbica); CP2.Enquadramento regulamentar; filosofia educacional e fundamentos da ginástica; Conceitos Gímnicos Básicos e Padrões do Movimento Gímnicos; CP3 Estrutura de sessão de treino/aula de Ginástica para crianças e jovens em idade escolar; aquecimento, progressões metodológicas de ensino e treino de capacidades Físicas; música e coreografia; formas de intervenção do professor e capacidade de reconhecer e corrigir erros técnicos, segurança na prática.
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer, interpretar e aplicar corretamente: OA1 os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos nas atividades de base da ginástica, com incidência na regulamentação, ajuizamento, conceitos básicos, aparelhos na ginástica e nomenclatura especifica nas áreas competitivas e não competitivas; OA2 as formas de intervenção do professor na conceção e aplicação de uma estrutura de sessão/aula de ginástica para crianças e jovens em idade escolar, com recurso a diferentes níveis de planeamento. OA3. Vivenciar práticas de habilidades gímnicas básicas, sem erros-tipo, incluindo equilíbrios de base, rotações, saltos gímnicos, elementos técnicos em grupo, exercícios de adaptação aos aparelhos da ginástica, fixos, moveis e portáteis.  OA4 Adquirir e aplicar conhecimentos referentes às progressões metodológicas, incluindo conhecimentos de preparação física geral e específica, música e coreografia, inerentes à execução correta dos elementos gímnicos abordados na didática da unidade curricular.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Araújo, C. (2002). Manual de ajudas em ginástica. Porto: Porto Editora. Araújo, C., Lebre, E. (2006). Manual de Ginástica Rítmica. Porto Editora. Federation international  Gymnastics (FIG). (2023) Gymnastics for all: world wide Galhardo, J., Azevedo, L.(2007). Fundamentos básicos da ginástica Acrobática Competitiva. Autores Associados. Moreira, J. & Araújo, C. (2004). Manual técnico e pedagógico de Trampolins. Porto: Porto Editora. Peixoto, C. (1993). Ginástica Desportiva. Lisboa: Edições FMH.  Peixoto, C. & Ferreira, V. (1993). A Ajuda Manual: Atitude corporal face ao executante. Lisboa: Edições FMH. Pomona, F. (2020). Gymnastics. ISBN 9786555175547  Russell, K. (2010). Basicgym. Fundamentos da Ginástica e literacia motora. 1ª Edição, Federação de Ginástica de Portugal.    
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação é contínua e é levada a cabo nos termos do RG de Avaliação da UL (Porto). A classificação final é determinada pela média aritmética ponderada das classificações obtidas nos momentos de avaliação: 4 momentos de avaliação da prática pedagógica em contexto real e contexto simulado-sessão aula - 15% cada e escrita global do semestre - 4 0 %. independentemente da avaliação em cada momento, é obrigatória a realização dos 4 momentos de avaliação prática + a avaliação teórica. A não realização de um destes momentos obrigatórios de avaliação, implica a não aprovação na disciplina.

    Para aprovação o aluno terá que ter no mínimo 9,5 valores. Os estudantes que não obtenham aprovação poderão submeter-se a exame na época de recurso. O exame de recurso incidirá sobre a totalidade dos CP.

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    4 momentos de avaliação Prática

    a determinar

    15%*4=60%

    Portfolio/Teste teórico de Avaliação

    15/12/2025

    40%

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios