-
Apresentação
Apresentação
Conhecimento das ocorrências mais paradigmáticas ocorridas em território internacional em matéria de proteção civil e socorro. Conhecimento específico que o potencie para uma resposta em contextos futuros. Capacidades de trabalho independente e de investigação do estudante, bem como competências ao nível da comunicação científica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP928-11812
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Identificação de casos paradigmáticos internacionais que à Proteção Civil respeitam: a. Análise prévia; b. Estudo aprofundado. 2. Investigação: pesquisa, tratamento e interpretação de resultados. 3. Elaboração de relatórios e preparação de um artigo científico. 4. Apresentação oral de conclusões e discussão de resultados.
-
Objetivos
Objetivos
Recolher informação, apresentar, analisar e discutir casos de proteção civil. Conhecer as ocorrências mais paradigmáticas ocorridas em território internacional em matéria de proteção civil. Habilitar e sensibilizar o estudante para o conhecimento específico, que o potenciem para uma resposta em contextos futuros. Reforçar as capacidades de trabalho independente e de investigação do estudante, bem como as suas competências ao nível da comunicação científica.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Modelo de ensino B-Learning, com um híbrido de aulas remotas síncronas (7 semanas) e aulas presenciais (8 semanas). Estratégias ativas de ensino-aprendizagem: PBL (Problem Based Learnig). Plataforma de e-learning: Moodle. Modelo de avaliação inclui a valorização da participação nas aulas e do trabalho semanal fora das aulas (pequenos exercícios para casa), para estímular uma dedicação contínua à UC. Apoio ao estudantes extra aulas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
UNDRO (1979). Natural Disasters and Vulnerability Analysis, Report of Expert Group Meeting 912 July 1979. Office of the United Nations Disaster Relief Coordinator, Geneva. Gaspar, J.L. (2001). Perigos naturais e mecanismos de resposta em situações de emergência. Acção de Formação de Protecção Civil. S. Miguel, Ponta Delgada, Outubro. Autoridade Nacional de Protecção Civil (2022). Cadernos Técnicos Prociv, Lisboa. Gouveia, J.B. (2022). Proteção Civil e Segurança Comunitária, Edições Almedina, ISBN 9789894004431, Lisboa. Outra bibliografia decorre dos casos de estudo realizados e resulta do contexto de pesquisa científica e documental que os estudantes devem realizar.
-
Avaliação
Avaliação
AVALIAÇÃO: Tipo contínua, com base em: participação nas aulas (10%), a realização de um mini-teste (40%), poster científico (10%) e um trabalho prático (40%). No caso de não aprovação ou desistência, o estudante fica admitido a exame final (100 %).
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação
40%
Poster científico
10%
Trabalho prático
40%
Participação nas aulas e trabalho de casa 10%
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




