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Apresentação
Apresentação
A disciplina de Introdução à Programação visa ministrar aos alunos conhecimentos básicos relativamente à utilização das plataformas informáticas Microsoft Excel e Matlab, utilizadas em larga escala em todos os setores de intervenção da Engenharia do Ambiente. Adicionalmente, a linguagem de programação subjacente à plataforma Matlab é ainda utilizada para ensinar aos alunos os conceitos básicos da programação. Trata-se da única disciplina do ciclo de estudos onde se ministram conceitos e técnicas de programação, que são necessários em várias outras disciplinas do curso (e.g. Física, Cálculo) e, subsequentemente, em toda a vida profissional dos alunos. Excel e Matlab são presentemente as plataformas mais utilizadas para automatizar as computações da Engenharia do Ambiente e os princípios de utilização e de programação aqui adquiridos podem ser também diretamente extrapolados a outras ferramentas informáticas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT39-2310
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Folhas de cálculo em Microsoft EXCEL Apresentação do ambiente de trabalho Introdução e manipulação de dados em folhas de cálculo Utilização de fórmulas Utilização de funções pré-definidas Referências absolutas e relativas Formatação e manipulação de dados Utilização de gráficos 2. Introdução ao ambiente MATLAB Variáveis Expressões matemáticas Gráficos de funções Vetores e matrizes 3. Programação através de scripts Input e output Expressões lógicas Condições if/else Ciclos for Ciclos while 4. Programação através de funções Funções vs scripts Argumentos, variáveis e retornos das funções Chamadas às funções MATLAB Boas práticas de programação no MATLAB 5. Competências desenvolvidas através do projeto por equipas Utilização da IA para redigir, otimizar e verificar código Interfaces gráficas em Matlab
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular tem os seguintes objectivos: - desenvolver a capacidade de utilização do programa de cálculo automático Microsoft Excel para tarefas computacionais básicas; - introduzir a plataforma computacional Matlab para a abordagem de problemas computacionalmente mais exigentes; - ensinar conceitos essenciais que sustentam a prática de programação na maioria das linguagens comuns e ilustrar a sua aplicação no ambiente Matlab; - aprender a utilizar a Inteligência Artificial para eficientizar o trabalho de programação.
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Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A atribuição de projetos complexos para realizar por equipas obriga os alunos a uma interação constante com o docente, fomentando a aprendizagem contínua
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bernardo, Maria do Rosário; Carrilho Negas, Mário; Isaías, Pedro - Excel aplicado. FCA Editora. 2013. ISBN:978-972-722-755-6 Chapman, Stephen - Essentials of MATLAB programming. Third edition, international. Australia, Brasil, Mexico :Cengage Learning, 2018. 492 p. ISBN:978-1-305-97071-7
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Avaliação
Avaliação
Projecto por equipas:
- consta da programação de um jogo no ambiente Matlab
- serão lançados temas para equipas de 3-4 alunos
- a escolha dos temas e a constituição das equipas são da responsabilidade dos alunos
- os projectos serão defendidos oralmente e testados por colegas
- a nota da equipa será a nota do seu elemento mais fraco
- um aluno pode ser expulso da equipa por unanimidade dos restantes elementos (e sem intervenção do docente)
- um aluno que sair (por vontade própria ou expulsão) da equipa receberá um tema individual
- o tema da equipa não será alterado por causa da saída de um elemento
- a alteração das equipas apenas se pode fazer até ao dia 15 de Dezembro
Provas de avaliação: frequências (F) e exames (E)
- provas práticas, no computador
- duração: 1h20m (F); 2h30 (E)
- serão efetuadas duas frequências
- haverá lugar a uma frequência adicional de recuperação, onde poderá ser repetida uma das frequências
- as frequências serão realizadas durante o tempo das aulas se houver suficientes estações de trabalho
- as frequências serão realizadas aos sábados se não houver suficientes estações de trabalho
A nota final é calculada da seguinte forma:
- avaliação contínua (AC): a média das frequências tem um peso de 70% da nota AC. A nota do projeto por equipas tem um peso de 30% da nota AC
- exame (E): a nota do exame pode pesar 100% da nota E ou 70% da nota E, com o projeto por equipas pesando 30% da nota E, conforme for mais favorável para cada aluno
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Mobilidade
Mobilidade
Sim




