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Disciplina Introdução à Programação

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Introdução à Programação visa ministrar aos alunos conhecimentos básicos relativamente à utilização das plataformas informáticas Microsoft Excel e Matlab, utilizadas em larga escala em todos os setores de intervenção da Engenharia do Ambiente. Adicionalmente, a linguagem de programação subjacente à plataforma Matlab é ainda utilizada para ensinar aos alunos os conceitos básicos da programação. Trata-se da única disciplina do ciclo de estudos onde se ministram conceitos e técnicas de programação, que são necessários em várias outras disciplinas do curso (e.g. Física, Cálculo) e, subsequentemente, em toda a vida profissional dos alunos. Excel e Matlab são presentemente as plataformas mais utilizadas para automatizar as computações da Engenharia do Ambiente e os princípios de utilização e de programação aqui adquiridos podem ser também diretamente extrapolados a outras ferramentas informáticas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Folhas de cálculo em Microsoft EXCEL Apresentação do ambiente de trabalho Introdução e manipulação de dados em folhas de cálculo Utilização de fórmulas Utilização de funções pré-definidas Referências absolutas e relativas Formatação e manipulação de dados Utilização de gráficos 2. Introdução ao ambiente MATLAB Variáveis Expressões matemáticas Gráficos de funções Vetores e matrizes 3. Programação através de scripts Input e output Expressões lógicas Condições if/else Ciclos for Ciclos while 4. Programação através de funções Funções vs scripts Argumentos, variáveis e retornos das funções Chamadas às funções MATLAB Boas práticas de programação no MATLAB 5. Competências desenvolvidas através do projeto por equipas Utilização da IA para redigir, otimizar e verificar código Interfaces gráficas em Matlab
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular tem os seguintes objectivos: - desenvolver a capacidade de utilização do programa de cálculo automático Microsoft Excel para tarefas computacionais básicas; - introduzir a plataforma computacional Matlab para a abordagem de problemas computacionalmente mais exigentes; - ensinar conceitos essenciais que sustentam a prática de programação na maioria das linguagens comuns e ilustrar a sua aplicação no ambiente Matlab; - aprender a utilizar a Inteligência Artificial para eficientizar o trabalho de programação.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A atribuição de projetos complexos para realizar por equipas obriga os alunos a uma interação constante com o docente, fomentando a aprendizagem contínua 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bernardo, Maria do Rosário; Carrilho Negas, Mário; Isaías, Pedro - Excel aplicado. FCA Editora. 2013. ISBN:978-972-722-755-6 Chapman, Stephen - Essentials of MATLAB programming. Third edition, international. Australia, Brasil, Mexico :Cengage Learning, 2018. 492 p. ISBN:978-1-305-97071-7  
  • Avaliação

    Avaliação

    Projecto por equipas:

    • consta da programação de um jogo no ambiente Matlab
    • serão lançados temas para equipas de 3-4 alunos
    • a escolha dos temas e a constituição das equipas são da responsabilidade dos alunos
    • os projectos serão defendidos oralmente e testados por colegas
    • a nota da equipa será a nota do seu elemento mais fraco
    • um aluno pode ser expulso da equipa por unanimidade dos restantes elementos (e sem intervenção do docente)
    • um aluno que sair (por vontade própria ou expulsão) da equipa receberá um tema individual
    • o tema da equipa não será alterado por causa da saída de um elemento
    • a alteração das equipas apenas se pode fazer até ao dia 15 de Dezembro

    Provas de avaliação: frequências (F) e exames (E)

    • provas práticas, no computador
    • duração: 1h20m (F); 2h30 (E)
    • serão efetuadas duas frequências 
    • haverá lugar a uma frequência adicional de recuperação, onde poderá ser repetida uma das frequências
    • as frequências serão realizadas durante o tempo das aulas se houver suficientes estações de trabalho
    • as frequências serão realizadas aos sábados se não houver suficientes estações de trabalho

    A nota final é calculada da seguinte forma:

    • avaliação contínua (AC): a média das frequências tem um peso de 70% da nota AC. A nota do projeto por equipas tem um peso de 30% da nota AC
    • exame (E): a nota do exame pode pesar 100% da nota E ou 70% da nota E, com o projeto por equipas pesando 30% da nota E, conforme for mais favorável para cada aluno

     

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