Disciplina Hidrologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Insere-se no conjunto de disciplinas que pretendem dotar os alunos de competências sobre os recursos hídricos (superficiais e subterrâneas), permitindo entender as bases dos recursos hídricos superficiais (Hidrologia) e subterrâneos (Hidrogeologia), no contexto do ciclo hidrológico.

    Compreender as características dinâmicas e químicas deste recurso no ciclo hidrológico, à superfície e em profundidade.

    Na disciplina, salienta-se a importância da utilização de uma linguagem técnica na vertente hidrológica e hidrogeológica e salienta-se a importância da ligação a outras áreas.

    É uma disciplina no ciclo de estudos que permite entender a importância dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, bem como as suas características em termos hidrodinâmicos e hidroquímicos, relacionando com a gestão sustentável deste recurso e com os riscos de contaminação. Unidade Curricular (UC) fundamental, que se interliga com as disciplinas de Química, Geologia Geral e Aplicada e Hidráulica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    TEÓRICA:

    Distribuição e importância dos recursos hídricos.

    O ciclo hidrológico. Balanços hidrológicos.

    A bacia hidrográfica.

    Precipitação.

    Evaporação/evapotranspiração.

    Processos e factores de escoamento superficial. Avaliação de hidrogramas de cheia e de caudais de ponta de cheia.

    Infiltração e circulação da água em substratos geológicos porosos: propriedades físicas, formações hidrogeológicas. Aplicação do teorema de Bernoulli, lei de Darcy e equação geral de fluxo da água subterrânea em meio poroso.

    Tipos de reservatórios de água subterrânea.

    Características F-Q de águas subterrâneas, representação gráfica.

    Normas de qualidade (legislação).

    PRÁTICA:

    Exercícios - Precipitação, ETP, escoamento superficial/balanços hidrológicos. Lei de Darcy e escoamento da água subterrânea. Captações: interpretação de ensaios de bombeamento, relacionar rebaixamentos/características hidráulicas de formações hidrogeológicas. Interpretação/representação gráfica de análises F-Q de águas (hidroquímica).

  • Objetivos

    Objetivos

    A disciplina tem como objectivo principal dar formação geral em recurso hídricos superficiais (Hidrologia) e subterrâneos (Hidrogeologia), no contexto do ciclo hidrológico e que os alunos dominem técnicas fundamentais para o estudo da hidrologia superficial e subterrânea.

    Adquirir conhecimentos e linguagem técnica na vertente hidrológica e hidrogeológica.

    Compreender o conceito de balanço hidrológico e bacia hidrográfica.

    Compreender os conceitos e processos associados ao ciclo hidrológico (precipitação, evaporação, evapotranspiração, infiltração, escorrência superficial, reservas subterrâneas, fluxos subterrâneos, captações, contaminação, perímetros de protecção, hidroquímica, ...).

    Desenvolver competências de independência na procura de informação.

    Desenvolver competências de trabalho em equipa.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    TEÓRICA:

    Aulas expositivas com apoio de apresentações em power-point, promovendo-se o debate dos conceitos.

    PRÁTICA:

    Exercícios sobre as temáticas leccionadas na teórica, com discussão. Técnicas de instrumentação/ferramentas informáticas de trabalho em hidrologia/hidrogeologia. Um (ou mais) trabalho(s) práticos (a definir).

     

    Avaliação:

    AVALIAÇÃO CONTÍNUA (AV):

    T(60%) - 2 testes ou 1 teste global

    P(40%) - exercícios e discussão do(s) trabalho(s) prático(s)

    Aprovação se nota, em cada componente >=9,5 valores.

    EXAME:

    Sem aprovação na AV deverá realizar exame final com componente T e P. Pode considerar-se para a nota da componente P, a obtida durante a avaliação contínua (parte prática) se esta for >=9,5 valores caso não seja o aluno deverá realizar o exame desta componente.

    Exame T (60%) e P (40%), aprovado se > = 10 values.

     

    Em cada teste ou exame o aluno pode ser chamado para uma prova oral, em qualquer circunstância e sem restrições, para confirmar a nota perante o docente.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Custodio, E.; Llamas, M.R. (1976). Hidrología Subterránea. Tomo I e II. OMEGA, Barcelona.

    Fetter, C.W. (1994). Applied Hydrogeology, Third Edition, Prentice-Hall, Inc., Upper Saddle River, New Jersey.

    Hipólito, J.R.; Vaz, A.C. (2014). Hidrologia e recursos hídricos.  Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia. IST Press.

    Jones, J.A.A. (1997). Global Hydrology: Processes, Resources and Environmental Management. Addison Wesley Longman Limited.

    Lencastre, A.; Franco, F.M. (2010). Lições de Hidrologia.  3.ª ed. Fund. Armando Lencastre.

    Linsley, M.K.; Paulhus, J. (1982). Hydrology for Engineers, McGraw-Hill.

    Serviço Cartográfico do Exército (1986) ¿ Manual de Leitura de Cartas. 239 p.

    Material de apoio da disciplina de Hidrologia (Moodle)

    Páginas da internet. Ex: GeoPortal (LNEG), APA, USEPA, Geology.com

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    Anabela Cruces

    A definir previamente com o docente

    Gabinete ou em sala a combinar

    Adelino Silva Soares

    A definir previamente com o docente

    Gabinete ou em sala a combinar

     

     

     

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