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Disciplina Hidrologia

  • Apresentação

    Apresentação

    Insere-se no conjunto de disciplinas que pretendem dotar os alunos de competências sobre os recursos hídricos (superficiais e subterrâneas), permitindo entender as bases dos recursos hídricos superficiais (Hidrologia) e subterrâneos (Hidrogeologia), no contexto do ciclo hidrológico.

    Compreender as características dinâmicas e químicas deste recurso no ciclo hidrológico, à superfície e em profundidade.

    Na disciplina, salienta-se a importância da utilização de uma linguagem técnica na vertente hidrológica e hidrogeológica e salienta-se a importância da ligação a outras áreas.

    É uma disciplina no ciclo de estudos que permite entender a importância dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos, bem como as suas características em termos hidrodinâmicos e hidroquímicos, relacionando com a gestão sustentável deste recurso e com os riscos de contaminação. Unidade Curricular (UC) fundamental, que se interliga com as disciplinas de Química, Geologia Geral e Aplicada e Hidráulica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    TEÓRICA:

    Distribuição e importância dos recursos hídricos.

    O ciclo hidrológico. Balanços hidrológicos.

    A bacia hidrográfica.

    Precipitação.

    Evaporação/evapotranspiração.

    Processos e factores de escoamento superficial. Avaliação de hidrogramas de cheia e de caudais de ponta de cheia.

    Infiltração e circulação da água em substratos geológicos porosos: propriedades físicas, formações hidrogeológicas. Aplicação do teorema de Bernoulli, lei de Darcy e equação geral de fluxo da água subterrânea em meio poroso.

    Tipos de reservatórios de água subterrânea.

    Características F-Q de águas subterrâneas, representação gráfica.

    Normas de qualidade (legislação).

    PRÁTICA:

    Exercícios - Precipitação, ETP, escoamento superficial/balanços hidrológicos. Lei de Darcy e escoamento da água subterrânea. Captações: interpretação de ensaios de bombeamento, relacionar rebaixamentos/características hidráulicas de formações hidrogeológicas. Interpretação/representação gráfica de análises F-Q de águas (hidroquímica).

  • Objetivos

    Objetivos

    A disciplina tem como objectivo principal dar formação geral em recurso hídricos superficiais (Hidrologia) e subterrâneos (Hidrogeologia), no contexto do ciclo hidrológico e que os alunos dominem técnicas fundamentais para o estudo da hidrologia superficial e subterrânea.

    Adquirir conhecimentos e linguagem técnica na vertente hidrológica e hidrogeológica.

    Compreender o conceito de balanço hidrológico e bacia hidrográfica.

    Compreender os conceitos e processos associados ao ciclo hidrológico (precipitação, evaporação, evapotranspiração, infiltração, escorrência superficial, reservas subterrâneas, fluxos subterrâneos, captações, contaminação, perímetros de protecção, hidroquímica, ...).

    Desenvolver competências de independência na procura de informação.

    Desenvolver competências de trabalho em equipa.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia utilizada consiste no método activo colocando o aluno como ponto central no processo de aprendizagem. As aulas utilizam um método combinado expositivo/interrogativo recorrendo a metodologias de aprendizagem ativa: brainstorming, role play, etc. Nos temas abordados é incluída a análise de Estudo de Caso, incentivando a discussão entre pares e a resolução de problemas. Este processo permitirá aos alunos desenvolverem pensamento crítico, aumentando a sua capacidade de resolução de problemas. Pode recorrer-se a metodologias de “aulas invertidas”, “Ensino de pares” e “Feedback dos colegas”.

    Se existir a oportunidade será feita uma saída técnica que permitirá a aprendizagem em regime não-formal.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Custodio, E.; Llamas, M.R. (1976). Hidrología Subterránea. Tomo I e II. OMEGA, Barcelona.

    Fetter, C.W. (1994). Applied Hydrogeology, Third Edition, Prentice-Hall, Inc., Upper Saddle River, New Jersey.

    Hipólito, J.R.; Vaz, A.C. (2014). Hidrologia e recursos hídricos.  Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia. IST Press.

    Jones, J.A.A. (1997). Global Hydrology: Processes, Resources and Environmental Management. Addison Wesley Longman Limited.

    Lencastre, A.; Franco, F.M. (2010). Lições de Hidrologia.  3.ª ed. Fund. Armando Lencastre.

    Linsley, M.K.; Paulhus, J. (1982). Hydrology for Engineers, McGraw-Hill.

    Serviço Cartográfico do Exército (1986) ¿ Manual de Leitura de Cartas. 239 p.

    Material de apoio da disciplina de Hidrologia (Moodle)

    Páginas da internet. Ex: GeoPortal (LNEG), APA, USEPA, Geology.com

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