filmeu

Disciplina Elementos de Engenharia Mecânica

  • Apresentação

    Apresentação

    Aprender a aplicar a Mecânica como ferramenta na análise de sistemas de engenharia, desenvolvendo as suas capacidades de estudo de sistemas de múltiplos componentes, de modo racional e coerente, transmitindo os conceitos da mecânica dos corpos rígidos, que podem ser utilizados para modelar de uma forma correcta e adequada os sistemas reais ou os seus componentes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Pincipios Gerais: Mecânica, conceitos fundamentais, unidades de medida, SI de unidades, cálculos numéricos, procedimentos gerais de análise.
    CP2. Vetores de Força: escalares e vetores, operações vetoriais, adição vetorial de forças, vetores cartesianos, vetores posição, produto escalar.
    CP3. Equilibrio de uma Partícula: condição de equilibrio, diagrama do corpo livre, sistemas de forças coplanares e tridimensionais.
    CP4. Resultantes de um sistema de forças: momento de uma força, produto vetorial, o principio doscmomentos, momento de um binário, simplificação.
    CP5. Equilibrio de um Corpo Rígido: condições de equilibrio, diagrama de corpo livre, equações de equilibrio, determinação estática.
    CP6. Análise Estrutural: treliças, métodos dos nós e das seções, estruturas e máquinas.
    CP7. Forças Internas: equações e diagramas de esforço cortante e momento fletor, relações com carga distribuída.
     

  • Objetivos

    Objetivos

    Tendo como objectivo fundamental, o de habilitar o aluno a ser capaz de a partir de estruturas ou sistemas mecânicos reais, submetidos a esforços, criar modelos de corpo livre que descrevam o seu comportamento mecânico em equilíbrio estático, enumeram-se os seguintes objetivos de aprendizagem (OA):
    OA1. Transmitir aos alunos os conhecimentos da mecânica dos corpos rígidos e que podem utilizar para modelar os sistemas reais ou os seus componentes.
    OA2. Compreender e saber aplicar as condições de equilíbrio da estática em componentes estruturais e de sistemas mecânicos.
    OA3. Proceder à análise de estruturas reticuladas.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • R. C. Hibbeler, Mecânica para Engenharia - Estática, 12ed. Pearson, 2011
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios