filmeu

Disciplina Engenharia de Métodos

  • Apresentação

    Apresentação

    Engenharia de Métodos é o sector da Engenharia e Gestão Industrial que se preocupa com o planeamento dos métodos de trabalho e operações de forma a tornar os meios de produção mais eficientes. Esta UC é essencial para a aquisição de conhecimentos e práticas de análise e gestão de sistemas, operações, processos e tarefas industriais. O seu domínio deve ser considerado uma competência chave para um licenciado em EGI. A UC abre portas ao posterior desenvolvimento de competências e conhecimentos das áreas da gestão de operações, cadeia de abastecimento, qualidade, e melhoria conti¿nua.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Engenharia de Métodos
    2. Sistemas e Operações
      1. Gestão estratégica das operações
      2. Gestão quantitativa das Operações (capacidade, produtividade, etc...) 
      3. Gestão da cadeia de abastecimento
      4. Gestão de projetos (e pessoas)
    3. Processos
      1. Análise de processos
      2. Conceção e seleção de processos 
    4. Trabalho
      1. Ergonomia e estudo do trabalho, tempos e movimentos
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos de aprendizagem desta UC incluem: Compreender o intuito e a importância da Engenharia de Métodos, assim como os conceitos de sistema, operações, processo e trabalho ou tarefa; Ser a capaz de analisar, estratégica e quantitativamente, operações, processos e tarefas; Conhecer as diferentes ferramentas, métodos, e filosofias disponíveis para a realização destas análises, e integrar os resultados para tomar decisões; Compreender os diferentes fatores que influenciam o sucesso estratégico de uma organização, da gestão das operações aos fatores humanos da produção.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O método expositivo é adotado para apresentar os conteúdos programéticos através de exemplos práticos, combinando com uma componente interativa/participativa dos alunos na resolução de exercícios e estudos de caso, com multiplos elementos na avaliação contínua. Este método pode evoluir para um método hibrido, potenciando uma adequação dos diferentes ritmos de aprendizagem e trabalho, e diversificando os conteúdos curriculares para abrangerem os temas da atualidade.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Jacobs, F., Chase, R. (2018). Operations and supply chain management . New York: McGraw-Hill
    • Heizer, J., Render, B., & Munson, C. (2017). Operations Management Sustainability and Supply Chain Management, Pearson

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios