-
Apresentação
Apresentação
Engenharia de Métodos é o sector da Engenharia e Gestão Industrial que se preocupa com o planeamento dos métodos de trabalho e operações de forma a tornar os meios de produção mais eficientes. Esta UC é essencial para a aquisição de conhecimentos e práticas de análise e gestão de sistemas, operações, processos e tarefas industriais. O seu domínio deve ser considerado uma competência chave para um licenciado em EGI. A UC abre portas ao posterior desenvolvimento de competências e conhecimentos das áreas da gestão de operações, cadeia de abastecimento, qualidade, e melhoria contínua.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT41-13549
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução à Engenharia de Métodos Sistemas e Operações Gestão estratégica das operações Gestão quantitativa das Operações (capacidade, produtividade, etc...) Gestão da cadeia de abastecimento Gestão de projetos (e pessoas) Processos Análise de processos Conceção e seleção de processos Trabalho Ergonomia e estudo do trabalho, tempos e movimentos
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos de aprendizagem desta UC incluem: Compreender o intuito e a importância da Engenharia de Métodos, assim como os conceitos de sistema, operações, processo e trabalho ou tarefa; Ser a capaz de analisar, estratégica e quantitativamente, operações, processos e tarefas; Conhecer as diferentes ferramentas, métodos, e filosofias disponíveis para a realização destas análises, e integrar os resultados para tomar decisões; Compreender os diferentes fatores que influenciam o sucesso estratégico de uma organização, da gestão das operações aos fatores humanos da produção.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
O método expositivo é adotado para apresentar os conteúdos programéticos através de exemplos práticos, combinando com uma componente interativa/participativa dos alunos na resolução de exercícios e estudos de caso, com multiplos elementos na avaliação contínua. Em complemento, serão aplicadas abordagens de gamificação sobre alguns dos conteudos programticos (e.g. beer game), assim como aprendizagem baseada em problemas e aulas invertidas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Jacobs, F., Chase, R. (2018). Operations and supply chain management . New York: McGraw-Hill Heizer, J., Render, B., & Munson, C. (2017). Operations Management Sustainability and Supply Chain Management, Pearson
-
Avaliação
Avaliação
Para poder realizar os elementos de avaliação é obrigatório garantir a respetiva inscrição regularizada com a devida antecedência (por exemplo, exame de recurso ou época especial). Em relação à componente de trabalhos/exercícios em Avaliação Contínua, a avaliação dos mesmos é efetuada exclusivamente através de discussão/apresentação em aula, sendo divulgados e disponibilizados no Moodle antecipadamente para os alunos efetuarem a preparação autónoma dos mesmos. Caso o aluno não compareça na respetiva aula, a classificação atribuída a esse trabalho/exercício é de zero valores. A aprovação da UC em Avaliação Contínua tem como condição obrigatória que a média aritmética nas notas dos Testes de avaliação seja igual ou superior a 8,0 valores. Caso tal não se verifique, a nota final do aluno corresponderá exclusivamente à média aritmética das notas obtidas nos Testes de avaliação. Será agendada no final do período letivo uma prova de avaliação extraordinária e opcional para recuperação da classificação de um dos testes de avaliação. Os alunos não aprovados por Avaliação Contínua podem fazer um exame final na época de recurso (ou especial caso aplicável). Em qualquer dos cenários, em caso de nota final superior a 17 valores, o aluno será submetido a prova oral para confirmação da avaliação. Caso o aluno prescinda da mesma, a avaliação final será 17 valores. Os detalhes do método de avaliação serão apresentados aos alunos na primeira aula do semestre, sendo as datas dos elementos de avaliação acordadas em aula com os alunos, dentro do calendário regulamentar.
Em qualquer avaliação, o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. No caso de trabalhos de grupo, todos os membros são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em caso de suspeita ou evidência de qualquer tipo de fraude, será aplicado um exame oral, em qualquer circunstância e sem restrições, para confirmação de qualquer nota de avaliação de trabalho, teste ou exame de recurso/época especial. Numa avaliação oral, o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Descrição
Data limite
Ponderação
Avaliação contínua Teste de avaliação 1
TBD
40%
Teste de avaliação 2
TBD
40%
Discussão de trabalhos/exercícios em aula + Participação em aula
TBD
20%
Exame Época de Recurso/Época Especial (caso cumpra critérios) TBD 100%
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




