-
Apresentação
Apresentação
Estudo do movimento do ponto material, de sistemas de partículas e do corpo rígido: aplicação da cinemática, das Leis de Newton e da energia mecânica. Entendimento prático dos princípios gerais e aplicação a sistemas físicos simples. Pretende-se que alunos adquiram as seguintes competências básicas: Conhecimento aprofundado do S.I. de unidades e verificação da coerência dimensional de equações/modelos; estudo cinemático de movimentos simples e compostos na reta, no plano e no espaço; estabelecimento de relações entre o movimento e as suas causas; domínio do conceito de energia, das várias formas de energia e de balanços de energia e estudo do movimento dos corpos rígidos. Pretende-se ainda fazer uma introdução ao movimento periódico e ondas materiais. Considera-se fundamental que o domínio e compreensão teórica e prática de algumas situações mecânicas simples, seja complementado e concretizado através de ações de visualização e demonstração laboratorial.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT41-1994
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Análise dimensional. Cálculo vetorial Cinemática Movimento retilíneo Movimento no plano/espaço. Projéteis. Movimento circular Dinâmica Leis de Newton. Aplicações das Leis de Newton Estudo do Movimento Harmónico Simples Trabalho e Energia Trabalho, Energia Cinética Forças Conservativas, Energia Potencial. Conservação da Energia Energia em sistemas não conservativos Sistemas de partículas Centro de massa Conservação do momento linear. Colisões Momento Angular. Conservação do momento angular Cinemática e Dinâmica do Corpo Rígido Movimento de rotação em torno de eixo fixo. Energia e Momento de inércia Dinâmica de rotação. Estática. Introdução às ondas materiais Ondas Longitudinais e Transversais Equação de onda Sobreposição de ondas: Ondas harmónicas Ondas sonoras Aulas práticas com uso de programas Matlab para demonstração dos conceitos teórico. Estudo laboratorial de Forças: (1)Força elástica (2) Pêndulo simples e M.H.S.(3)Força de atrito estático
-
Objetivos
Objetivos
Estudo do movimento do ponto material, de sistemas de partículas pontuais e de corpo rígido: aplicação das equações da cinemática, das Leis de Newton e da energia mecânica. Entendimento prático dos princípios gerais e aplicação a sistemas físicos simples.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Nas aulas da componente teórica, para além de serem introduzidos os conceitos e relações fundamentais em cada capítulo, são analisadas "Questões-tipo" que ilustram algumas aplicações práticas relacionadas com os conceitos ou relações discutidos anteriormente. Todos os capítulos trabalhados nas aulas teóricas e teórico-práticas são trabalhadas também do ponto de vista laboratorial para que os alunos visualizem e concretizem conceitos e relações entre grandezas bem como trajetórias. No que respeita à aplicação prática e domínio do processo de resolução de problemas concretos, os alunos são desafiados a resolver em sala de aula um conjunto conhecido de exercícios propostos e os que não forem resolvidos em sala de aula devido a diferentes velocidades de execução, podem ser resolvidos pelos estudantes em casa e entregues para correção
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Fishbane P., Gasiorowicz S., Thornton S. (2004). Physics for Scientists and Engineers (3rd Ed.). Benjamin Cummings. ISBN 10-0131420941 Serway R.A., Jewett J.W. (2018). Physics for Scientists and Engineers (10th Ed.). Cengage Learning inc. ISBN 9781337553278 Guerra C., Nogueira J., Pinto J. P., Física, (Notas apoio às aulas da disciplina) - disponível na plataforma e-learning Halliday D., Resnick R., Walker J. (2021). Fundamentals of Physics (12th Ed.). John Wiley & Sons inc. ISBN 978-1-119-77351-1
-
Avaliação
Avaliação
O processo ensino-aprendizagem é desenvolvido ao longo das 15 semanas em aulas teóricas (2h), teórico-práticas (2h) e aulas laboratoriais (1h), que se complementam. Nas aulas práticas/laboratoriais os estudantes realizam projetos experimentais e virtuais para demonstração dos conceitos estudados nas outras duas componentes.
1)AVALIAÇÃO CONTÍNUA :
A avaliação contínua é feita durante todo o semestre contabilizando 3 componentes com diferentes ponderações:
Avaliação da componente Teórica/Teórico-prática (70%) + Avaliação da componente Prática (15%) + Avaliação do Trabalho Autónomo (15%).
1.1. - AVALIAÇÃO TEÓRICA/Teórica-Prática (70%): 3 Testes distribuídos pelo semestre. Todos os alunos com nota igual ou superior a 7 valores farão uma prova oral complementar a cada teste. A nota da componente (T) é dada pela Média ponderada das 3 provas escritas (40%) e das 3 provas orais (60%) e tem ponderação de 80% para a nota final da uc. Caso a nota média dos 3 testes seja inferior a 8,0 valores ou a nota de cada teste seja inferior a 6 valores, os estudantes têm de realizar uma prova global equivalente aos 3 testes ou a recuperação de 1 ou de 2 dos testes.
1.2. - AVALIAÇÃO PRÁTICA (15%): Elaboração de mini-relatórios das experiências laboratoriais/virtuais realizadas e discussão oral destes. A avaliação é contínua e baseada no trabalho individual realizado durante as aulas e na nota dos relatórios e apresentação que são realizados em grupo. A nota desta componente resulta da ponderação: 45% para a nota dos relatórios escritos e 55% para a nota da discussão oral.
1.3. - TRABALHO AUTÓNOMO (15%): Resolução de exercícios propostos durante o semestre e/ou outros desafios e trabalhos propostos aos alunos durante o semestre (trabalhos de grupo, quizzes, aulas invertidas, etc). Todos os trabalhos de grupo são apresentados oralmente. A componente de trabalho autónomo contribui com 15% para a nota final da UC distribuída do seguinte modo: Componente escrita dos trabalhos 2,5%; Resolução de problemas ou Quizes
propostos 2,5% e componente oral dos trabalhos 10%.Requisito para aprovação à UC por avaliação contínua:
Aprovação na UC se a Média ponderada das 3 componentes da Avaliação contínua for maior ou igual a 10 valores, desde que a média das frequências seja igual ou superior a 8,0 e nenhum dos testes seja inferior a 6 valores.
2)EXAME DE RECURSO:
Exame escrito complementado com uma prova oral para notas iguais ou superiores a 9 valores. O exame escrito tem ponderação 40% e a prova oral tem ponderação 60% tal que o exame e correspondente oral correspondam a uma Ponderação de 100%. Aprovação para notas maiores ou igual a 10 valores.
3 Testes Escritos- Componente para Avaliação contínua T/TP
(1º teste + oral) - 10 / 03 / 2026
(2º teste + oral) - 28 / 04 / 2026(3º teste + oral) - 02 / 06 /2026
Ponderação: (1/3 x 70% cada teste+oral)
Frequência Global equivalente aos 3 testes e correspondente oral - Componente para Avaliação contínua T/TP
Data a definir no início da pausapedagógica
Ponderação: 70%
Componente para Avaliação contínua: Trabalho Autónomo
Ponderação 15%
Nota Prática de Laboratório - Componente para avaliação contínua Aulas Práticas
Ponderação 15%
Exame de Recurso escrito e correspondente oral
Ponderação 100%
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




