filmeu

Disciplina Controlo de Qualidade

  • Apresentação

    Apresentação

    O objectivo principal desta unidade curricular é o de transmitir aos alunos um conjunto amplo de conhecimentos na domínio da Qualidade, nomeadamente nos tópicos relacionados com o Controlo da Qualidade. Pretende-se que os alunos aprendam e apliquem técnicas e metodologias de controlo estatístico da Qualidade que permitem monitorizar e melhorar processos produtivos e industriais. Os domínios de intervenção da unidade curricular dão oportinidade aos estudantes de aprenderem como resolver problemas de uma forma estruturada através da aplicação de ferramentas da Qualidade, de analisar dados obtidos por eperimentação que servirão para optimizar o desempenho de processos e a conformidade de produtos, ou até de medir e monitorizar a estabilidade de processos e a sua capacidade ou aptidão para cumprir os requisitos dos clientes.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Ferramentas da Qualidade:
      • 7 ferramentas fundamentais.
      • 7 ferramentas de planeamento e gestão.
      • Ferramentas da criatividade.
    2. Estatística descritiva e inferência estatística.
    3. Testes de Hipóteses e Análise de Variância (ANOVA):
      • Testes para 1 e 2 amostras.
      • Testes para a média.
      • Testes para a variância.
      • Testes para proporções.
      • One-way ANOVA.
      • Two-way ANOVA.
    4. Desenho de Experiências (DOE):
      • Desenho factorial completo com vários factores com 2 níveis cada factor.
      • Desenho factorial completo sem replicação.
      • Desenho factorial fraccionado.
    5. Controlo Estatístico do Processo (SPC):
      • Cartas de controlo de Shewhart para variáveis contínuas.
      • Cartas de controlo de Shewhart para atributos.
      • Construção e análise das cartas de controlo.
      • Causas comuns versus causas especiais de variação.
      • Estudos de capacidade do processo.
    6. Seis Sigma
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que, no final da leccionação da disciplina de Controlo da Qualidade, os alunosdemonstrem capacidades e competências que lhes permita:

    • Compreender as complementaridades entre as actividades de planeamento, controlo e melhoria da Qualidade.
    • Conhecer o leque de ferramentas da Qualidade, sua aplicabilidade e como se articulam.
    • Reconhecer a importância da tomada de decisão baseada em factos e como a utilização de métodos estatísticos pode contribuir para tal.
    • Aplicar as metodologias de Desenho de Experiências e compreender a sua importância, nomeadamente no modo como pode ser utilizado para reduzir a variabilidade dos processos.
    • Aplicar o Controlo Estatístico do Processo (SPC), distinguir causas comuns de variação das causas especiais de variação, sabendo interligar o SPC com a realização de Estudos de Capacidade.
    • Utilizar a abordagem Seis Sigma e a metodologia DMAIC (Define, Measure, Analyze, Improve, Control).
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Realização de seminários e/ou visitas em ambiente empresarial.

    Realização de workshops com os alunos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Montgomery, Douglas - Introduction to Statistical Quality Control. 7th Edition.New Jersey :Wiley, 2019. ISBN: 978-1-118-14681-1
    • Pereira, Zulema e Requeijo, Fernando - Qualidade: Planeamento e Controlo Estatístico de Processos. Lisboa :Prefácio, 2008. ISBN: 9789898022653

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios