filmeu

Disciplina Microeletrónica

  • Apresentação

    Apresentação

    Com esta disciplina pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos avançados sobre circuitos electrónicos integrados analógicos e digitais, desde o seu funcionamento e a sua descrição funcional, até às máscaras de fabrico de semicondutores.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. LÓGICA BIPOLAR - Inversor básico BJT, RTL, DTL, TTL; Circuitos lógicos ECL, PECL, LVPECL. 2. LÓGICA MOS - Lógica e portas lógicas CMOS. Variantes. Portas de passagem. Matrizes programáveis. 3. TECNOLOGIA DE FABRICO CMOS - Máscaras, regras de desenho. Parâmetros e desempenho. 4. PROJECTO DE CIRCUITOS VLSI - Estruturas de lógica dinâmica. Macroblocos: somadores, multiplicadores, matrizes de memória e lógica programável. 5. BLOCOS FUNCIONAIS ANALÓGICOS ¿ Amplificadores, osciladores, comparadores, Schmitt triggers , VCO, misturadores, PLLs. 6. CONVERSORES DIGITAIS-ANALÓGICOS E ANALÓGICO-DIGITAIS (D/A, A/D) - Condicionamento de sinais analógicos. Circuitos S&H. Parâmetros de avaliação de conversores. Arquitecturas de conversores A/D e D/A. 7. CONVERSORES ESTÁTICOS DE POTÊNCIA. - Conversores do tipo AC/DC e DC/DC. Circuitos electrónicos de regulação e comando.
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer os circuitos electrónicos integrados analógicos e digitais, desde a sua descrição funcional até às máscaras de fabrico de semicondutores. Uso de ferramentas informáticas auxiliares para projecto e avaliação de células digitais e de blocos funcionais analógicos. Conceitos de conversores estáticos de potência e electrónica de regulação e comando. Com o intuito de cimentar os conhecimentos adquiridos e permitir uma análise mais abrangente, é promovido o uso de ferramentas informáticas auxiliares para projecto e avaliação de células digitais e de blocos funcionais analógicos.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Para suportar o processo de ensino-aprendizagem, nas aulas teóricas são feitas inúmeras referências a casos de uso em âmbito industrial, de forma a ilustrar de forma cabal casos de uso da matéria teórica. Nas aulas laboratoriais, são utilizadas ferramentas de simulação e de apoio ao projeto de circuitos eletrónicos, posteriormente ilustrados com a ajuda de exemplos acabados de aplicação em ambiente industrial. É também promovida a consulta de diversos sites relevantes, bem como a promoção de visitas de estudo no âmbito da UC.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Macedo, Filipe - Apontamentos teóricos das aulas de Microelectrónica Sedra, Adel S., Smith, K. C. - Microelectronic Circuits. Sixth Edition. Oxford University Press, 2009  
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo):

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Testes de avaliação (individual)

    a definir

    60%

    Trabalhos de Laboratório (em grupo)

    a definir

    40%

     

     

     

     

    A Unidade Curricular é avaliada de acordo com as seguintes componentes:

    • Prova Teórica (ET);
    • Média aritmética dos Trabalhos de Laboratório (TL), com discussão em aula.

    A nota final em avaliação contínua (NF) na disciplina é obtida segundo a fórmula:

    • NF = (0,6 x ET) + (0,4 x TL), com ET >= 10 Valores, TL >= 10 Valores

    Todos os Trabalhos de Laboratório serão alvo de discussão em aula, com um peso de 60% na classificação desse trabalho, sendo que o relatório escrito tem um peso de 40% na classificação final do mesmo.

    Haverá um exame prático (peso de 40%), em data a acordar, para os alunos que não tenham obtido aproveitamento em avaliação contínua, à componente prática.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios