filmeu

Disciplina Projeto em Energia e Potência I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta é uma UC que se reveste de um perfil diferente das restantes unidades curriculares ministradas na
    licenciatura pelo seu cariz essencialmente prático, enquadrado num problema específico, com objectivos
    e especificações particulares, para o qual se pretende que os alunos desenvolvam, projectem,
    optimizem e validem soluções tangíveis, através de trabalho autónomo e colectivo de investigação.
    Como o nome indica, as áreas privilegiadas onde se desenrolam os projectos são as áreas da energia e
    de sistemas electrónicos de potência, embora o espectro abrangido se estenda obviamente também a
    todas as áreas da engenharia electrotécnica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    Possíveis tópicos analisados nas aulas e de possível desenvolvimento nos projetos:

    1. Aspectos básicos do processamento de energia
    2. Dimensionamento, controlo e simulação de sistemas de energia e de potência
    3. Dimensionamento de redes alimentadas por energias renováveis.
    4. Projecto de instalações eléctricas em edifícios
    5. Projecto de postos eléctricos de transformação
    6. Projecto de sistemas de transferência de energia sem fios.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos definidos para unidade curricular de Projecto em
    Energia e Potência I são os seguintes:


    A - Desenvolver a capacidade de projecto em sistemas eléctricos de energia e potência, nomeadamente
    nas áreas de sistemas de energia, electrónica de potência, electrónica industrial, accionadores
    electrónicos, máquinas eléctricas, filtros activos de potência, conversores de interface entre fontes de
    energia renováveis e a rede eléctrica e instalações eléctricas.
    B - Estimular a capacidade de pesquisa e análise de soluções existentes nos domínios da engenharia
    em energia e potência, assim como desenvolver a capacidade crítica dos alunos face às soluções
    desenvolvidas e à respectiva interpretação dos resultados.
    C - Desenvolver a sensibilidade dos alunos para as problemáticas da qualidade de energia, eficiência
    energética e distorção harmónica, entre outras.
     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem, são usadas projecções de slides, software de simulação da área da electrotécnica e projecção de vídeos demonstrativos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Nesta unidade curricular fomenta-se a capacidade dos alunos para a recolha de materiais bibliográficos.
    Para além dos materiais recolhidos pelos alunos, são ainda sugeridos alguns materiais didácticos,
    nomeadamente publicações e artigos científicos, de acordo com os projectos específicos de cada grupo.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios