filmeu

Disciplina Projeto em Energia e Potência II

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta é uma UC que se reveste de um perfil diferente das restantes unidades curriculares ministradas na licenciatura pelo seu cariz essencialmente prático, enquadrado num problema específico, com objectivos e especificações particulares, para o qual se pretende que os alunos desenvolvam, projectem, optimizem e validem soluções tangíveis, através de trabalho autónomo e colectivo de investigação.

    Como o nome indica, as áreas privilegiadas onde se desenrolam os projectos são as áreas da energia e de sistemas electrónicos de potência, embora o espectro abrangido se estenda obviamente também a todas as áreas da engenharia electrotécnica.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Possíveis tópicos analisados nas aulas e de possível desenvolvimento nos projetos:

    1. Aspectos básicos do processamento de energia
    2. Dimensionamento, controlo e simulação de sistemas de energia e de potência
    3. Projecto de instalações eléctricas em edifícios
    4. Projecto de postos eléctricos de transformação
    5. Projecto de linhas eléctricas
    6. Distorção harmónica e filtros activos de potência
    7. Desenvolvimento e acompanhamento do projecto
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objectivos surgem na continuação dos que foram definidos para unidade curricular de Projecto em Energia e Potência I.

    A - Desenvolver a capacidade de projecto em sistemas eléctricos de energia e potência, nomeadamente nas áreas de sistemas de energia, electrónica de potência, electrónica industrial, accionadores electrónicos, máquinas eléctricas, filtros activos de potência, conversores de interface entre fontes de energia renováveis e a rede eléctrica e instalações eléctricas.

    B - Estimular a capacidade de pesquisa e análise de soluções existentes nos domínios da engenharia em energia e potência, assim como desenvolver a capacidade crítica dos alunos face às soluções desenvolvidas e à respectiva interpretação dos resultados.

    C - Desenvolver a sensibilidade dos alunos para as problemáticas da qualidade de energia, eficiência energética e distorção harmónica, entre outras.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem, são usadas projecções de slides, software de simulação da área da electrotécnica e projecção de vídeos demonstrativos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Nesta unidade curricular fomenta-se a capacidade dos alunos para a recolha de materiais bibliográficos.

    Para além dos materiais recolhidos pelos alunos, são ainda sugeridos alguns materiais didácticos, nomeadamente publicações e artigos científicos, de acordo com os projectos específicos de cada grupo.

     

    In this curricular unit, the students' ability to collect bibliographic materials is encouraged.

    In addition to the materials collected by the students, some didactic resources, such as publications and scientific papers, are also suggested according to each group specific project.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios