filmeu

Disciplina Análise de Circuitos

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta é a primeira disciplina de análise de circuitos. Assim, pretende dotar o aluno dos conhecimentos fundamentais de análise de circuitos, que possibilitem a análise e avaliação de comportamento e projeto de circuitos elétricos e eletrónicos simples. Também procura dar a conhecer as diversas técnicas e teoremas para analise de qualquer circuito RLC, utilizando corrente continua e alternada. Introduz também os amplificadores operacionais e os circuitos magnéticos simples.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Tensão, corrente, resistência, energia e potência. Diferença potencial, Fontes de Tensão, Corrente independentes e dependentes.
    2. Circuitos resistivos. Lei de Ohm. Associação resisência. Transformação de Fontes. Leis de Kirchhoff. Teorema da Sobreposição. Teoremas de Thévenin e Norton. Máxima Transferência de Potência. Análise de malhas e nodal. Circuitos c/ AmpOps.
    3. Capacidade de um condensador e energia armazenada. Indutância de uma Bobina e energia armazenada. Condensadores e Bobinas suas características e associação. Circuitos RC, RL e RLC.
    4. Análise circuitos lineares em regime estacionário sinusoidal. Análise no plano Complexo. Fasores. Impedância e Reactância. Relações de amplitude e fase em resistências, bobinas e condensadores. Potência dissipada e reativa, Fator de Potência. Admitâncias.
    5. Indutância mútua. Transformador linear e ideal.
    6. Análise circuitos domínio da frequência. Zeros e Pólos. Diagramas de Bode. Ressonância.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Fornecer as valências fundamentais associadas ao conhecimento das grandezas elétricas envolvidas na teoria de circuitos/estudo dos dispositivos lineares ativos e passivos.
    - Utilizar métodos/técnicas de análise para a avaliação do comportamento dos circuitos elétricos
    - Conceber circuitos elétricos e eletrónicos simples

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Fornecimento de diverso material de estudo em suporte digital, como slides e exercícios. Recurso a software de simulação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    J. David Irwin, Basic Engineering Circuit Analysis, 7rd Ed., Wiley, 2002 ou J. David Irwin, Análise
    Básica de Circuitos para Engenharia, Nova Guanabara (versão Brasileira).
    Meireles, Vítor, "Circuitos Eléctricos", Lidel; 2003.
    O'Malley; John, Análise de Circuitos, Schaum McGraw-Hill

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios