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Apresentação
Apresentação
O objetivo da Unidade Curricular de Eletromagnetismo 1 é o estudo de campos elétricos constantes no tempo, de campos magnéticos constantes no tempo, e da corrente elétrica estacionária. Mais concretamente, pretende-se transmitir aos alunos a noção de campo, os métodos de determinação do campo elétrico, as noções de potencial elétrico e de energia elétrica; as noções de intensidade de corrente e de densidade de corrente, a lei de Ohm e a determinação da resistência elétrica, e a determinação da capacidade de condensadores; os métodos de determinação do campo magnético (lei de Ampère e lei de Biot-Savart), o fluxo do campo magnético, o potencial vetor, a energia magnética e os solenoides.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT46-13403
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O campo eléctrico 1.1. Noção de campo 1.2. Força eléctrica: a lei de Coulomb 1.3. O campo eléctrico 1.4. A lei de Gauss 1.5. Campos eléctricos em condutores e em cavidades 2. Potencial eléctrico e energia eléctrica 2.1. A circulação do campo electrostático 2.2. O potencial eléctrico 2.3. A energia eléctrica 3. Corrente eléctrica 3.1. Intensidade de corrente e densidade de corrente 3.2. A lei de Ohm e a resistência eléctrica 3.3. Condensadores 4. O campo magnético 4.1. Força magnética: a lei de Lorentz 4.2. A lei de Ampère 4.3. A lei de Biot-Savart 4.4. O fluxo do campo magnético 5. Potencial vetor e energia magnética 5.1. O potencial vector 5.2. A energia magnética 5.3. Solenóides
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Objetivos
Objetivos
Os alunos devem adquirir nesta Unidade Curricular as seguintes competências: determinação do campo elétrico, do potencial elétrico e da energia elétrica (para distribuições de cargas pontuais e distribuições contínuas de carga com e sem simetria); determinação da resistência elétrica, da capacidade de condensadores e da indutância de solenoides para várias situações e geometrias; determinação do campo magnético e do potencial vetor (para correntes filiformes e para correntes distribuídas em volume).
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
São disponibilizados aos alunos apontamentos das aulas teóricas e a resolução de exercícios, em formato digital. São utilizados extensivamente métodos computacionais.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alves, R. G. (1995). Introdução ao Electromagnetismo. Edições Universitárias Lusófonas. Loureiro, J. (2018). Exercícios de Eletromagnetismo e Ótica . IST Press. Henriques, A. B. e Romão, J. C. (2006). Electromagnetismo . IST Press. Fishbane, P. M., Gasiorowicz, S. e Thornton, S. T. (1996). Physics for Scientists and Engineers. Prentice Hall. Feynman, R. P., Leighton, R. B., & Sands, M. L. (1963). The Feynman lectures on physics. Reading, Mass: Addison-Wesley Pub. Co.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não