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Disciplina Electromagnetismo I

  • Apresentação

    Apresentação

    O objetivo da Unidade Curricular de Eletromagnetismo 1 é o estudo de campos elétricos constantes no tempo, de campos magnéticos constantes no tempo, e da corrente elétrica estacionária. Mais concretamente, pretende-se transmitir aos alunos a noção de campo, os métodos de determinação do campo elétrico, as noções de potencial elétrico e de energia elétrica; as noções de intensidade de corrente e de densidade de corrente, a lei de Ohm e a determinação da resistência elétrica, e a determinação da capacidade de condensadores; os métodos de determinação do campo magnético (lei de Ampère e lei de Biot-Savart), o fluxo do campo magnético, o potencial vetor, a energia magnética e os solenoides.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O campo eléctrico
    1.1. Noção de campo
    1.2. Força eléctrica: a lei de Coulomb
    1.3. O campo eléctrico
    1.4. A lei de Gauss
    1.5. Campos eléctricos em condutores e em cavidades
    2. Potencial eléctrico e energia eléctrica
    2.1. A circulação do campo electrostático
    2.2. O potencial eléctrico
    2.3. A energia eléctrica
    3. Corrente eléctrica
    3.1. Intensidade de corrente e densidade de corrente
    3.2. A lei de Ohm e a resistência eléctrica
    3.3. Condensadores
    4. O campo magnético
    4.1. Força magnética: a lei de Lorentz
    4.2. A lei de Ampère
    4.3. A lei de Biot-Savart
    4.4. O fluxo do campo magnético
    5. Potencial vetor e energia magnética
    5.1. O potencial vector
    5.2. A energia magnética
    5.3. Solenóides

  • Objetivos

    Objetivos

    Os alunos devem adquirir nesta Unidade Curricular as seguintes competências: determinação do campo elétrico, do potencial elétrico e da energia elétrica (para distribuições de cargas pontuais e distribuições contínuas de carga com e sem simetria); determinação da resistência elétrica, da capacidade de condensadores e da indutância de solenoides para várias situações e geometrias; determinação do campo magnético e do potencial vetor (para correntes filiformes e para correntes distribuídas em volume).

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    São disponibilizados aos alunos apontamentos das aulas teóricas e a resolução de exercícios, em forma
    digital.
    São utilizados extensivamente métodos computacionais.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Alves, R. G. (1995). Introdução ao Electromagnetismo. Edições Universitárias Lusófonas.
    • Loureiro, J. (2018). Exercícios de Eletromagnetismo e Ótica . IST Press.
    • Henriques, A. B. e Romão, J. C. (2006). Electromagnetismo . IST Press.
    • Fishbane, P. M., Gasiorowicz, S. e Thornton, S. T. (1996). Physics for Scientists and Engineers. Prentice Hall.
    • Feynman, R. P., Leighton, R. B., & Sands, M. L. (1963). The Feynman lectures on physics. Reading, Mass: Addison-Wesley Pub. Co.
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