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Apresentação
Apresentação
Com esta disciplina pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos avançados sobre circuitos electrónicos integrados analógicos e digitais, desde o seu funcionamento e a sua descrição funcional, até às máscaras de fabrico de semicondutores.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT46-3009
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. LÓGICA BIPOLAR - Inversor básico BJT, RTL, DTL, TTL; Circuitos lógicos ECL, PECL, LVPECL.
2. LÓGICA MOS - Lógica e portas lógicas CMOS. Variantes. Portas de passagem. Matrizes programáveis.
3. TECNOLOGIA DE FABRICO CMOS - Máscaras, regras de desenho. Parâmetros e desempenho.
4. PROJECTO DE CIRCUITOS VLSI - Estruturas de lógica dinâmica. Macroblocos: somadores, multiplicadores, matrizes de memória e lógica programável.
5. BLOCOS FUNCIONAIS ANALÓGICOS ¿ Amplificadores, osciladores, comparadores, Schmitt triggers , VCO, misturadores, PLLs.
6. CONVERSORES DIGITAIS-ANALÓGICOS E ANALÓGICO-DIGITAIS (D/A, A/D) - Condicionamento de sinais analógicos. Circuitos S&H. Parâmetros de avaliação de conversores. Arquitecturas de conversores A/D e D/A.
7. CONVERSORES ESTÁTICOS DE POTÊNCIA. - Conversores do tipo AC/DC e DC/DC. Circuitos electrónicos de regulação e comando.
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Objetivos
Objetivos
Conhecer os circuitos electrónicos integrados analógicos e digitais, desde a sua descrição funcional até às máscaras de fabrico de semicondutores. Uso de ferramentas informáticas auxiliares para projecto e avaliação de células digitais e de blocos funcionais analógicos.
Conceitos de conversores estáticos de potência e electrónica de regulação e comando. Com o intuito de cimentar os conhecimentos adquiridos e permitir uma análise mais abrangente, é promovido o uso de ferramentas informáticas auxiliares para projecto e avaliação de células digitais e de blocos funcionais analógicos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Para suportar o processo de ensino-aprendizagem, nas aulas teóricas são feitas inúmeras referências a casos de uso em âmbito industrial, de forma a ilustrar de forma cabal casos de uso da matéria teórica.
Nas aulas laboratoriais, são utilizadas ferramentas de simulação e de apoio ao projeto de circuitos eletrónicos, posteriormente ilustrados com a ajuda de exemplos acabados de aplicação em ambiente industrial.
É também promovida a consulta de diversos sites relevantes, bem como a promoção de visitas de estudo no âmbito da UC.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Macedo, Filipe - Apontamentos teóricos das aulas de Microelectrónica
- Sedra, Adel S., Smith, K. C. - Microelectronic Circuits. Sixth Edition. Oxford University Press, 2009
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não