filmeu

Disciplina Microeletrónica

  • Apresentação

    Apresentação

    Com esta disciplina pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos avançados sobre circuitos electrónicos integrados analógicos e digitais, desde o seu funcionamento e a sua descrição funcional, até às máscaras de fabrico de semicondutores.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. LÓGICA BIPOLAR - Inversor básico BJT, RTL, DTL, TTL; Circuitos lógicos ECL, PECL, LVPECL.
    2. LÓGICA MOS - Lógica e portas lógicas CMOS. Variantes. Portas de passagem. Matrizes programáveis.
    3. TECNOLOGIA DE FABRICO CMOS - Máscaras, regras de desenho. Parâmetros e desempenho.
    4. PROJECTO DE CIRCUITOS VLSI - Estruturas de lógica dinâmica. Macroblocos: somadores, multiplicadores, matrizes de memória e lógica programável.
    5. BLOCOS FUNCIONAIS ANALÓGICOS ¿ Amplificadores, osciladores, comparadores, Schmitt triggers , VCO, misturadores, PLLs.
    6. CONVERSORES DIGITAIS-ANALÓGICOS E ANALÓGICO-DIGITAIS (D/A, A/D) - Condicionamento de sinais analógicos. Circuitos S&H. Parâmetros de avaliação de conversores. Arquitecturas de conversores A/D e D/A.
    7. CONVERSORES ESTÁTICOS DE POTÊNCIA. - Conversores do tipo AC/DC e DC/DC. Circuitos electrónicos de regulação e comando.

  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecer os circuitos electrónicos integrados analógicos e digitais, desde a sua descrição funcional até às máscaras de fabrico de semicondutores. Uso de ferramentas informáticas auxiliares para projecto e avaliação de células digitais e de blocos funcionais analógicos.
    Conceitos de conversores estáticos de potência e electrónica de regulação e comando. Com o intuito de cimentar os conhecimentos adquiridos e permitir uma análise mais abrangente, é promovido o uso de ferramentas informáticas auxiliares para projecto e avaliação de células digitais e de blocos funcionais analógicos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para suportar o processo de ensino-aprendizagem, nas aulas teóricas são feitas inúmeras referências a casos de uso em âmbito industrial, de forma a ilustrar de forma cabal casos de uso da matéria teórica.

    Nas aulas laboratoriais, são utilizadas ferramentas de simulação e de apoio ao projeto de circuitos eletrónicos, posteriormente ilustrados com a ajuda de exemplos acabados de aplicação em ambiente industrial.

    É também promovida a consulta de diversos sites relevantes, bem como a promoção de visitas de estudo no âmbito da UC.

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Macedo, Filipe - Apontamentos teóricos das aulas de Microelectrónica
    • Sedra, Adel S., Smith, K. C. - Microelectronic Circuits. Sixth Edition. Oxford University Press, 2009

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios