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Apresentação
Apresentação
Fornece conhecimentos, competências e ferramentas matemáticas essenciais para estudos de Engenharia: descrever e equacionar problemas estáticos e dinâmicos e optimizar soluções num espaço com qualquer dimensão; calcular comprimentos, áreas e volumes.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT46-714
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.- Vetores e geometria analítica do espaço
Produto escalar e produto vetorial. Retas e planos
2.- Funções vetoriais de variável real
Funções vetoriais e curvas no espaço.
Limites e continuidade. Diferenciabilidade.
Vetores tangente, normal e binormal.
Integração, comprimento de uma curva e curvatura.
Velocidade e aceleração.
3.- Superfícies cilíndricas e quádricas.
4.- Funções de várias variáveis
Curvas de nível.
Limites e continuidade. Breves noções topológicas em Rn.
Coordenadas polares.
Derivadas parciais. Derivadas parciais de ordem superior.
Diferenciabilidade, planos tangentes.
Derivação da função composta. Regra da cadeia.
Derivadas de funções definidas implicitamente.
Derivada direcional, vetor gradiente e sua interpretação
geométrica.
Matriz Hessiana. Extremos livres e pontos de sela.
Multiplicadores de Lagrange.
5.- Integrais múltiplos
Coordenadas cilíndricas e esféricas.
Integrais duplos e triplos. Mudança de variável. Aplicações.
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Objetivos
Objetivos
Aprofundar o cálculo vetorial como um instrumento para resolver problemas geométricos que envolvam retas e planos em duas e mais dimensões. Descrição funcional de fenómenos estáticos e dinâmicos em várias dimensões. Ampliar e consolidar os conhecimentos essenciais de cálculo diferencial e integral em Rn e respetiva aplicação a problemas concretos de modo a ampliar o domínio dos conceitos apresentados na unidade curricular e desenvolver o raciocínio independente. Resolver problemas de otimização recorrendo à identificação de extremos de funções de várias variáveis; descrever as propriedades do integral de Riemann. Utilizar as noções de integral duplo e triplo no cálculo de áreas e volumes.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão propostas séries de exercícios visando a consolidação de conhecimentos e o estímulo da capacidade de resolução de problemas. A avaliação da disciplina, expressa numa escala de 0 a 20 valores, será feita em vários momentos incluindo 2 testes de frequência (40%+50%) e trabalhos individuais a desenvolver fora da sala de aula (10%). Caso a média ponderada destes momentos for igual ou superior a 9,5 valores o aluno terá aproveitamento na disciplina, caso contrário o aluno poderá realizar uma frequência global. No exame final o aluno poderá fazer melhoria de nota. A nota mínima de aproveitamento nestas avaliações é também 9,5. Critérios de avaliação são explicitados no início do semestre.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
ANTON, H., Calculus. 10ª ed. EUA: John Wiley & Sons, 2012
BAPTISTA, M. O. BAPTISTA, M. O., Matemática: integrais duplos, triplos, de linha e de superfície, Lisboa: Edições Sílabo, 2001.
FERREIRA, M.A.M., Matemática. Exercícios cálculo diferencial em Rn, Lisboa: Edições Sílabo, 1994.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não