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Apresentação
Apresentação
Fornece um leque alargado de conhecimentos, competências e ferramentas matemáticas essenciais para estudos de Engenharia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT46-7608
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Sucessões. Séries. Convergência. Séries geométricas e de Mengoli, Termos Não Negativos. Convergência simples e absoluta. Critério de Leibniz.
Séries de Potências. Domínio de convergência. Desenvolvimento em série de potências. Série de Taylor.
Equações Diferenciais Ordinárias (EDO). Campos de direções. Modelos que contêm EDO de primeira ordem. Modelos de crescimento. Modelos logísticos. Problemas de misturas e aquecimento.
Métodos algébricos para a resolução de EDO de Primeira Ordem. Separação de variáveis, variação de parâmetros. Aplicações de EDO de Primeira Ordem a problemas de Engenharia.
EDO de Segunda Ordem. Métodos algébricos e numéricos para resolução das EDO de segunda ordem. Aplicações de EDO de Segunda Ordem a problemas de Engenharia. Modelos Vibratórios.
Campos escalares e vectoriais. Campos vectoriais conservativos. Integrais de linha. Independência do caminho. Teorema de Green. Trabalho realizado por uma força.
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Objetivos
Objetivos
Dominar as principais técnicas de cálculo no âmbito da Análise Real multivariada. Determinar a natureza duma serie, determinar o raio de convergência duma série de potências. Integrar funções vectoriais sobre linhas e superfícies para aplicação na resolução de problemas de engenharia.
Dominar conceitos e técnicas que utilizam equações diferenciais e sua aplicação à resolução de problemas da área da engenharia, nomeadamente problemas de crescimento, de misturas, oscilatórios.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão propostas séries de exercícios visando a consolidação de conhecimentos e o estímulo da capacidade de resolução de problemas. A avaliação da disciplina, expressa numa escala de 0 a 20 valores, será feita em vários momentos incluindo 2 testes de frequência (40%+50%) e trabalhos individuais a desenvolver fora da sala de aula (10%). Caso a média ponderada destes momentos for igual ou superior a 9,5 valores o aluno terá aproveitamento na disciplina, caso contrário o aluno poderá realizar uma frequência global. No exame final o aluno poderá fazer melhoria de nota. A nota mínima de aproveitamento nestas avaliações é também 9,5. Critérios de avaliação são explicitados no início do semestre.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
ANTON, H., Calculus. 10ª ed. EUA: John Wiley & Sons, 2012
APOSTOL, T.M., Cálculo, vol. 1, 2ª ed.; Reverté, 2004.
STRANG, G., Calculus, MA: Wellesley-Cambridge Press, 1991.
WYLIE, C. R., Advanced engineering mathematics, 6th ed. NY: McGraw-Hill, 1995.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não