filmeu

Disciplina Electrónica de Potência

  • Apresentação

    Apresentação

    Com esta disciplina pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos científicos, tecnológicos e técnicos de electrónica de potência de nível avançado.

    A leccionação teórica desenvolve-se em seis fases. Na primeira são conferidos conhecimentos básicos sobre o comportamento estático e dinâmico de diversos dispositivos electrónicos, bem como a capacidade de análise de circuitos de controlo, drivers e protecções necessárias aos mesmos dispositivos.

    As quatro fases seguintes são destinadas ao desenvolvimento da capacidade de análise de circuitos electrónicos de potência, nomeadamente, conversores AC/DC, conversores DC/DC, conversores DC/AC, conversores AC/AC nas suas várias topologias, comparação entre ambas, bem como, a análise das vantagens e desvantagens associadas a cada topologia.

    A sexta é destinada aos princípios electromagnéticos das máquinas eléctricas de modo ao seu melhor controlo e rendimento energético.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1.         Dispositivos semicondutores mais comuns utilizados em electrónica de potência: características estáticas e dinâmicas de funcionamento; caracterização e definição da zona segura de funcionamento; protecção di/dt e dv/dt.

    2.         Conversores estáticos de potência. Transitórios em circuitos com díodos e tiristores.

    3.         Rectificadores não controlados a díodos. Rectificadores controlados a tiristores.

    4.         Conversores a.c./a.c.

    5.         Conversores d.c./d.c.

    6.         Fontes de Alimentação Comutadas.

    7.         Onduladores (inversores) de corrente.

    8.         Conversores mecânicos e controlo de máquinas eléctricas.

  • Objetivos

    Objetivos

    - Aquisição de conhecimentos científicos, tecnológicos e técnicos de electrónica de potência de nível avançado.

    - Aquisição de conhecimentos sobre o comportamento estático e dinâmico de diversos dispositivos electrónicos, bem como a capacidade de análise de circuitos de controlo, drivers e protecções necessárias aos mesmos.

    - Análise avançada e síntese de circuitos electrónicos dedicados à conversão estática de potência.

    - Projecto de fontes de alimentação comutadas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Para suportar o processo de ensino-aprendizagem, nas aulas teóricas são feitas inúmeras referências a casos de uso em âmbito industrial, de forma a ilustrar de forma cabal casos de uso da matéria teórica.

    Nas aulas laboratoriais, são utilizadas ferramentas de simulação e de apoio ao projeto de circuitos eletrónicos, posteriormente ilustrados com a ajuda de exemplos acabados de aplicação em ambiente industrial.

    São também promovidas a consulta de diversos sites relevantes, bem como a promoção de visitas de estudo no âmbito da UC.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • N. Mahan, T. M. Undeland, W. P. Robbins - Power electronics, Jonh Wiley & sons, 1989

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios