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Disciplina Matemática I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta disciplina abrange os métodos fundamentais de Cálculo associados a funções reais de variável real. É uma área transversal a todas as engenharias e demais cursos de cariz científico. Abrange os métodos clássicos de cálculo diferencial e Integral a uma dimensão. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Números reais Racionais e irracionais; operações algébricas entre frações. 2. Funções reais de variável real Generalidades sobre funções (domínio, imagem, leitura de domínio e imagem num gráfico, curvas de nível). Funções polinomiais e racionais. Raíz quadrada de um real. Funções trigonométricas. Função exponencial e logarítmica. 3. Limite: Definição e propriedades do limite de uma função num ponto. Indeterminações (0/0  e  +00-00). Continuidade de funções. 4. Derivada:  Interpretação geométrica. Regras de derivação. Derivadas de ordem superior. Regra de Cauchy. 5. Estudo global de uma função: Monotonia e extremos relativos. Concavidade e pontos de inflexão. Assíntotas. Gráficos. 6. Integração: Primitiva imediata. Primitivação por substituição e por partes. Integral definido, teorema fundamental do cálculo.  Aplicações da integração (áreas de figuras planas).
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta disciplina confere a(o) aluna(o) conhecimentos que lhe permitam utilizar, de forma criativa, autónoma, e em contextos diversificados: OA1: a linguagem simbólica matemática e o raciocínio matemático; OA2: os conceitos e resultados fundamentais do cálculo diferencial, de modo a que possa proceder ao estudo de uma função real de variável real; OA3: os métodos de primitivação: OA4: as noções fundamentais do cálculo integral, de modo a que possa calcular integrais simples e determinar áreas de domínios planos.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Todo o material de apoio e informação relevante será partilhada com as(os) alunas(os) através do Moodle.   As aulas teóricas (e notas publicadas no Moodle) permitem apresentar as ideias que fundamentam o programa desta Unidade Curricular (UC). Para cada tópico desta UC é apresentada uma ficha de exercícios de aplicação. A(O)s alunas(os) são incentivados a resolver estes exercícios assim como a apresentar quaisquer dúvidas. A avaliação conta com 2 testes (de 60 minutos cada e nota mínima 8)  ou um teste (Frequência Final, com duração de 90 minutos) ou exame (Recurso).   (Média dos 2 testes) = A         (Nota de Exame Recurso) = B Se A > 9,5 o(a) aluno(a) está aprovado à UC e poderá fazer exame de recurso se quiser melhorar a nota. Neste caso, a Nota Final = max(A,B) Se A < 9,5 o(a) aluno(a) está reprovado à UC e terá de fazer exame se quiser obter aprovação à UC.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Lages Lima, E.; Análise Real, Vol.I (6ª ed.), Col. Matemática Universitária, IMPA, Rio de Janeiro, 2002. Sárrico, C.; Análise Matemática – Leitura e exercícios, Col. Trajetos Ciência 4, Gradiva, Lisboa, 1999. Apostol, Tom M.; Cálculo Vol.I (2ª ed.),  Reverté,  1994    ISBN 9788429150155 Guerreiro, J.S.; Curso de Análise Matemática, Escolar Editora     ISBN 9789725922224  
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação a esta UC conta com:

     

    1. uma componente contínua, que consiste na realização de 2 testes (com duração de 60 minutos, cada)

    2. um teste (Frequência Final, com duração de 90 minutos)

    3. um exame (Recurso, com duração de 90 minutos). 

     

     

     

    Supondo que (Média dos 2 testes) = A         (Nota de Exame Recurso) = B  temos: 

     

    Se A > 9,5  o(a) aluno(a) está aprovado à UC e poderá fazer a Frequência Final (FF) ou o Recurso (ER) se quiser melhorar a nota.
    Se A < 9,5  o(a) aluno(a) está reprovado à UC e terá de fazer fazer a Frequência Final (FF) ou o Recurso (ER) se quiser obter aprovação à UC.

     

     

     

    Qualquer situação de fraude observada num qualquer momento do processo de avaliação significará que a(o)s aluna(o)s envolvidos passarão a dispor unicamente da Época de Recurso para serem avaliados à UC. 

     

    É exigida a presença de cada aluna(o) a pelo menos  75% das aulas práticasde modo a ter a oportunidade de fazer avaliação contínua. Caso contrário, só se poderão apresentar a avaliação em época de recurso. Trabalhadores-estudantes não são contemplados com esta regra.

     

     

     

     

    Teste 1  semana com início a  3 de novembro 25
    Teste 2 16 janeiro 2026
    Frequência Final 

     16 janeiro 2026

    A data da FF coincide com a do segundo teste. A(o) aluna(o) pode decidir, no dia da prova, se fará o segundo teste (60 minutos)  ou a FF (90 minutos). 

    Recurso   30 janeiro 25               

     

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