Apresentação do Curso
A Licenciatura em Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações da Universidade Lusófona de Lisboa pretende:
1. Formar licenciados com fortes capacidades de responder aos desafios colocados pelo mercado de trabalho nas áreas da informática aplicada às telecomunicações e redes, do desenvolvimento de aplicações ao projeto, gestão e instalação de serviços e infraestruturas.
2. Completar essas competências com disciplinas mais avançadas, refletindo os avanços recentes na área das Ciências e Tecnologias de Informação.
3. Desenvolver perfis com fortes competência tecnológicas e humanas, de modo a que os candidatos possam obter um alto grau de empregabilidade no final do 1º ciclo, ou prosseguir os estudos de 2º ciclo com excelentes perspetivas de sucesso.
4. Oferecer um ensino de qualidade assente num corpo docente integrando especialistas e académicos com elevado potencial pedagógico e atividade comprovada em investigação.
5. Proporcionar aos licenciados um amplo leque de escolhas profissionais.
0 corpo docente dispõe de curriculum académico e empresarial adequado. O Coordenador do Curso, Prof. Doutor Marko Beko, é o vencedor do prémio IBM 2008 e autor de 2 livros, 3 capítulos de livro, 6 patentes, e mais de 70 publicações científicas. http://www-05.ibm.com/pt/pc/vencedores/, https://scholar.google.com/citations?user=_kW01-IAAAAJ&hl=en
Despacho do curso
Despacho n.º 5946/2017, de 5 de julho, alterado pelo Despacho nº 7896/2020, de 12 de agosto
Estado de acreditação pela A3ES
Acreditado - Deliberação da A3ES
Data da publicação
21/03/2017
Registo
R/A-Cr 14/2017
Grau ou Diploma conferido | Duração | ECTS
Licenciado | 6 Semestres | 180 ECTS
Direção do Curso
Coordenação Executiva
Secretariado
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se à Licenciatura em Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações da Universidade Lusófona de Lisboa os alunos que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação à seguinte prova de ingresso: 16 Matemática.
Os candidatos podem também ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou ainda através de um concurso especial de acordo com as normas legais em vigor (titulares de cursos superiores, titulares de CET's, titulares de CTSP Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos qua reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 180 ECTS
Objetivos
O objetivo essencial da Licenciatura em Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações da Universidade Lusófona consiste em formar licenciados capazes de assumir posições de destaque em projetos de engenharia informática, redes e telecomunicações, assumindo pela sua formação e atitude papéis relevantes na geração de inovação e riqueza.
Para atingir esses objetivos, os estudantes deverão adquirir os seguintes conhecimentos considerados como fundamentais neste domínio:
- Ciências básicas da matemática e física.
- Conceitos fundamentais de informática, incluindo hardware e organização de computadores, linguagens e paradigmas da programação, algoritmos e estruturas de dados, sistemas operativos e sistemas de informação, das telecomunicações e das redes de computadores.
- Compreender e utilizar os modelos de programação na nuvem.
Finalmente, deverão desenvolver atividades de iniciação à investigação na área das Ciências e Tecnologias de Informação, que lhes possibilitem o prosseguimento dos estudos e/ou de enveredar por percursos académicos.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
O curso de Licenciatura em Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações (LEIRT) é uma nova licenciatura da ULHT, motivada pelas necessidades crescentes de profissionais nas áreas de convergência entre a informática, as redes de computadores e as telecomunicações fixas e móveis.
A LEIRT fornece conhecimentos e competências que permitirão o desenvolvimento de projetos nas áreas dos sistemas computacionais em nuvem, aplicações online, redes celulares, redes de dados, Internet das Coisas, entre outras.
A convergência entre a informática, as redes de computadores e as telecomunicações fixas e móveis, traduzida, por exemplo, nas plataformas computacionais em nuvem, abriu novas necessidades do mercado, não satisfeitas por cursos clássicos de informática ou de telecomunicações.
A LEIRT pretende formar profissionais de engenharia capazes de responder aos desafios colocados pelo mercado de trabalho nas áreas da informática aplicada às redes e telecomunicações, do desenvolvimento de aplicações ao projeto, instalação e gestão de infraestruturas e serviços.
Licenciatura em Engenharia Informática, Redes e Telecomunicações da Universidade Lusófona está alinhado com os ciclos de estudo europeus análogos e estrutura-se da seguinte forma:
Durante os quatro primeiros semestres do ciclo de estudo proposto são introduzidos os conceitos base das principais áreas (Matemática, Telecomunicações, Redes e Informática).
Na área da Matemática desenvolvem-se as competências básicas em Análise, Álgebra Linear e Probabilidades e Estatística que permitirão, mais tarde, a compreensão de conceitos avançados de modelação de sistema, análise de dados e estatística.
Na área das Telecomunicações os alunos adquirem os conhecimentos fundamentais de Propagação e Radiação, Comunicações Analógicas e Comunicações Digitais, base para o entendimento dos problemas em estudo nas Telecomunicações.
Na área das Redes os alunos adquirem os conhecimentos fundamentais de Redes de Computadores, base para o entendimento dos problemas em estudo nas Redes.
Na área da Informática os alunos adquirem autonomia na utilização dos conceitos de Programação, Sistemas Operativos, Bases de Dados e Computação Móvel que irá permitir uma aplicação prática do conhecimento a adquirir nas fases subsequentes do ciclo de estudos.
Durante o quinto e o sexto semestre aprofundam-se os conhecimentos em Telecomunicações, Redes e Informática. Em paralelo com a exposição teórica de conhecimentos de cada unidade, é esperado que os alunos desenvolvam trabalhos práticos de aplicação dos conhecimentos adquiridos em unidades anteriores (e.g. redes, telecomunicações, programação,bases de dados, etc...).Deste modo os alunos consolidam os conhecimentos adquiridos,desenvolvem as capacidades de integração e aplicação prática de conhecimentos e os hábitos de trabalho.
Equipamentos e Instalações
Videoprojector fixo 22
Quadro interactivo 1
Sistema de áudio 4
PC/Netbook Portátil 20
Retroprojector 4
PC Desktop HP7600 Pentium
D 70
PC Desktop Dx2420 Dual
Core 120
Desktop HP Elite 8300 Core
i3 18
Desktop HP8200 Core
i5 60
Network Server HP
DL380 G5, 2
Traffic Server HP
DL360 G4 4
Moodle Server HP
DL380 G4 1
Virtlab Server HP
DL380 G5 1
Auth Server HP
DL380 G2 1
ReCIL Server HP
BL460c 1
Web Server1 HP
BL460c 3
Storage Lab Server 1
Licenses Server HP
DL160 G2 1
BD Server1 HP
DL380 G7 2
Storage Server HP
MSA2000 1
Edge Networking Fortigate
800 1
Switching Interconnect Cisco
Catalyst 3550 1
Switching Lab Cisco
Catalyst 2950 12
Switching Support HP
Procurve v191048G
12
WiFi
Network Cisco
Aironet 1242AG Access Point 60
WiFi
Network Xirrus
XN4 Access
Point 5
RADIUS Server Cisco
Secure ACS Server 1
Wireless LAN Controller CiscoWorks
Solution Engine (WLSE) 1
MathWorks (MATLAB) R2016a 20
MathWorks (Simulink) 20
Áreas Científicas
Ciências informáticas | Electrónica e automação