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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular dedica-se aos conceitos fundamentais da teoria da probabilidade, estatística e inferência estatística.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2531-15
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Estatística Descritiva
Tipos de dados: inteiros, contínuos, categóricos, array, matriz
Tabelas de frequências
Medidas de centralidade e de variabilidade
Visualização (Gráficos de barras, Histogramas, Caixas de Bigodes ... )
2. Regressão Linear
Variável independente vs. dependente.
Gráficos de dispersão
Covariância e coeficiente de Pearson
Reta de regressão,
Resíduo
Método dos mínimos quadrados
Cálculo da estimativa para a resposta, dado certo valor para a variável independente
3. Probabilidade
Experiência aleatória. Espaço de resultados. Evento. Operações entre eventos.
Propriedades da função probabilidade. Probabilidade da união de eventos Lei da probabilidade total Teorema de Bayes Probabilidade condicionada. Eventos independentes
4. Inferência Estatística
Amostra e amostra aleatória Estimador e estimativa para uma proporção Teste de hipótese para uma proporção
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Objetivos
Objetivos
Esta disciplina permite que o(a) aluno(a)
OA1: seja exposto à probabilidade como uma função de medida essencial à ciência.
OA2: entenda a estatística como uma área da ciência que permite à engenharia recolher dados, analisar dados, formular hipóteses relativas a esses dados e testar essas hipóteses. Nessa medida, a estatística e a probabilidade são essenciais ao conhecimento e à engenharia.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
- Nas aulas discutem-se as ideias que fundamentam o programa desta Unidade Curricular (UC), e são analisados múltiplos exemplos e exercícios de aplicação.
- Para cada tópico desta UC é apresentado um conjunto de exercícios de aplicação. A(O)s alunas(os) são incentivados a resolver estes exercícios assim como a apresentar quaisquer dúvidas.
- Todo o material de apoio e informação relevante será partilhada com as(os) alunas(os) através do Moodle.
- A avaliação conta com uma componente contínua, que consiste na realização de 3 testes de 40 minutos ou um exame (Frequência Final ou Recurso). Média dos 3 testes = A Nota de Exame = B
- Se A > 9,5 o(a) aluno(a) está aprovado à UC e poderá fazer exame se quiser melhorar a nota. Neste caso, a Nota Final = max(A,B)
- Se A < 9,5 o(a) aluno(a) está reprovado à UC e terá de fazer exame se quiser obter aprovação à UC.
- São considerados aprovados os alunos que obtenham nota final não inferior a 10 valores.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Morais, M. C. (2020): Probabilidades e Estatística: Teoria, Exemplos e Exercícios, IST Press (Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia)
- Murteira, B., Ribeiro, C.S., Andrade e Silva, J., e Pimenta C. (2010): Introdução à Estatística, Escolar Editora
- Murteira, B. (1993): Análise Exploratória de Dados - Estatística Descritiva, McGraw-Hill
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não