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Disciplina Probabilidade e Estatística

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular dedica-se aos conceitos fundamentais da teoria da probabilidade, estatística e inferência estatística.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Estatística Descritiva Tipos de dados: inteiros, contínuos, categóricos… Tabelas de frequências Medidas de centralidade e de dispersão Visualização (Gráficos de barras, Histogramas, Caixas de Bigodes...) 2. Regressão Linear Variável independente vs. Dependente Gráficos de dispersão Covariância e coeficiente de Pearson Reta de regressão Resíduo, método dos mínimos quadrados Cálculo da estimativa para a resposta, dado o valor para a variável independente 3. Teoria da Probabilidade Experiência aleatória. Espaço de resultados. Evento. Operações entre eventos Propriedades da função probabilidade. Probabilidade da união de eventos Lei da probabilidade total. Teorema de Bayes. Lei das Probabilidades Compostas Probabilidade condicionada. Eventos independentes¿ 4. Distribuições Distribuição discreta Bernoulli Distribuição contínua Normal 5. Inferência Estatística Amostra e amostra aleatória Estimador e estimativa para uma proporção Intervalo de confiança e teste de hipótese para uma proporção
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta disciplina permite que o(a) aluno(a) OA1: seja exposto à probabilidade como uma função de medida essencial à ciência. OA2: entenda a estatística como uma área da ciência que permite à engenharia recolher dados, analisar dados, formular hipóteses relativas a esses dados e testar essas hipóteses. Nessa medida, a estatística e a probabilidade são essenciais ao conhecimento e à engenharia.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Nas aulas discutem-se as ideias que fundamentam o programa desta Unidade Curricular (UC), e são analisados múltiplos exemplos e exercícios de aplicação. Para cada tópico desta UC é apresentado um conjunto de exercícios de aplicação. A(O)s alunas(os) são incentivados a resolver estes exercícios assim como a apresentar quaisquer dúvidas. Todo o material de apoio e informação relevante será partilhada com as(os) alunas(os) através do Moodle. A avaliação conta com uma componente contínua, que consiste na realização de 3 testes de 60 minutos ou um exame (Frequência Final ou Recurso). Média dos 3 testes = A  Nota de Exame = B Se  A > 9,5  o(a) aluno(a) está aprovado à UC  e poderá fazer exame se quiser melhorar a nota. Neste caso, a Nota Final = max(A,B) Se  A < 9,5  o(a) aluno(a) está  reprovado à UC  e terá de fazer exame se quiser obter aprovação à UC. São considerados aprovados os alunos que obtenham nota final não inferior a 10 valores.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Morais, M. C. (2020): Probabilidades e Estatística: Teoria, Exemplos e Exercícios, IST Press (Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia) Murteira, B., Ribeiro, C.S., Andrade e Silva, J., e Pimenta C. (2010): Introdução à Estatística, Escolar Editora Murteira, B. (1993): Análise Exploratória de Dados - Estatística Descritiva, McGraw-Hill
  • Avaliação

    Avaliação

    • A avaliação conta com uma componente contínua que será apenas válida para alunos que frequentem 75% das aulas práticas >=11 das 14 aulas (trabalhadores- estudantes não são contemplados com esta regra), que consiste na realização de 3 testes de 60 minutos ou um exame (Frequência Final).
    • Média dos 3 testes = A  Nota de Exame = B
    • se A = (média dos 3 testes intercalares) >= 9,5 então a(o) aluna(o) está aprovada(o) à UC

    • se A = (média dos 3 testes intercalares) >= 9,5 então a(o) aluna(o) pode melhorar a sua nota à UC atravésda Frequência Final

    • se A = (média dos 3 testes intercalares) < 9,5 entãoa(o) aluna(o) reprovou e pode realizar a sua avaliação através da Frequência Final ou Exame de Recurso

    • Na condição de a(o) aluna(o) não ter frequentado menos de 75% das aulas práticas (<= 10 das 14 aulas práticas):

      - a sua avaliação fica reduzida à Época de Recurso, ou seja: a nota final à UC é a nota obtida no Exame de Recurso.

    • São considerados aprovados os alunos que obtenham nota final não inferior a 10 valores.

     

    A utilização de ferramentas de inteligência artificial (IA) para a realização de elementos de avaliação não é permitida nesta UC . Este impedimento deve-se a prejudicar a aprendizagem das metodologias de Probabilidades e Estatística no contexto em que é leccionada. Sempre que necessário, com fundamento em indício, é legítimo ao docente calendarizar uma prova oral de avaliação, convocando o/a estudante a comparecer, sob pena da anulação da avaliação à UC .

     

     

    Descrição

    Conteúdo Programático

    Teste 1 (semana de 10 de março 25)

    1. Estatística Descritiva   2. Regressão Linear

    Teste 2 (semana de 28 de abril 25)

    3. Probabilidade 

    Teste 3  (semana de 2 junho 25)

    4. Inferência Estatística

     

     

     

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