-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular, da área de Telecomunicações, é onde os alunos se cruzam, pela primeira vez, com os conceitos fundamentais da teoria da comunicação e suas aplicações em comunicação analógica e digital. Necessita dos conceitos previamente leccionados em Sinais e Sistemas, bem como, em Aquisição e Processamento de Sinais. As competências aqui adquiridas são fundamentais para o projecto e desenvolvimento de algoritmos de compressão e codificação de dados (e.g., áudio, vídeo, texto, etc.), bem como de outras áreas das comunicações e da computação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2531-7646
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Introdução.Modelo de um sistema de Telecomunicações. 2. Sinais (revisão).Introdução aos processos estocásticos.Caracterização.Modelos de ruído. 3.Modulação analógica de portadoras sinusoidais.AM e FM. Sinais e ruído passa-banda.Desempenho face ao ruído. 4.Digitalização de fontes analógicas - sistemas PCM.Amostragem e Quantização.Erro e ruído de quantização. 5.Modelo de uma fonte digital. Medida de informação e entropia. Introdução ao problema da codificação de fonte. Codificação de Huffman.
-
Objetivos
Objetivos
O principal objectivo da disciplina é o de transmitir aos alunos os conceitos base de telecomunicações bem como introduzir as principais ferramentas matemáticas e computacionais para o seu tratamento. Pretende-se: - Introduzir os fundamentos de modulações analógicas, modulação por pulsos e codificação de fonte. Desta forma, o aluno ficará capacitado a compreender, desenvolver e projectar sistemas analógicos de telecomunicações. - Desenvolver uma compreensão abrangente dos conceitos de telecomunicações, que permitam, ao aluno, a intervenção em sistemas de áreas distintas, mas regidos pelos mesmos princípios matemáticos fundamentais. - Adquirir a capacidade de analisar e manipular sinais e sistemas lineares e invariantes no tempo através das suas representações no domínio do tempo, frequência, e da transformada de Fourier. Estas competências são fundamentais, para o projecto e desenvolvimento de algoritmos de compressão e codificação de dados (e.g., áudio, vídeo, texto, etc.).
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Fornecimento de diverso material de estudo em suporte digital, como slides e exercícios. Recurso a software de simulação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
S. Haykin, M. Moher, Introduction to Analog and Digital Communications, John Wiley & Sons, 2ª Ed., 2007. S. Haykin, Communication Systems, John Wiley & Sons, 5ª Ed., 2013.
-
Avaliação
Avaliação
As componentes de avaliação são:
Prova Teórica (70% da Classificação Final):
- Duas provas escritas, abrangendo a totalidade da matéria das aulas teóricas ou exames nas épocas previstas nos regulamentos
- Prova oral, que poderá ser realizada para confirmar qualquer nota obtida na avaliação escrita
- Nota mínima: 10.0 valoresTrabalhos práticos (30% da Classificação Final):
- Conjunto de trabalhos, a entregar pelos alunos, em grupos a definir pelo docente, disponíveis em todas as épocas previstas nos regulamentos. Os trabalhos de laboratório contemplam uma discussão oral, de presença obrigatória, com uma ponderação de 60% na nota dos trabalhos.
- Nota mínima: 10.0 valores
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




