filmeu

Disciplina Linguagens de Programação I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular oferece uma extensa exploração da programação procedural usando a linguagem de programação C, abrangendo tópicos fundamentais e avançados. Os alunos obterão uma compreensão abrangente da história da programação C e dos seus benefícios, bem como aprenderão a criar e executar programas simples em C. O currículo concentra-se em conceitos essenciais, incluindo tipos de dados, variáveis, estruturas de controlo, funções e ponteiros, com oportunidades de experiência prática para reforçar o conhecimento. A unidade curricular também aborda tópicos avançados, como manipulação de ficheiros, alocação dinâmica de memória e estruturas de dados como listas e filas. Através de projetos de programação, os alunos desenvolverão experiência prática, com ênfase particular em obter uma compreensão completa da organização e operação da memória do computador como um recurso. No final do curso, os alunos serão capazes de criar programas eficientes que fazem uso eficaz da memória.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    M0: Introdução: Visão geral, programação C, história, benefícios, configuração do ambiente, programa simples M1: Sintaxe Básica: Definições, tipos de dados, operadores, entrada/saída, estruturas de controlo M2: Estruturas de controle avançadas: Switch, break/continue, goto M3: Funções: definição/invocação, argumentos/valores de retorno, recursão M4: Matrizes e Strings: Definições, vectores de caracteres, strings, funções, matrizes 2D M5: Ponteiros: Definições, aritmética, pilha/heap, alocação dinâmica de memória M6: Ponteiros Avançados: Ponteiros para ponteiros/funções M7: Estruturas e Uniões: Definições, estruturas aninhadas, uniões M8: Entrada/saída de arquivo: visão geral, abertura/leitura/gravação de ficheiros, entrada/saída binária M9: Diretivas e Macros do Pré-processador: Definições, #define, #ifdef, #undef, macros com parâmetros M10: Operadores bit a bit: Definições, operadores bit a bit AND/OR/XOR/NOT/shift M11: Listas Ligadas: Definições, criação/manipulação, exemplos, pilhas/filas
  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de criar programas C eficientes e rápidos, tendo em consideração o uso correto da memória. Deverão adquirir uma compreensão sólida da abstração procedural e ser capazes de analisar e criar algoritmos simples usando essa abordagem. Além disso, os alunos devem entender os princípios por trás dos sistemas "coletores de lixo" em linguagens de alto nível, e da operação de bibliotecas de estruturas de dados. O curso visa fornecer aos alunos conhecimentos necessários para criar programas em C bem projetados, eficientes e robustos e para entender os princípios fundamentais que sustentam a operação das linguagens de programação modernas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    K. N. King - C Programming: A Modern Approach, 2nd Edition Pereira, Alexandre - C e Algoritmos. 2a Ed., Lisboa, Portugal: Edições Sílabo, 2017. Kernighan, B. W. Ritchie D. M. - The C Programming Language. 2nd Ed: Prentice Hall Professional Technical Reference, 1988. ISBN0131103709
  • Avaliação

    Avaliação

     

    Descrição

    Ponderação

    Frequência Intermédia

    22.5%

    Frequência Final

    27.5%

    Exercício Individual 1

    3.5%

    Exercício Individual 2 4%
    Exercício Individual 3 7.5%
    Exercício Grupo 1 3.5%
    Exercício Grupo 2 4%
    Exercício Grupo 3 7.5%
    Projecto Final 20%

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios