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Disciplina Engenharia de Software

  • Apresentação

    Apresentação

    A Engenharia de Software ensina o desenho, escrita de código e testes, e manutenção de programas que têm um propósito de resolver problemas complexos com soluções eficientes e seguras. Todas as unidades curriculares anteriores tem um maior foco na sintaxe e técnicas de programação enquanto nesta unidade curricular os alunos aprendem as técnicas de de desenhar e desenvolver software de uma forma eficiente, legível, modular e escalável. Esta unidade curricular é essencial para desenvolver as capacidades de desenho e programação que os alunos vão enfrentar no mercado de trabalho.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Introdução à Engenharia de Software; CP2. Modelos e processos desenvolvimento de software;  Modelos Clássicos: Cascata (contexto histórico) Modelos Ágeis: Agile (framework de Scrum) CP3. Modelação de sistemas; Análise de requisitos Diagrama de domínio Diagrama de conceitos Casos de uso CP4. Desenho da arquitectura; Análise Desenho Avaliação Evolução CP5. Desenho e implementação; Padrões UML Princípios de desenvolvimento orientado a objectos: S.O.L.I.D, KISS, entre outros. CP6. Verificação e validação; Conhecer os diferentes tipos de testes Aplicação de testes unitários CP7. Segurança e Confiabilidade CP8. Integração Contínua Vantagens Ferramentas e tecnologias
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Compreender os métodos, técnicas e ferramentas para o completo desenvolvimento de um sistema de software, desde a sua conceção até à sua entrega e manutenção. OA2. Saber planear, gerir, avaliar e garantir a qualidade do desenvolvimento de projetos de software utilizando os princípios da Engenharia de Software.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino inclui o método expositivo (ME1) para apresentar os conteúdos necessários, o demonstrativo (ME2) para ilustrar a sua aplicação a casos práticos e o ativo (ME3) para resolução de exercícios em sala de aula, com e sem recurso ao computador. A avaliação de conhecimentos é feita por avaliação contínua ou por prova escrita de exame final. A avaliação contínua inclui a realização de dois testes escritos com uma ponderação de 21,25% cada e um de grupo (42,5%) e a participação ativa nas aulas (10%). A assiduidade será um elemento adicional de avaliação com uma ponderação de 5%. Ao longo do semestre são disponibilizados Quizes após as aulas (acerca do tópico dado) ou com grupo de perguntas referentes a tópicos da matéria dada como forma dos alunos irem aferindo o seu conhecimento das matérias já lecionadas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Sommerville, I. (2015). Software Engineering. (10th ed.). Addison-Wesley. ISBN-13: 978-0133943030    
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