-
Apresentação
Apresentação
A Engenharia de Software ensina o desenho, escrita de código e testes, e manutenção de programas que têm um propósito de resolver problemas complexos com soluções eficientes e seguras. Todas as unidades curriculares anteriores tem um maior foco na sintaxe e técnicas de programação enquanto nesta unidade curricular os alunos aprendem as técnicas de de desenhar e desenvolver software de uma forma eficiente, legível, modular e escalável. Esta unidade curricular é essencial para desenvolver as capacidades de desenho e programação que os alunos vão enfrentar no mercado de trabalho.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2531-7341
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Introdução à Engenharia de Software; CP2. Modelos e processos desenvolvimento de software; Modelos Clássicos: Cascata (contexto histórico) Modelos Ágeis: Agile (framework de Scrum) CP3. Modelação de sistemas; Análise de requisitos Diagrama de domínio Diagrama de conceitos Casos de uso CP4. Desenho da arquitectura; Análise Desenho Avaliação Evolução CP5. Desenho e implementação; Padrões UML Princípios de desenvolvimento orientado a objectos: S.O.L.I.D, KISS, entre outros. CP6. Verificação e validação; Conhecer os diferentes tipos de testes Aplicação de testes unitários CP7. Segurança e Confiabilidade CP8. Integração Contínua Vantagens Ferramentas e tecnologias
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Compreender os métodos, técnicas e ferramentas para o completo desenvolvimento de um sistema de software, desde a sua conceção até à sua entrega e manutenção. OA2. Saber planear, gerir, avaliar e garantir a qualidade do desenvolvimento de projetos de software utilizando os princípios da Engenharia de Software.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A metodologia de ensino inclui o método expositivo (ME1) para apresentar os conteúdos necessários, o demonstrativo (ME2) para ilustrar a sua aplicação a casos práticos e o ativo (ME3) para resolução de exercícios em sala de aula, com e sem recurso ao computador. A avaliação de conhecimentos é feita por avaliação contínua ou por prova escrita de exame final. A avaliação contínua inclui a realização de dois testes escritos com uma ponderação de 21,25% cada e um de grupo (42,5%) e a participação ativa nas aulas (10%). A assiduidade será um elemento adicional de avaliação com uma ponderação de 5%. Ao longo do semestre são disponibilizados Quizes após as aulas (acerca do tópico dado) ou com grupo de perguntas referentes a tópicos da matéria dada como forma dos alunos irem aferindo o seu conhecimento das matérias já lecionadas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Sommerville, I. (2015). Software Engineering. (10th ed.). Addison-Wesley. ISBN-13: 978-0133943030
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) - testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
- 21.25% - Teste de avaliação 1 (teoricas)
- 21.25% - Teste de avaliação 2 (teoricas)
- 42.50% - Projeto (práticas)
- 10% - Assiduidade (Mínimo de 75% de presenças nas aulas) - Durante o semestre
- 5% - Participação - Durante o semestre
Questões / Quizzes (Referentes aos capítulos atribuídos) - Durante o semestre - poderá ser contabilizado para a avaliação
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




