-
Apresentação
Apresentação
O âmbito desta unidade prende-se com o estudo dos feixes hertzianos, como elemento fundamental das redes de Telecomunicações. São abordados elementos técnicos, nomeadamente os efeitos de atenuação, reflexões, dispersão, desvanecimento, bem como as estratégias utilizadas para a mitigação dos mesmos, num contexto normativo do ITU-R. A componente de projecto, surge como elemento de ligação entre a fenomenologia física do problema, o contexto normativo, e os conceitos de qualidade de serviço, fiabilidade e relação custo/beneficio. A pertinência da unidade no ciclo de estudos, é clara: (i) Os feixes hertzianos continuam a ser amplamente utilizados em redes de telecomunicações, em ligações provisórias ou permanentes, nomeadamente quando as últimas são efectuadas em terrenos de difícil acesso, pouca densidade de utilizadores, ou cenários geopolíticos instáveis. (ii) Os problemas das comunicações sem fios, ponto-a-ponto, aqui abordados, são em tudo semelhantes aos que existem nos satélites;
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT2531-16931
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Introdução aos Feixes Hertzianos Motivação e objectivos; Propagação: Mecanismos de atenuação de propagação de feixes Desvanecimento: Causas do fenómeno e modelos utilizados para a sua descrição; Repetidores Passivos e Activos Enquadramento e aplicação; Diversidade, combinação e igualação Estratégias de mitigação dos efeitos do desvanecimento; Modulações Digitais Modulações aplicadas em feixes hertzianos, e respectiva analíse de taxa de erros; Projecto de Ligações por Feixes Hertzianos Análise de Condicionantes Técnicas Análise de Custo e Rentabilidade
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que o aluno adquira a capacidade técnica para, de forma autónoma, projectar um feixe hertziano analógico ou digital, tendo em conta os vários aspectos de dimensionamento. O aluno será capaz de contabilizar os efeitos da atenuação, nas suas vertentes, reflexões, dispersão e desvanecimento. Finalmente será capaz de avaliar custos de instalação, exploração e taxas de rentabilidade. As competências fundamentais a desenvolver ao longo da unidade são: 1. Familiarização com os conceitos necessários à análise e planeamento de ligações por feixes hertzianos; 2. Familiarização com as condicionantes específicas e normas ITU-R para projecto de feixes hertzianos; 3. Familiarização com software de apoio ao projecto de feixes, nomeadamente "Google Earth" para escolha de localização de retransmissores; "Mathematica", "Matlbab" e"Excel"para cálculo de margens de funcionamento; 4. Conceitos de qualidade de serviço, fiabilidade, e relação desempenho/custo num sistema de telecomunicações;
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Fornecimento de diverso material de estudo em suporte digital, como slides e exercícios. Recurso a software de simulação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Salema, Carlos - Feixes Hertzianos. 3ª edição. Lisboa :IST Press, 2011. Capa Mole. 978-972-8469-21-4. Smith, David R. - Digital Transmission Systems. 3rd edition, US: Springer, 2004. Capa Dura. 978-1-4419-8933-8.
-
Avaliação
Avaliação
As componentes de avaliação são as seguintes:
Projecto (50% da Nota Final):
- Projecto de um feixe hertziano, com percurso a definir pelo docente, utilizando os conhecimentos leccionados nas aulas teóricas, a entregar no final do período lectivo.
- Nota mínima: 10.0 valores.Prova Teórica (50% da Nota Final):
- Frequência, no final do período lectivo, abrangendo a totalidade da matéria das aulas teóricas, ou exame nas épocas previstas nos regulamentos.
- Prova oral, que poderá ser realizada para confirmar qualquer nota obtida na avaliação escrita
- Nota mínima: 10.0 valores.
O acesso à Época Especial de Laboratório está devidamente condicionado ao disposto no Regulamento das Unidades Curriculares com Forte Componente Laboratorial.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




