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Disciplina Sinais e Sistemas

  • Apresentação

    Apresentação

    É uma disciplina obrigatoria, de base da engenharia. As noções de sinais e de sistemas são comuns a uma grande variedade de áreas científicas. Os métodos e as técnicas que lhes estão associados desempenham um papel importante em áreas tão diversas da ciência e da tecnologia tais como Redes de Comunicações, Projecto de Circuitos, Controlo, Sistemas de Geração e de Distribuição de Energia, Controlo de Processos Químicos, Acústica, Sismologia, etc. Embora provenientes de disciplinas de índole tão diversa, e correspondendo a fenómenos físicos de natureza completamente diferente, ao estudo dos sinais e dos sistemas está associado o desenvolvimento de um formalismo básico comum.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Sinais e sistemas; 2. Sistemas Lineares e Invariantes no Tempo (SLITs); 3. ransformada de Z; 4. Transformada de Fourier Discreta; 5. Resposta no Tempo de SLITs Causais; 6. Equações às diferenças;
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se: - Introduzir os fundamentos da Teoria dos Sinais e dos Sistemas Lineares e Invariantes no Tempo. Desta forma, o aluno ficará capacitado a compreender, desenvolver e projectar sistemas de controlo, que podem ser aplicados a diversas áreas da engenharia. - Desenvolver uma compreensão abrangente dos conceitos de sinais e sistemas, que permitam, ao aluno, a intervenção em sistemas de áreas distintas, mas regidos pelos mesmos princípios matemáticos fundamentais. - Adquirir a capacidade de analisar e manipular sinais e sistemas lineares e invariantes no tempo através das suas representações no domínio do tempo, frequência, e das transformadas de Z e de Fourier Discretas. Estas competências são fundamentais, para o projecto e desenvolvimento de algoritmos de compressão e codificação de dados (e.g., áudio, vídeo, texto, etc.)
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Ensino teórico (T) - Apresentação dos conceitos definidos nos conteúdos programáticos. Ensino prático (P) - Apresentação e discussão dos conceitos definidos nos conteúdos programáticos e acompanhados da resolução de exemplos de aplicação. Orientação tutorial (OT) Acompanhamento dos alunos na resolução de exercícios e supervisão de outras actividades relevantes à unidade curricular. Apoio ao estudo de pequenos grupos de alunos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    I. Lourtie, Sinais e Sistemas, Escolar Editora, 2007. A. V. Oppenheim, A. S. Willsky, Signals and Systems, Prentice-Hall, 1997. H. P. Su, Sinais e Sistemas, Bookman, 2004. A. Oppenheim, R. Schafer, Discrete-Time Signal Processing, Prentice-Hall, 1999.
  • Avaliação

    Avaliação

    I.    Avaliação Contínua:

    • Assiduidade e pontualidade (A): em cada aula (teórica e prática) será marcada a presença dos alunos. A presença em 75% de aulas (práticas e teóricas) é obrigatória para a avaliação contínua! Será atribuído a classificação de 1.0 a cada aluno que tenha assistido a pelo menos 11 das 14 aulas teóricas e 1.0 a cada aluno que tenha assistido a pelo menos 11 das 14 aulas práticas. Presenças inferiores em qualquer componente implicam obrigatoriamente que o aluno terá de ir ao exame.
    • Projeto prático/laboratorial (P): durante o semestre (depois da primeira frequência parcial) será lançado o enunciado do projeto prático/laboratorial, do qual a componente científica e técnica do trabalho está cotado em 16 valores, sendo os restantes 4 valores atribuídos à qualidade do relatório. Algumas partes do projeto serão questões analíticas (resolvidas manualmente) e outras visam uso de software onde alunos terão de programar a solução em Matlab ou Octave.
    • Frequências parciais (F): duas provas escritas de avaliação teórico-prática, chamadas de frequências parciais, com a duração de 2h, a realizar durante o período lectivo. A aprovação é obtida quando a nota média das duas frequências não é inferior a 10 valores.

    A nota final da avaliação contínua = A + 0.3   P + 0.3   F1 + 0.3   F2.


    II.    Exame (Primeira época / Época de recurso / Época especial): Os alunos que não tenham obtido aprovação à disciplina em sede de avaliação contínua, ou que tendo sido aprovados, pretendam melhorar a sua nota serão admitidos, após inscrição, ao exame de 1ª / 2ª época / época especial. A aprovação é obtida quando a nota do exame não é inferior a 10 valores.

    A nota final do exame = A + 0.3   P + 0.6   Nota de exame.
     

INSCRIÇÃO AVULSO
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