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Apresentação
Apresentação
Na UC de Matemática Discreta pretende-se contribuir para a aquisição de um conjunto de competências nos alunos: capacidade de assimilar informação e de a comunicar; capacidade de expressão escrita; capacidade de expressão oral e capacidade de raciocínio matemático. Para tal, serão estudados conceitos de lógica matemática, teoria de conjuntos e teoria de números.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT260-1656
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Cálculo proposicional e quantificadores
CP2. Provas
CP3. Teoria de conjuntos
CP4. Funções
CP5. Teoria de números
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos principais desta disciplina são:
OA1. Aplicar propriedades elementares das operações lógicas e de quantificação;
OA2. Construir argumentos matemáticos usando métodos de prova comum;
OA3. Explicar os conceitos básicos sobre conjuntos e funções e realizar operações elementares sobre estes objetos matemáticos;
OA4. Distinguir entre conjuntos numeráveis e conjuntos não numeráveis;
OA5. Entender a teoria dos números;
OA6. Contribuir para a aquisição de um conjunto de competências: capacidade de assimilar informação e de a comunicar; capacidade de expressão escrita; capacidade de expressão oral.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia de ensino inclui o método expositivo (ME1) para apresentar os conteúdos necessários, o demonstrativo (ME2) para ilustrar a sua aplicação a casos práticos e o ativo (ME3) para resolução de exercícios em sala de aula.
A avaliação de conhecimentos é feita por avaliação contínua ou por prova escrita de exame final.
A avaliação contínua inclui a realização de 3 testes durante as aulas práticas em datas a definir no início do semestre. A aprovação por avaliação contínua obriga à realização de todos os testes. Em caso de não aprovação à disciplina pela avaliação contínua, os alunos poderão ser avaliados através de uma frequência final. Não existe nota mínima em nenhum dos casos.
A nota final do aluno poderá ser bonificada entre 0.5 e 1 valor com a presença e resposta correta a perguntas realizadas durante as aulas teóricas.
Alunos com nota final entre 8 e 9.4, caso pretendam, poderão ser sujeitos a uma prova extra, em condições a definir, para obtenção de aprovação.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Slides e apontamentos das aulas
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não